Qual a diferença entre grupos e canais no Telegram?

Entenda o que é um grupo e um canal no Telegram; saiba como criá-los e determinar as diferenças entre cada um deles

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

O Telegram possui dois recursos parecidos para comunicação múltipla: os grupos e os canais. Os grupos podem ter até 200 mil membros cada e a plataforma garante que suas ferramentas de administração conseguem dar conta dessa turma toda. Já os canais do Telegram são uma ferramenta para transmitir mensagens para grandes públicos — ainda maiores. Porém, um canal pode ter um número ilimitado de inscritos.

Vamos aos detalhes técnicos de cada um (grupo e canal), segundo o próprio Telegram.

Qual é a diferença entre grupos e canais do Telegram

De acordo com o Telegram, grupos são ideais para compartilhar coisas com amigos e familiares ou para colaboração em pequenas equipes. Ainda assim, os grupos também podem crescer muito e ter suporte a comunidades de até 200 mil membros (loucura!).

Para fins de comparação, um grupo no WhatsApp pode ter até 256 participantes. Para atingir mais pessoas, o usuário precisa de todos os contatos via lista de transmissão.

Um recurso que facilita é que você pode tornar qualquer grupo público, alternar o histórico para controlar se novos membros têm acesso às mensagens anteriores e nomear administradores com privilégios granulares para ajudar você a dar conta de tante gente.

Administradores também podem fixar mensagens importantes no topo da tela para que todos os membros do grupo possam vê-las, incluindo quem acabou de entrar.

Canais do Telegram são ilimitados ‼️

Já os canais são uma ferramenta para transmitir mensagens para grandes públicos, bem maiores. Na verdade, um canal pode ter um número ilimitado de inscritos.

Outro detalhe importante é que, quando você publica em um canal, a mensagem é assinada com o nome e a foto do canal. É como se fosse uma transmissão pública. Cada mensagem enviada tem um contador de visualizações que é atualizado quando a mensagem é visualizada, incluindo as cópias encaminhadas dessa mensagem.

Um exemplo é o canal oficial do Tecnoblog no Telegram com nossos posts do site.

Canais do Telegram: públicos e privados

Há, ainda, outros detalhes sobre os canais do Telegram…

Os canais públicos possuem um nome de usuário. Qualquer um pode encontrá-los na busca do Telegram e entrar neles. Já os canais privados são para o que o Telegram chamou de “sociedades fechadas”. Eles não são encontrados na busca e você só pode ser adicionado pelo criador ou se obter um link válido de convite para entrar no canal.

Um detalhe a se considerar é que os canais privados com links disponíveis publicamente serão tratados da mesma forma que canais públicos, como públicos.

Se for um canal público, terá um nome de usuário e um link t.me (como t.me/tecnoblog). Esse link, sendo de um canal ou grupo público, você pode postar nas redes sociais, publicar em posts ou até fazer um sticker (o céu é o limite para isso).

Contudo, se você possui um canal privado, dê preferência para enviar o seu link de convite apenas para os seus amigos ou pessoas realmente interessadas no canal.

Recado do Telegram:

“Por favor, não envie links (ou outras mensagens não solicitadas) à estranhos. Se eles reportarem sua conta como spam, você pode ser banido de contatar outras pessoas, mesmo com boas intenções”.

Comentários nos Canais do Telegram

O Telegram adicionou um botão de comentários aos posts em canais, mas só nos que têm um grupo de conversa vinculado. Os comentários aparecem nos tópicos, mas também serão enviados ao grupo de conversa para que todos fiquem por dentro do assunto.

Quem não é membro do grupo de conversa do canal, receberá notificações sobre respostas aos seus comentários através de um chat chamado “Respostas”.

Por tempo limitado, você pode testar essa funcionalidade neste canal.

Aos donos de canais, quem quiser ativar os comentários no seu próprio canal:

  • Vá para as Configurações do Canal > Conversa.

Como criar um grupo no Telegram

No iOS (iPhone):

  1. Inicie uma nova mensagem
    (toque no ícone no canto superior direito em Chats);
  2. Toque em criar um “Novo Grupo”.

No Android:

  1. Toque no ícone de lápis circular na lista de chats;
  2. Escolha a opção “Novo Grupo”.

No Telegram para Desktop:

  1. Clique no botão de menu no canto superior esquerdo;
  2. Escolha a opção “Novo Grupo”.

Como cria um canal no Telegram

Use o mesmo caminho. Porém, em vez de escolher “Novo Grupo”, escolha “Novo Canal”.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados