Xiaomi levará Android Q para 9 celulares este ano, incluindo o Mi 8

11 celulares da Xiaomi receberão o update, mas Redmi Note 7 e Note 7 Pro só serão atualizados em 2020

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Xiaomi Mi 8
Xiaomi Mi 8

Em comunicado no fórum da MIUI da China, a Xiaomi revelou que nove celulares receberão o Android Q em versão de testes no último trimestre de 2019: entre eles, temos o Redmi K20 Pro, Mi 8 e Mi Mix 3. Também aparece na lista o Mi 9, que já participa do programa Android Beta. No ano que vem, a fabricante também pretende atualizar o Redmi Note 7 e Note 7 Pro.

No quarto trimestre, a Xiaomi iniciará os testes do Android Q nestes celulares:

  • Xiaomi Mi 9
  • Xiaomi Mi 9 SE
  • Redmi K20 Pro
  • Redmi K20
  • Xiaomi Mi 8
  • Xiaomi Mi 8 Screen Fingerprint Edition
  • Xiaomi Mi 8 Explorer Edition
  • Xiaomi Mi Mix 2S
  • Xiaomi Mi Mix 3

Ou seja, a versão final do Android Q pode chegar a esses aparelhos no final de 2019 ou início do ano que vem. Enquanto isso, os testes começarão no primeiro trimestre de 2020 para o Redmi Note 7 e Redmi Note 7 Pro.

O Google deve lançar a versão final do Android Q no terceiro trimestre, apesar de ainda não haver uma data oficial revelada. Entre alguns dos recursos, estão o suporte ao tema escuro em todo o sistema, novos gestos de navegação e melhorias no Bem-estar digital.

MIUI 11 deve ser lançada nos próximos meses

A MIUI 11 — como é chamada a personalização do Android da Xiaomi — deve ser lançada nos próximos meses. A fabricante chinesa vai aprimorar os ícones da interface; oferecer um modo escuro nativo; e melhorar o gerenciamento da bateria, graças a um modo de economia de energia que desativa recursos e deixa a tela em preto e branco.

Por mais que o Android Q traga o modo noturno nativo na atualização, vale lembrar que a MIUI 11 é baseada no Android 9 Pie. Outra melhoria prevista no update é a forma como a Xiaomi lida com os anúncios invasivos da interface da MIUI, que aparecem até em formato de pop-up, uma das formas de negócio usadas pela empresa para abaixar os custos do aparelho.

A Xiaomi avisou que alguns celulares Redmi antigos deixarão de receber atualização da MIUI; confira a lista aqui.

Com informações: XDA Developers, Gizmochina.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados