Project xCloud chega em outubro e ainda não tem preço definido

Serviço de streaming pode transformar o Xbox One do usuário em servidor pessoal

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Microsoft anunciou, durante sua apresentação na E3, que acontece durante esta semana em Los Angeles, que o Project xCloud será lançado em outubro deste ano. O concorrente do Stadia ainda não tem preço definido, mas a gigante do software disse que donos do Xbox One terão uma versão gratuita do serviço.

O Project xCloud continua como um serviço de streaming para uma quantidade enorme de jogos, nos moldes do Stadia do Google. A novidade é que ele funcionará de duas formas, sendo que a primeira é acessando os games na nuvem e que rodam em servidores espalhados por regiões Azure. A segunda será em um Xbox One do usuário.

Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft e da Microsoft Studios, disse que se o jogador possuir um console, ele poderá transformar o video game em um servidor pessoal para o xCloud. O executivo afirma que neste caso de servidor pessoal, não há custos, o serviço será limitado aos jogos que estão na biblioteca da conta do usuário e ele poderá jogar nos mesmos locais onde o xCloud rodará – em smartphones e PCs, por exemplo.

Se a assinatura do Game Pass estiver em dia, o jogador ainda poderá jogar qualquer game que estiver disponível naquele momento. Assim como o acesso, não existirá tarifa extra para acessar o Game Pass dentro do xCloud do console de casa.

Este recurso é semelhante ao que a Sony já trabalha, com o Remote Play do PlayStation 4. No caso do console da marca japonesa, o console faz todo o processamento e o jogador pode jogar a partir de um computador, tablet ou smartphone, onde quer que ele esteja.

Por fim, a data de lançamento do xCloud está marcada para outubro deste ano, mas ainda sem preço definido. O Stadia, do Google, será lançado em novembro, já tem seu valor e ele é de US$ 10 por mês (mais ou menos R$ 40 por mês), mas este valor dá direito apenas ao Stadia. Isso significa que há outro custo extra, por jogo e que deve ser levado em conta no custo final.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados