Início » Aplicativos e Software » Mozilla deve lançar versão paga do Firefox com VPN e armazenamento

Mozilla deve lançar versão paga do Firefox com VPN e armazenamento

Firefox Premium, como vem sendo chamado, ajudaria Mozilla a obter receita para manter seus projetos

Emerson Alecrim Por

A Mozilla é uma entidade sem fins lucrativos, mas precisa de dinheiro para financiar os softwares que mantém. Essa necessidade deve resultar em um projeto novo: o Firefox Premium, versão paga do navegador que incluiria ferramentas extras, como VPN e armazenamento nas nuvens.

O plano foi revelado por Chris Beard, CEO da Mozilla, ao site alemão T3N. A entrevista parece ter sido encerrada justamente quando o assunto passou a ser abordado, razão pela qual não há muitos detalhes sobre o projeto — nem mesmo o nome Firefox Premium foi confirmado.

De qualquer forma, as informações disponibilizadas até agora indicam que essa versão do navegador terá pagamento mensal — será uma espécie de assinatura —, embora o valor ainda não tenha sido definido. É possível também que uma versão gratuita e mais limitada seja liberada.

Talvez outros serviços sejam incluídos, mas Beard só comentou sobre os recursos de VPN e armazenamento nas nuvens. Uma possibilidade, então, é a de que a modalidade gratuita ofereça determinada capacidade de tráfego e armazenamento nesses serviços. Se o usuário precisar de mais, terá a opção de recorrer à assinatura paga.

Foto por Michele Ursino/Flickr

São grandes as chances de que o serviço de VPN seja oferecido pela ProtonVPN. Isso porque a Mozilla fechou um acordo com a empresa no ano passado para disponibilizar VPN a alguns usuários nos Estados Unidos pelo valor de US$ 10 por mês.

Na ocasião, a organização informou que a parceria era uma forma de avaliar novas opções de obtenção de receita. É de se imaginar, portanto, que o Firefox Premium tenha sido idealizado tendo esse acordo como ponto de partida.

Se as previsões estiverem certas e o projeto for mesmo levado adiante, o Firefox Premium vai ser disponibilizado em outubro, ainda que não tenha ficado claro se o lançamento será global ou limitado a alguns países.

Ainda não há pronunciamento oficial da Mozilla a respeito, mas Beard tratou de tranquilizar os usuários do navegador: o lançamento do Firefox Premium não implicará em cobrança por recursos que, hoje, são gratuitos.

Isso significa que funcionalidades como bloqueio de rastreadores e gerenciador de senhas continuarão sendo oferecidos normalmente pelas versões tradicionais do Firefox — estas também serão mantidas.

Com informações: The Next Web.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Andador
Não vai se arrepender! Está rápido na abertura das páginas, fluído no uso em geral, tá show de bola mesmo. No desktop tenho usado ele em paralelo com o Chrome, meio que timidamente ainda, mas também estou dando outra chance a ele. Difícil é se desapegar do Chrome, ainda mais que hoje em dia ter bastante RAM disponível não é mais problema.
João Pedro
Sendo por U$4.99 é viável.. Acima disso, é tiro no pé.Sorte! ✌
André G
Eu já doei dinheiro pra Mozilla em troca de nada, então eu toparia pagar em troca de recursos e ajudar essa instituição sem fins lucrativos que luta pela privacidade e liberdade.
Capitão Caverna
to dando outra chance.acho que agora vai.vou instalar no ipad tbm
Paulo Andador
No iPad o FF tem sido meu navegador preferido há um bom tempo. Nem lembro que existe o Safari, Chrome, etc.
José Vieira
Não existe almoço grátis... rs...
Marvels
745634ª kkkkkkkkkkkkk
Keaton
Pena que, ao menos no Brasil, esse preço fica meio salgado... hahaha
Capitão Caverna
Agora está normal.antes ficava com cara de Google nos navegadores em java
Emanuel
A interface da homepage ainda me incomoda bastante mas eu sou usuário há anos no desktop. Gostaria de me adaptar ao Firefox no Android por comodidade mas não consigo :/
Rod
Como fica a interface da pesquisa no Google?
Capitão Caverna
Eu estava há 3 meses sem utilizar o firefox mobile.Instalei esses dias e me surpreendi:Está rápido. Não está mais com microtravadas.Rolagem de página suave (antes era horrível).Será que chegou a hora de dar a 745634ª chance ao firefox?
Jairo ☠️
Teria que testar para avaliar, mas a princípio não pagaria
João
Não custando mais de $15 tá valendo