Início » Aplicativos e Software » Qual o melhor: CCleaner ou Clean Master? [Android, Mac e Windows]

Qual o melhor: CCleaner ou Clean Master? [Android, Mac e Windows]

Descubra em nosso comparativo qual o melhor software para limpar seu computador ou Android, se o CCleaner ou o Clean Master

Por
18 semanas atrás

Qual o melhor, CCleaner ou Clean Master? Ambos programas de limpeza de dados inúteis e manutenção de computadores e celulares são muito populares e parecidos entre si, mas neste artigo você vai descobrir qual deles é o melhor para você.

marvorel / Mac (modified) / Pixabay / qual o melhor ccleaner ou clean master

Comparação: CCleaner vs. Clean Master

Fizemos um comparativo entre os dois programas, considere as diversas categorias.

1. Recursos gratuitos – CCleaner

O Ccleaner para desktop (Windows, macOS) oferece ferramentas para a limpeza de cache de navegadores e arquivos temporários, bem como uma limpeza profunda no registro. Ele possui também ferramentas desinstalar aplicativos, mesmo nativos do Windows, e pode também desativar programas que são iniciados com o sistema.

Já o Clean Master (Windows, macOS) faz uma varredura preliminar tão logo é inicializado e passa informações como espaço que os programas ocupam no armazenamento interno, além de categorizar todos os tipos de dados. É otimizado para permitir uma limpeza rápida, porém simplificada, o que pode ser bom para os leigos.

Windows / CCleaner / qual o melhor ccleaner ou clean master

O Ccleaner leva vantagem aqui por fornecer um número bem maior de ferramentas e por estar em português brasileiro; O Clean Master é simples mas está todo em inglês, o que pode ser um problema para quem não entende muito bem outro idioma.

2. Recursos pagos – empate

O CCleaner Professional oferece uma limpeza mais profunda do computador, além de manter a privacidade do histórico de navegação; pode também detectar e remover rastreadores, avisa quando o espaço do disco está acabando e atualiza para novas versões automaticamente, dispensando baixar um novo instalador a cada nova versão.

Já o Clean Master Pro oferece menos recursos, mas todos muito úteis: um otimizador de performance para o computador e ferramentas de recuperação e destruição definitiva de arquivos. Como o CCleaner Professional, também instala atualizações automáticas.

Clean Master / qual o melhor ccleaner ou clean master

Como cada versão paga oferece recursos diferentes, consideramos um empate.

3. Manutenção e otimização – empate

Como já explicamos, o CCleaner é uma ferramenta voltada para usuários avançados, e conta com uma série de ferramentas de limpeza e manutenção profunda do sistema operacional. O Clean Master é um aplicativo menos especializado e mais indicado para quem não deseja ter muita complicação e só quer se livrar de arquivos inúteis.

No entanto, o Clean Master conta com recursos que facilitam o controle do sistema quando se busca otimiza-lo, o que pode ser mais difícil de ser feito com o CCleaner.

O mais sensato a dizer é que o CCleaner e o Clean Master são voltados para públicos bem distintos, que querem coisas diferentes e entendem mais ou menos de manutenção de sistemas e segurança dos dados. Sendo bastante claro, o CCleaner é bom para quem procura eliminar programas defeituosos ou nativos que só ocupam espaço, enquanto o Clean Master é indicado para quem deseja limpar e otimizar seu PC.

4. Versões mobile – empate

Tanto o CCleaner quanto o Clean Master possuem versões para o Android, sendo inicialmente gratuitos mas que trazem compras nos aplicativos, para liberarem recursos extras. Em geral, ambos são bem parecidos quando o assunto é recursos mobile.

Os recursos de limpeza profunda, de gerenciador de arquivos e de otimização de sistema, estão presentes em ambos, mas o Clean Master sai na frente por contar com um antivírus e um recurso de resfriamento de CPU que, em teoria, promete fazer com que o processador esquente menos. No modo Pro porém o CCleaner adiciona um modo programador, enquanto o Clean Master oferece um modo de análise agendada.

Ambos apps removem os anúncios após o pagamento. Novamente, um empate.

Afinal, qual o melhor?

Se considerarmos apenas a versão desktop gratuita, o CCleaner é um aplicativo superior ao Clean Master por oferecer recursos adicionais para usuários avançados, úteis para limpezas mais profundas no sistema operacional. Conte com ele para este fim.

Contudo, os dois aplicativos possuem públicos bem distintos, desde o usuário leigo ao mais experiente, e ter ferramentas mais adequadas para cada caso de uso é o ideal.

Assim, embora o CCleaner seja mais poderoso, para muita gente o Clean Master pode ser mais do que o suficiente (se você se garantir no básico do inglês).

Mais sobre: ,