Início » Aplicativos e Software » Opera GX é lançado com controle de desempenho e atalho para o Twitch

Opera GX é lançado com controle de desempenho e atalho para o Twitch

Navegador permite controlar até mesmo a quantidade de RAM que ele utilizará

André Fogaça Por

A partir de hoje (11) o Opera abre acesso ao Opera GX, versão do popular navegador que tem como objetivo agradar ao público gamer. Com visual mais agressivo e controles de desempenho do computador, o browser é o primeiro do mundo com foco neste tipo de usuário.

O Opera GX foi anunciado no final do mês passado como uma solução para navegador gamer. O lançamento do programa acontece em tempo da E3 deste ano, que acontece nesta semana em Los Angeles, nos Estados Unidos. As principais mudanças quando comparado ao Opera tradicional estão no controle de desempenho do PC.

Dentro do próprio Opera GX, o usuário poderá limitar a quantidade de RAM que o browser pode utilizar e também colocar quanto do processador ele poderá utilizar – sendo que a RAM é limitada na quantidade disponível pelo sistema e o CPU fica em porcentagem de uso.

Limitar a RAM pode ser muito mais proveitoso para um computador mais simples do que para quem tem uma máquina gamer, que geralmente já tem muito mais RAM do que um usuário comum. O bloqueio de CPU também pode ser uma boa pedida para sites que utilizam o computador para minerar bitcoins.

Além destes controles, há uma área com destaque para quando jogos estão em promoção e é possível até mesmo filtrar qual plataforma você quer acompanhar. Uma barra lateral do lado esquerdo fica aberta o tempo todo e ela entrega este painel de controle, junto de atalhos para extensões, histórico de navegação, configurações gerais e um acesso rápido para o Twitch.

Por fim, há soluções pré-instaladas por padrão para VPN, bloqueador de anúncios e uma opção que destaca mensageiros como WhatsApp e Messenger, além de remover a reprodução de vídeos para uma janela separada em sites como o YouTube.

O Opera GX pode ser baixado de graça a partir deste link.

Com informações: Opera.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

William Lima Crisostomo

Sim, isso que mais sinto falta... tudo era feito em aba, download ia pra uma aba, favoritos outra... e assim por diante. O firefox tá muito capenga nisso ainda.

Vitor Melo

Sei como é, mas um bom navegador é uma faca de dois gumes, para quem tem mais de mil favoritos como eu, uma boa interface ajuda muito na hora de organizar as coisas.

Vitor Melo

O Opera em si já é incrível, o gerenciador de bookmarks dele é incomparável a qualquer um no mercado. Para quem gosta de customizar o navegador a um nível de criar e editar seus próprios atalhos afim de melhorar a produtividade o Opera vai ser uma mão na roda.

Sobre o GX pelo que vi é apenas uma skin do Opera convencional, não fiz questão de utilizar devido não ter nada de novo que o Opera comum já não ofereça.

Keaton

Certeza? Antigamente o Opera aceitava temas... hahaha até isso cortaram. Meh

William Lima Crisostomo

Usava o Opera... mas a paranoia da china me fez abandonar... agora to no firefox esse monopólio do blink é muito perigosa, a google vive implementando padrões opensource que ela quer... vivi os tempos sombrios do internet explorer e não quero aquilo de novo.

Capitão Caverna

E pra quem gosta de modo escuro, nada mal.

raphael_silva

Não dá, mas dá pra deixar assim

https://i.imgur.com/XONNpHN...

Dá pra desabilitar a sidebar, deixei um pouco mais claro também

https://i.imgur.com/QYlVjg0...

Mas ainda é bem "gamer"

FastSloth87

Ah pronto, agora eu quero Photoshop Gamer, Windows Explorer Gamer, Office Gamer, WinRAR Gamer, Winamp Gamer, TODOS SOFTWARE GAMER (hardware já tem tudo gamer).

Capitão Caverna

Será que dá pra mudar o tema?

Miguel

Horroroso

johndoe1981

Vivi pra ver navegador gamer.

Credulos

Exatamente aqui, o controle de recursos é interessante, mas esse tema preto com essa faixa colorida "Neon" é horrível aos olhos.

raphael_silva

E esse visual é um motivo pra eu não usar, o RAM limit é um diferencial, mas... o visu, num dá.

Cameron Poe

idem, já basta o ps comer a ram toda aqui, o browser junto dá não kkk

Dusqis Surupis

Rapaz, já uso o Opera como navegador principal há um bom tempo...
Vou testar essa versão pra ver como se sai.
Como trampo com Design Gráfico, essa função de limitar a RAM pode ser bem útil pra mim.

Exibir mais comentários