Google Pixel 4 deve ter câmera dupla e controle por gestos sem toque

Pixel 4 e 4 XL devem ter câmera traseira semelhante ao iPhone XI e controle por gestos baseado no Project Soli do Google

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos
Google Pixel 4

Os primeiros vazamentos sobre o Pixel 4 e Pixel 4 XL começaram esta semana, e eles revelam alguns detalhes interessantes sobre os futuros celulares do Google: a câmera traseira deve ter mais de um sensor em um módulo quadrado, como no iPhone XI; o leitor de digitais pode ser substituído por reconhecimento facial; e um sensor “Aware” permitiria controlar o aparelho através de gestos sem toque.

Steve Hemmerstoffer, conhecido como @OnLeaks, obteve alguns detalhes sobre o Pixel 4 a partir de “esquemas pouco detalhados de prototipagem”, por isso as imagens — publicadas no Pricebaba — são tão escuras.

Pixel 4 pode ter câmera tripla com “sensor espectral”

O novo celular do Google deve ter duas ou três câmeras dentro da protuberância quadrada na traseira, semelhante ao design que a Apple supostamente adotará nos sucessores do iPhone XR e iPhone XS. Além disso, não haveria um leitor de digitais na traseira.

Lewis Hilsenteger, do canal Unbox Therapy no YouTube, traz mais possíveis detalhes sobre o Pixel 4: o celular do Google teria duas câmeras traseiras acompanhadas por um “sensor espectral”, que realiza uma análise espectral da luz e pode detectar cores com maior precisão.

Molde do Google Pixel 4 para fabricação de capas de celular

Molde do Google Pixel 4 para fabricação de capas de celular (Unbox Therapy)

Pixel 4 pode adotar tecnologia Soli para controle por gestos

O youtuber também diz que não haverá notch na tela, e sim uma borda tradicional na parte superior com 5 sensores de imagem. Isso poderia ser usado para reconhecimento facial 3D semelhante ao Face ID da Apple; vale lembrar que o Android Q incorporou isso por padrão.

Há outra possibilidade para esses sensores frontais: um sensor “Aware” que permitiria controlar o Pixel 4 por gestos, sem tocar na tela. O XDA Developers descobriu referências a dois novos gestos no Android Q, chamados “Pular” e “Silenciar”, que serviriam para controlar músicas e sons de notificações. Eles exigem um sensor adicional que não está presente em nenhum Pixel.

Google Pixel 4

De acordo com o 9to5Google, o Pixel 4 deve integrar a tecnologia do Project Soli, apresentado ao público em 2015. Trata-se de um pequeno chip com diversos sensores, incluindo um radar que consegue detectar volume, distância e movimentos; dessa forma, o usuário pode controlar dispositivos através de gestos.

O Project Soli foi pensado inicialmente para wearables e alto-falantes inteligentes, mas poderia ser aplicado em celulares também. Eis uma demonstração da tecnologia feita no Google I/O 2016 (começa no ponto 8:30):

Outros rumores apontam que o Pixel 4 terá um alto-falante na parte superior e outro ao lado da porta USB-C (não na borda inferior da tela); suporte a NFC e a carregamento sem fio da bateria; e bordas com Active Edge sensíveis à pressão para ativar o Google Assistente. Esperamos vê-lo oficialmente em outubro.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados