Como saber quais apps gastam mais bateria em segundo plano [Android]

Saiba quais apps gastam mais bateria em segundo plano no Android e tente usá-los com menor frequência ou desinstalar

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
alexander-andrews-bateria-android-unsplash

Caso seu smartphone esteja com comportamento incomum, com a bateria descarregando muito rapidamente, exigindo várias recargas ao dia, vale a pena checar quais dos aplicativos que você usa consomem mais energia. É possível que seja uma demanda do próprio app ou apenas um update mal executado, com correção breve.

Depois de descobrir quais apps gastam mais bateria em segundo plano no Android, você pode forçar o fechamento desses apps problemáticos ou desinstalar.

Para isso, você precisa acessar as configurações do Android e o caminho para algumas áreas das configurações pode variar de acordo com o fabricante do dispositivo. Entretanto, no geral, é bastante parecido. Você também pode usar a busca isso.

Como saber quais apps gastam mais bateria

Note que isso varia de usuário para usuário. Há aplicativos comilões, mas um ou outro pode estar consumindo mais energia porque você usa com maior frequência.

  1. Abra o app Configurações do seu Android;
  2. Toque em “Bateria” ou procure pela seção;
  3. Toque em “Uso da Bateria” (pode váriar para consumo de energia ou similar);
  4. Você verá a separação entre consumo de hardware e software;
  5. Em software, você vai ver uma lista de aplicativos, organizados por consumo.

Observe se há algo fora do normal. Redes sociais, jogos e aplicativos de vídeo estarão sempre em destaque. É comum que o Android sinalize, também ,os aplicativos que mais atualizam em segundo plano. Ou seja, mesmo com o celular em repouso e sem uso. Isso acontece para, por exemplo, você receber notificações, baixar updates e etc.

Se ver um card com uma dica para restringir um app, toque em “Restringir” o seu uso.

Em outros casos, ao tocar no app dentro dessa lista, poderá ativar um “alerta de consumo de energia” que vai avisá-lo quando ocorrer e você pode “forçar a parada”.

Só fechar o aplicativo já ajuda?

Não. Se a sua bateria estiver “no cheiro”, deslizar para fechar os apps não vai economizar no consumo de energia. Porém, para desativar completamente um aplicativo que esteja atualizando sem parar em segundo plano, é possível forçar.

  1. Abra o app de Configurações do Android;
  2. Toque em “Apps e notificações” ou “Aplicativos”;
  3. Escolha o app preoblemático na sua lista e toque nele;
  4. Toque em “forçar parada” ou “forçar interrupção”.

Não é possível forçar o fechamento do Google Play Services nem desinstalar. O Google Play Services permite que você use serviços do Google, é integrado ao Android.

Se o aplicativo não estiver sendo usado com frequência, mas atualizando em segundo plano e drenando a sua bateria, você ainda pode desinstalar o app e se livrar dele.

Outras dicas simples para economizar bateria com apps

  • Ative os modos de economia de bateria e noturno;
  • Use aplicativos de bateria e economia de energia;
  • Verifique sempre os apps sendo executados em segundo plano;
Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados