Como achar grupos e canais no Telegram

Aprenda como achar grupos e canais no Telegram, usando a ferramenta de busca do app ou os sites que os relacionam em listas

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Telegram (imagem: Christian Wiediger/Unsplash)
Tela de conversas no Telegram. (Imagem: Christian Wiediger/Unsplash)

Um pouco diferente do WhatsApp, o Telegram permite um número maior de pessoas em uma única janela e, por isso, pode ser uma boa opção na hora de escolher um mensageiro para buscar e/ou trocar informações. O aplicativo permite achar grupos e canais facilmente e, além do próprio app, também existem sites que podem te ajudar nesta tarefa. Confira:

Como achar grupos e canais no Telegram

Tempo necessário: 2 minutos

O caminho para procurar grupos e canais no Telegram são iguais. Portanto, para saber se o que está vendo é um ou outro veja se o número exibido abaixo do nome é referente a “membros” ou “inscritos“, sendo o primeiro termo utilizado para grupos e o segundo para canais. Lembrando também que só será possível encontrar se estes forem públicos.

  1. Vá em “Buscar”

    Abra o aplicativo e clique no ícone de busca no canto superior direito; Localização do ícone de busca

  2. Faça a sua pesquisa

    Confira se você está na guia “Chats” e digite o nome do grupo ou canal que deseja encontrar;

  3. no campo “Busca global“, o Telegram irá exibir todos os chats listados como públicos com nomes equivalentes;
  4. Resultados da pesquisa feita no Telegram para achar grupos e canais
  5. Entre no grupo ou canal

    Selecione o grupo ou canal desejado e clique em “Entrar”. Botão de "Entrar" no canal do Telegram

Você pode achar grupos e canais públicos no Telegram usando sites de terceiros, que mantêm listas dos configurados como públicos. Em geral, os administradores precisam solicitar que tais sites listem seus canais, de forma parecida como ocorre com os servidores do Discord.

Listamos a seguir dois sites de listas:

TelegramGroup

O TelegramGroup é um site de busca que também permite localizar grupos, canais e bots. O diferencial dessa ferramenta é que ela separa a busca por categorias e possui uma lista bem grande, com assuntos dos mais variados.

O processo é bem simples: basta digitar um tema ou nome no campo de busca na home do site.

Tela de busca do site (Imagem: reprodução/TelegramGroup)
Tela da busca de grupos e canais do site (Imagem: reprodução/TelegramGroup)

Telegram Directory

O Telegram Directory tem funções similares ao TelegramGroup e entrega os resultados divididos em abas separadas em canais, grupos e bots. Assim como o primeiro site, ele conta com uma grande lista de canais, grupos e bots já registrados.

Após digitar sua pesquisa, clique em “Search“, o resultado será entregue com diversos ícones. Ao clicar em um dos resultados é possível selecionar algumas opções como: ver uma prévia das mensagens do grupo/canal e estatísticas de crescimento. Ao clicar em Subscribe o site redireciona para o Telegram onde é possível ver o conteúdo do grupo e onde você pode definir se deseja se inscrever no grupo ou canal.

Tela de busca do site (Imagem: reprodução/ Telegram Directory)
Tela de busca do site (Imagem: reprodução/ Telegram Directory)

Qual a diferença entre grupos e canais?

Grupos são salas de chat que reúnem duas ou mais pessoas (o limite é 200 mil membros!) para discutir sobre assuntos diversos. Os grupos geralmente são privados, mas podem ser configurados como públicos e indexados por sites de terceiros.

Já um canal é um transmissor configurado geralmente com um bot, para enviar automaticamente mensagens, links, fotos e resumos de postagens de sites e blogs (como os canais oficiais do Tecnoblog e do Meio Bit), posts de redes sociais e outros conteúdos. Como os canais funcionam como um feed, o número de inscritos é ilimitado.

Os canais podem ser configurados como públicos, aparecendo nos resultados de busca do Telegram, ou privados, para que apenas os membros e convidados tenham acesso.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Telegram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados