Início » Telecomunicações » Você poderá bloquear telemarketing da TIM, Vivo, Claro, NET, Sky e Oi

Você poderá bloquear telemarketing da TIM, Vivo, Claro, NET, Sky e Oi

Anatel dá 30 dias para operadoras criarem lista "não perturbe" única e nacional de quem não quer receber ligações de telemarketing

Lucas Braga Por

A Anatel estabeleceu que as operadoras terão 30 dias para criar uma lista nacional e única de consumidores que não querem ser incomodados com as chamadas de telemarketing. A medida vale para a Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Os consumidores poderão manifestar seu desejo de não receber ligações em um canal “não perturbe” criado e divulgado pelas empresas.

Foto via Pixabay

A Anatel estima que as operadoras de telefonia, banda larga e TV por assinatura estão relacionadas a pelo menos um terço das chamadas de telemarketing. Segundo um estudo da Truecaller, brasileiros recebem em média 37,5 ligações de televendas por mês.

A novidade chega poucos meses após o compromisso firmado pelas operadoras para combater ligações abusivas, cumprindo o princípio estabelecido de respeitar o desejo dos consumidores de não receber chamadas.

A lista “não perturbe” só vale para serviços prestados pelas operadoras de telefonia. Não há uma regra federal que discipline todos os setores: ou seja, infelizmente você continuará a receber ofertas de cartão de crédito ou de ômega 3 (!). O presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, afirma que a agência estudará soluções técnicas que possam combater o problema como um todo.

Recentemente, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que proíbe spam de operadora através de SMS. Para entrar em vigor, é necessária aprovação do Senado e sanção presidencial.

São Paulo possui lista de bloqueio de telemarketing

O estado de São Paulo já possui um mecanismo similar: o Procon mantém o Cadastro para o Bloqueio do Recebimento de Ligações de Telemarketing, previsto na lei estadual 13.226/2008. Após registrar o número fixo e celular em procon.sp.gov.br/bloqueiotelef, as empresas ficam proibidas de realizar chamadas de telemarketing no prazo de 30 dias.

Mesmo com essa lista, algumas empresas desrespeitam o bloqueio: Vivo, NET e TIM lideram o telemarketing indesejado. Somente em 2019, a entidade já aplicou R$ 12,9 milhões em multas.

Com informações: Anatel.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Silva

Putz, sério? No exterior?

Thiago Silva

Discador dá Motorola também, ele ve que é spam e bloqueia automaticamente. Devo ter uns 50 bloqueados também mas assim, tem que ativar a função no menu do telefone.

André G

Já tentou falar que é você mesmo pra ver o que eles falam?

André G

Instalo o Whoscall

SignaPoenae

O dificil é conseguir provar o dano moral.

Zé das Covi

Tem probleminha que a ligação é feita (normalmente) via pabx ou algo do tipo, que usa um range de numeros pra fazer as ligações, então é raro tu receber ligações do mesmo numero quando for feito desta fonte

Baidu feat MC Brinquedo

Fico me perguntando como o povo de SP faz pra fugir de telemarketing...

Aqui se vejo DDD 11 eu ignoro a chamada e a vida segue, mas em SP?

Ivan

Estranho, o meu também é da Vivo mas funcionou quando enviei meses atrás. Fui agora no fórum da Vivo para ver se o mudou mas o número continua o mesmo.

Mickão

Em média 50 ligações POR DIA? Taca fogo no seu chip, troca o número do telefone e recomeça sua vida digital do zero, amigo.

CtbaBr©

Acabei de testar o da vivo (457), deu erro de envio, não funcionou!

@Sckillfer

Aka exatamente o que eu pago e não quero pagar na NET... Quero um valor simbolico para receber ou redirecionar ligações, pois fazer eu já faço com meus minutos móveis.

John Smith

Se você não usa aquele menu do chip, procure como desativar o SIM Tooklit via adb. Não precisa de root, você só precisa conectar no computar e executar um comando.

gbitte

Tive esse problema igual até no nome José, pedi pra tirar o telefone e até arrumei o telefone do cara pra empresa daí liguei pra ouvidoria do banco Bradesco que era a quem ele devia, mesmo assim falou que era com a empresa de cobrança daí entrei no Bacen e mandei o protocolo. Acharam rapidinho como resolver. Conselho for banco, telefônica ect reclama uma vez, espera passar o prazo, ouvidoria e depois ministério ou reguladora. Também já resolvi tim beta da mesma forma.

Jayson Silva

O Truecaller e o Whoscall se não me engano tem essas listas negras, e funcionam bem. Eu usava o Whoscall e ele bloqueava vários números automaticamente, inclusive dá pra bloquear só pelo prefixo. O Truecaller vou testar hoje.

Felipe Silva

se fosse meio a meio o valor das multas, ia ter muito mais denuncia e cobrança por parte da população, agora tu gasta teu tempo, se incomoda, e na melhor das hipóteses só para de receber as ligações.

Exibir mais comentários