Início » Brasil » Governo estuda baixar imposto sobre celular e computador, diz Bolsonaro

Governo estuda baixar imposto sobre celular e computador, diz Bolsonaro

Governo também avalia reduzir impostos sobre jogos eletrônicos, de acordo com Bolsonaro

Emerson Alecrim Por

Em mensagem publicada no Twitter no domingo (16), o presidente Jair Bolsonaro revelou que o governo estuda a possibilidade de reduzir os impostos de importação sobre produtos de tecnologia da informação, incluindo computadores e celulares. Se a medida entrar em vigor, os encargos no segmento poderão cair de 16% para 4%.

iPhone 8 Plus e iPhone XS

O anúncio foi feito dias depois de Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, levantar a mesma possibilidade.

Para Troyjo, a redução de impostos pode aumentar a competitividade e produtividade das empresas que utilizam equipamentos de tecnologia em suas atividades. Como essa é a realidade de praticamente todos os setores da economia, o secretário entende que o efeito da medida seria "exponencial".

Bolsonaro fez um discurso parecido. O presidente diz que o Ministério da Economia estuda reduzir os encargos em questão para estimular a competitividade e a inovação. Na sequência, Bolsonaro sinalizou com a possibilidade de também haver redução de impostos sobre jogos eletrônicos:

Por ora, o assunto está sendo apenas estudado. Mas, se o plano for levado adiante, a redução de tributos sobre importação de produtos de tecnologia deverá entrar em vigor até 2022, antes do encerramento do mandato de Bolsonaro.

A decisão deve encontrar alguma resistência, no entanto. Alguns setores da indústria nacional temem perder competitividade.

Um exemplo vem da Abisemi (Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores). O presidente da entidade, Rogério Nunes, disse ao TeleSíntese que a medida combinada com diminuição de benefícios da Lei da Informática pode reduzir o interesse de multinacionais de produzir no Brasil.

Para Nunes, o ideal seria reduzir o Custo Brasil: “os produtos do Brasil, em geral, têm um custo mais caro do que os custos mundiais. Reduzir esses custos é absolutamente necessário. Mas, se nós reduzirmos o imposto de importação e mantivermos os custos locais, obviamente nós teremos uma evasão de empresas".

Com informações: Folha de S.Paulo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Souza
Mesmo eu não concordando com a falta de proteção pra indústria nacional, a indústria brasileira da informática é uma grande pedra no sapato de todos os defensores de uma política econômica protecionista. Só é bom lembrar que ela é uma exceção, não uma regra, então cumpre estudar melhor porque com o caso específico da indústria brasileira de informática a reserva não trouxe bons frutos. Depois de bem analisada a situação por estudos sérios, de fato pode ser o caso de interromper a proteção. O que me incomoda é o excesso de amadorismo da equipe econômica do governo.
Igor Souza
Caro e absolutamente necessário.
Pixell HD
tomara mesmo que isso seja verdade pois paga 5000$ mil em um pc mediano é o fim da picada brasil o pais da robalheira...
Keaton
Não só ferramenta de trabalho, inclusão digital (ainda usamos esse termo?).
Lairton Gomes
Se montar produtos com peças feitas no exterior é produção
Fabio Santos
Bem o que leio e vejo é isto pessoas acusando principalmente o combustível sendo governo federal o responsável, gerou queda bilionária naquela semana busca se informar sobre altas e baixas de ações e verá que hoje a empresa está consolidada e forte, bem vindo ao mundo das ações.Vejamos outro exemplo a Apple estava sendo bombardeada mais num segundo tudo muda, e sim as vezes se expressar se faz necessário não vi errado da parte dele a ação e os aumentos que ainda mantém tem haver mais com dólar e ICMS dos estados social democratas ala Ciro Gomes e Dória que são os cabeças desta nefasta esquerda Isentona, tentando novamente trazer um governo de tesoura ao nosso país.
klauss
Ninguém culpou o JB pelo aumento, besta fera! ele foi culpado pela intromição nas decisões na empresa. Decisão gerou aquela queda bilionária das ações. Ele não implementou politicas internas para diminuir porra nenhuma, Assim como a diminuição do preço tbm não é trabalho dele nem da equipe dele, se entende o mesmo com o aumento..
klauss
Mais da sua gente como? Tu é de outro planeta ?Cada babaca que me aparece..deve ser Bolsonarista,com essa atitude discrimanatória, so pode ser minion.
klauss
vc o cara mais sensato até agora. Concordo plenamente com vc. Ainda mais nesse momento que o País precisa arrecadar. Mas há possibilidades de baixar sim os preços para o consumidor depois da fase de importação diretamente com as empresas atráves de politicas de insentivos fiscais e proteção a competição nacional. Se a proposta do Bolsonaro for pra frente o governo perde arrecadação, o preço final vai ser menor do que o esperado e pode desacelerar a produção e investimentos em tecnologias no País. isso tem dedo de quem está interessado em entrar no Brasil para competir com outros paises, mas com uma ajudinha do Bolsonaro. Alguém tem uma dica!
Maezono
o debate na sociedade é desnecessário?
ochateador
Véio... deixa essa tomada quieta.Foi algo irritante trocar todas as tomadas da empresa para essa bosta de padrão novo e levamos apenas 2 anos para trocar tudo.Agora que todos os equipamentos já vem com essa tomada nova e as pessoas estão se acostumando, é apenas convencer outros países a usar a mesma tomada que nós.
Toto_fofo
https://en.wikipedia.org/wi...
hamster
Pois é. Vamos só ver a a oposição vai deixar o governo trabalhar e a aprovar a tão aguardada reforma tributária.
José Vieira
Não esses são os lugares onde chamar o PresidentO de "Bozo" pode dar cadeia e até pena de morte... Falo de Tupinicópolis mesmo, onde cada tribo adora o pajé da vez como se os poderes que ele opera seja algum presente de deus...
José Vieira
Fato, acho que matei essa aula - kkkkkkkkkkkk ... thanks!
José Vieira
Gostaria de ser tão otimista; mas sabemos, eu e você, que conhecemos um pouco de tecnologia - e por isso frequentamos esse tipo de blog, que a conta do Telegram dos envolvidos pode REALMENTE ter tido os dados roubados, ou por falhas na operadora, por engenharia social ou, o mais provável a meu entender, por alguma falha critica do próprio aplicativo (explorar o SS7 dá uma mão de obra do cacete, rs).Não posso dizer que sou fã do Moro, mas admirei a coragem e a determinação com que conduziu os processos do Apedeuta na Lava-jato; contudo, estaria faltando com a verdade se dissesse que que vi ali um juiz imparcial (talvez, qualquer um por menos paixão que tenha, não devesse mesmo ser imparcial); ocorre que a lei EXIGE um juiz imparcial.Divagando, podemos fazer um paralelo com o caso em que o comandante romano Júlio César processou Clódio por sacrilégio, pois supostamente este teria ido a sua casa durante uma festa para seduzir sua esposa Pompeia. No curso do processo César não conseguiu provar suas alegações e Clódio foi inocentado.Apesar de nada indicar que Pompeia fosse conhecedora ou culpada desse sacrilégio, conforme o próprio César admitiu publicamente. O Comandante divorciou-se dela, alegando que "à mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta". Como se vê, não se tratou de culpabilidade, mas de reputação.Para juízes, não é só a corrupção que causa repulsa. O abuso de poder, o favorecimento ilícito de qualquer natureza em decorrência da condição judicante, qualquer desvio da correção estrita que, se não a lei, a majestade da justiça requer, tudo isso é, a um tempo, revoltante e assustador para o povo, que vê – como deve ver no regime democrático-republicano – o Poder Judiciário como último refúgio e garantia dos que não têm outros meios de efetivar seus direitos.Então, não é a culpa de Moro que está em jogo, ante a natureza das provas ela nunca será decretada. É a reputação do cargo que está em jogo, não a do juiz.Foi mal pelo textão, rs...
gbitte
Um dois princípios tributário é quem paga mais quem pode mais, assim setores com maior lucratividade tem maior carga, isso é certo. Também não se pode esperar que comida tenha a mesma taxa de cigarro ou bebidas, isso também seria certo. Mas no Brasil é quem é mais fácil de cobrar e politicagem, por exemplo acharam bonitinho tirar a tributação sobre remédio dos pets, mais a das pessoas é de 70%, já que é fácil cobrar por que ninguém se arrisca em usar remédio de tráfico pra pessoas e farmácia naturalmente teria que ter maior controle mesmo. Também não é pra ter imposto alto em coisas como combustível e energia porque encarece toda a cadeia produtiva mas no Brasil tem porque de novo é fácil de cobrar. 50% dos tributos estaduais são só energia, combustível, telecomunicações e um ou dois auditores fazem o trabalho de um estado inteiro.
gbitte
A tomada da Dilma é uma bosta mas agora deixa como tá. A mídia apoiando aquele encosto do mesmo jeito que apoiaram kit médico e carro com um ano de fabricação fazer teste de emissão.
Caleb Enyawbruce
Na real o ideal seria baixar ambos: os impostos e o custo-Brasil. Uma coisa não exclui a outra.
phsodre
Não sei se vcs perceberam mas o que o Nunes falou é o óbvio. Se só diminuir os impostos vai ser bom pra gente, mas a longo prazo não vai ser tão atraente para a indústria, principalmente às multinacionais, que vão continuar tendo gastos elevadíssimos aqui por conta do Custo Brasil. É uma medida ótima, mas que não deve entrar sozinha, precisa ser pensada como um todo. Até pq, segundo o atrapalhado plano de Governo dele, a ideia era tornar o país atraente para a indústria de fora vir gerar empregos aqui. E convenhamos que os encargos aqui não são nada atraentes. Que o diga a Nintendo, que saiu daqui dizendo exatamente isso!
Qohen Leth
Mas, vendo alguns vazamentos recentes e pensando na divisão obrigatória das tarefas da justiça; onde constitucionalmente o Estado Acusador não pode, não deve (ao menos cogitar já lhe é negado), confundir-se com o Estado Julgador. A você, parece que os fins justificam os meios.SE forem comprovados os vazamentos, concordo em gênero, número e grau contigo.Interessante que, até agora, são só transcrições, o quê não garante a verecidade das provas.E o tais áudios, que o The Intercept dizia ter, agora o próprio Greenwald falou que não tem como autenticar a veracidade.Prefiro esperar (assim como estou esperando mais informações sobre a tal "Pavão Misterioso") antes de afirmar categoricamente como você fez, que houve suspeiçao do juiz ou que o Jean Willys vendeu sem mandato para o The Intercept. ;)
Qohen Leth
Aprenda que nos regimes ditatoriais dizer SIM é permitido (além de obrigatório); apenas nas democracias você pode dizer NÃO... rs"Democracias" como Cuba, Venezuela, China, Coreia do Norte e ex-URSS? ;)
Leo Otávio
Só isso já valeu meu voto. Melhor presidente de todos os tempos
Wellington Gabriel de Borba
Não se trata de ser esquerdista. Trata-se de não dar crédito a uma promessa presidencial que não tem data e nem nada prático nesse sentido. Esse presidente vive prometendo algo sem data que depois a própria equipe trata de falar que não é bem assim.
Wellington Gabriel de Borba
É exatamente o que eu estou falando.
Pereira
Vide minha resposta acima. Você tá confundindo tudo. Nem parece um cara letrado.
Pereira
Dá uma estudada no mercantilismo então. Lembra de alguns conceitos chave? Balança comercial favorável, metalismo, pacto colonial e protecionismo.
José Vieira
Em tempo, uma dica: o capitalismo trouxe o período mais próspero e sem guerras de toda história da Europa... Sabe porque? Porque acabou com as disputas por território e poder político em longas guerras que custavam muito caro e não traziam nenhum benefício no curto ou médio prazo. Aquilo que você chama de protecionismo atende pelo apelido de. IMPERIALISMO.
José Vieira
Oi? conte mais sobre a ideia de protecionismo econômico numa época em que o comércio, da forma como o conhecemos, não existia e que a noção de acumulação de riqueza era realizada por meio de conquista de território e colônias ricas em jazidas de prata e ouro... Preciso saber.
ochateador
A reserva proibia importar algo que era produzido aqui.Ao diminuir o imposto de produção nacional, você apenas diz para as pessoas "olha, se você produzir tudo aqui o imposto será de 10%, mas se quiser importar, seja feliz pagando 50% de imposto".
ochateador
Na empresa usamos 200 desktop positivos.Aguentaram a porrada por 4 anos e não deram problemas, só precisamos comprar 1 pente de RAM extra para fazer dual-channel e deixar elas voando.Já as HP e Dell que compramos para substituir os positivos.... todo mês temos 4~5 máquinas com problemas de hardware, onde o técnico não consegue descobrir o problema e entrega uma máquina nova/zerada (e até melhor) e retira a com problema.
Abraão Caldas
Só para ficar registrado mesmo, vamos ver o que o futuro nos reserva.
wuhkuh
Aguardemos então!
Pereira
Não, cara, o protecionismo é anterior inclusive ao liberalismo, não nasceu da ideia de economia planificada, mas da cabeça de reis absolutistas.
João
Falou bozo já se vê que nem sabe dos impostos do próprio país.
João
Só p/ lembrar: o presidente não posta no twitter pessoalmente, ele tem assessores p/ isso, assim como todos os presidentes anteriores.
Pereira
Se fosse inexistente, eles não reclamariam. Você poderia falar incipiente, de pequena expressão etc. Mas quando diz que não existe produção industrial no Brasil, aí você está mentindo descaradamente.
João
O povo odeia o Itamar e FHC mas usufruem do Real...
Fábio
Na cabecinha desse povo, a questão ideológica fala sempre mais alto. Nada que venham do nosso presidente italiano vai ser considerado positivo. Vão passar 8 anos ou mais só no chororô.
Fábio
Sou liberal também nas questões sociais. Nisso não houve retrocesso algum
mc
Tem que analisar,não adianta colocar um bola de ferro no pé das empresas aqui,e querer que compete igual contra produto importado.Eu acho que celular,notebook...deve ter imposto,porém as partes dele que não produz aqui(semicondutores),ai deveria ser sem imposto.
Alexandre Roberto
proteger a industria nacional....e da-lhe carro 1.0 a 60 mil reais e celular c 1gb de ram a mil reais
Eduardo Braga
Liberal na economia, conservador nos costumes kkkk
Wellington Gabriel de Borba
Deus tá vendo os minions comemorando algo que tem até 2022 pra acontecer. É só uma promessa pra fazer parecer legal um governo que só dá bola nas costas. Fora que o tal déficit orçamentário dúvido que exista margem pra corte de impostos. Redução de impostos sobre eletrônicos é o novo redução na tabela do imposto de renda.
Fábio
Pra quem tem uma visão liberal da economia, a maioria das notícias são boas, sim.
Fabio Montarroios
ivan, comente menos e estude mais.
Fabio Montarroios
ora, mas faz todo sentido. são duas coisas já fora do nosso tempo: compaixão e solidariedade. é compreensível, jovem.
Eduardo Braga
A maioria das notícias são boas? Queria viver no seu mundo.
Comentário Mil Grau℗
Isso será ótimo, pois o Brasil não possui fábrica de semicondutores, apenas monta as peças importadas de fora. Isso ajudará essas empresas a baratear seus produtos e, principalmente, aumentar o interesse de empresas estrangeiras a criarem fábricas aqui no Brasil msm que sejam para montagem de produtos. O custo seria menor do que apenas importar o produto inteiro.Sobre os jogos, precisa sim ter esse abatimento. Antes a galera do PC pagava barato em jogos, mas dps tudo mudou, praticamente se paga quase o msm que quem tem console, que ainda está pagando mais caro pq para consoles o jogo é homologado como não sendo um software, ao contrário do PC que é. Não estou debatendo política aqui e sim projetos que serão benéficos para o Brasil.
hamster
Cara, desculpa, mas eu não consegui entender sua resposta.
Fabio Montarroios
a gente tem q proteger as pessoas com compaixão, solidariedade... qual o sentido de estimular o egoísmo, o individualismo, o consumismo? qual o impacto ambiental de uma indústria como a de tecnologia? é grande, pequeno? se for grande, tem q ter imposto pra controlar o consumo e usar os recursos pra reparar os estragos. por isso carros, por exemplo, q são de outro segmento, precisam ser cada vez mais caros e com combustível cada vez mais caro. eles fazem um baita estrago. agora se a régua do governo for agradar a alguns q dão apoio pra ele... isso tem outro nome.
Fabio Montarroios
sem falar q é pouco confiável. qtas vezes o presidente disse algo pra, em seguida, alguém dizer q não é bem assim. não se sabe se o q ele fala tem ou não respaldo. e essas coias anunciadas assim, de sopetão, não parecem fazer muito sentido... é algo q beira o irracional. pra mim é puro populismo...
Fabio Montarroios
hahaha! muito divertido (sério).
Daniel Pita
Já comentei isso aqui antes. Eu acredito que seja umA Onda, então é ter paciência e esperar passar. Tanto que a galera do Tecnoblog, independente de pensamento político, faz o que tem que ser feito (ao meu ver): respeitar as opiniões/comentários, contanto que não se tornem agressões verbais, discursos de ódio e por aí vai.Além do mais, essa galera gosta de apontar qualquer pensamento que não seja compatível com o atual governo ou com a política do governo dos EUA. Se você discordar, você é "esquerdista". Aprenderam uns termos como "ideologia política", "militância política", "esquerdistas", "tombamento" e por aí vai. kkkkkkkkk. É só pegar a pipoca, ler as matérias e/ou assistir os vídeos e já foi. Paciência. :D
Fábio
Uai, mas a maioria das notícias são boas. Na época do PT, era todo o dia um 7x1. Só porrada na cara de quem gosta de games e tecnologia, já que isso é considerado supérfluo e não beneficia o pobre oprimido.
gbitte
Não existe opinião do MPF como não existe opinião do judiciário. Cada elemento (individuo) é livre para ter sua interpretação. O que acontece é que gente mau-caráter vende opinião, muitas vezes militante, de UM ministro como do ministério como se você como disse ponto pacifico., mas é só mau caratismo mesmo.
Fábio
Basta não fazer militância ideológica disfarçada de análise do mercado.
Anakin
depende de onde você vive, aqui que é cidade de praia todos adoram, mais por causa dos esportes.
Fábio
Meu querido, os produtos americanos são de qualidade suprema, inquestionável. Já no Brasil querem nos forçar a comprar produtos de quinta por preços abusivos.
Anakin
o do horário de verão foi topzera rs
Anakin
desculpe minha ignorância, mas porque alguns setores merecem menos impostos que os outros? Porque não é uma % única?
Anakin
Parece a Microsoft anunciando novidades... Coming Soon™Antes que critiquem, eu só acho que esses discursos de "estamos pensando" é parecido com aquela da moeda única Brasil e Argentina. Solta algo otimista que no final deve nem ir para frente. Mas espero que eu esteja enganado.
José Vieira
Amém, por isso... Mas, vendo alguns vazamentos recentes e pensando na divisão obrigatória das tarefas da justiça; onde constitucionalmente o Estado Acusador não pode, não deve (ao menos cogitar já lhe é negado), confundir-se com o Estado Julgador. A você, parece que os fins justificam os meios.É lógico que ele deveria estar preso, é mais patente ainda que ele cometeu os crimes pelos quais foi acusado; sua condenação, portanto, é mais que justa. Contudo, sob o aspecto ético e moral ela é vergonhosa. Embora, considerando a natureza ilícita da prova da suspeição do juiz e a completa impossibilidade de averiguar sua integridade, inteiramente legal.
José Vieira
Eles (os socialistas) já sabem que são uma piada, rs... mas é que de tão velha não têm mais a menor graça... é um riso de pena!
Fabio Montarroios
é por isso q tem q fechar o stf, assim só vai valer o q pensa o ivan (o terrível).
Fabio Montarroios
por que apenas um 'rs' e não mais de um com é comum ('rsrsrs')?
Bruno Sousa
Discordo do nerd bolsonarista. Quem reclama de redução de imposto é só burro mesmo.Você reclama?
Danilio Costa Silva
Fabricantes não pagam 60% de imposto de importação, isso é para pessoa física. Os valores normalmente ficam entre 6 e 30 % dependendo da categoria.
José Vieira
Não é porque é usado por esquerdistas, é porque nasceu da ideia de economia planificada dos socialistas, rs... Os regimes totalitários, primos/irmãos, apenas deram uma flexibilizada nisso. Ante a dificuldade de produzir bens de capital (máquinas) a indústria passou a ter incentivos para produzir localmente com acesso a importação deste tipo de bem, para produzir localmente (perestroika). rs...
Uriel Dos Santos Souza
Cara, você tem uma visão muito limitada sobre politica. Sobre ações econômicas, sobre quem faz o que, quem surrupiou de quem certas ações! Sobre quem desenvolveu, quem usou e por qual motivo!Deixe de jogar por alguns minutos ou de ver porno ou de comentar em noticias, para dar umas estudada.Assim deixar de falar besteira por ai! E nem precisa serem fontes de esquerda, pode ser as liberais.
José Vieira
No seu curso de economia é diferente, rs...? Protecionismo ECONÔMICO não tem nada a ver com valores de uma NAÇÃO. É um argumento financeiro, rs... Adota-se com vistas a gerar riqueza local em detrimento da absorção de bens e serviços produzidos no exterior (destino do dinheiro faturado em mercados internacionais).nota do editor: nunca dá certo no longo prazo.Ocorre que o populismo de medidas assim trazem algum conforto para setores específicos no curto prazo, mas é muito desfavorável, principalmente para a população mais pobre no curto LONGO prazo, pois com menos oferta e maior demanda, o preço sobe. O nome disso, INFLAÇÃO; o pior imposto que o pobre paga.
Uriel Dos Santos Souza
Então só por ser usado por esquerdista a coisa é esquerdista?
José Vieira
Ué, brincar com a maneira com a qual a corte atual (sim, tratam o presidente como alguém que tem poderes soberanos, inclusive o de não ser contrariado ou contraditado) é ser contra o governo?Aprenda que nos regimes ditatoriais dizer SIM é permitido (além de obrigatório); apenas nas democracias você pode dizer NÃO... rs
Uriel Dos Santos Souza
Protecionismo não é uma bandeira esquerdista. Nem foi inventado por esquerdistas!É uma bandeira nacionalista, que é outra parada.
Arley Martins
Engraçado que quem é contra a redução, nunca compra nada, pq vive indo no Paraguai ou qualquer outro pais comprar as coisa pelo fato de no Brasil ser absurdamente caro tudo. No Brasil tudo tem imposto alto demais.
Uriel Dos Santos Souza
Então Trump é esquerdista?A qualidade dos produtos americanos estão caindo. Por isso eles clamam por ações como de Trump.
Uriel Dos Santos Souza
A lei do bem priorizava produção local!
Uriel Dos Santos Souza
Trump - aumenta impostos de produtos chineses pois esta matando sua industria local. Nerd bolsonarista (que se diz nacionalista) - Isso ai, tem que fazer isso mesmo. Ta certo tem que gerar emprego local.Bolsonaro (nacionalista) - Estamos pensando em baixar impostos de produtos importados.(produtos finais, com alto valor agregado)Industria do Brasil - Você ta tirando com a minha cara?Nerd bolsonarista (que se diz nacionalista) - Que legal isso mesmo, posso comprar meu brinquedo idiota qualquer da china por preço baixo. Quem reclamar de baixa de imposto é esquerdista... Votador no luladrão, brasil acima de tudo e todos e qualquer outro.....Eu - Bando de burro! kkkkk
Gabriel B.R.
Queda de custo sem alteração de preço final não existe em mercado com concorrência. A reforma tributária e a já aprovada MP da liberdade econômica além de outras desregulamentações que estão por vir sinergizam com essa medida.
Magnosama
Essa é a segunda que o Bozo acerta, a outra foi demitir o sindicalista dos Correios.
Ed. Blake
A Lei do Bem beneficiava quem fabricava no país. Esta beneficia quem importa. Os dois tem suas vantagens e desvantagens.Eu só não acredito que este tuíte será mais que um tuíte.
José Vieira
Atualize sua bibliografia, rs... Burke, Hume, Scruton, Smith são tidos como pensadores do capital e dos costumes identificados com a "Direita" do espectro político, rs... E sobre como identificar esquerdistas: ELES NÃO CITAM AUTORES COM OS QUAIS NÃO CONCORDAM, E NÃO CONCORDAM SIMPLESMENTE PORQUE NÃO OS LEEM.
José Vieira
Ainda não entendeu uma linha, rs... Xingue minha mãe, mas... ESQUERDISTA É O CARALHO! kkkkkkkkkkkkkk
Benício Pereira
Pelo jeito aqui também virou uma área tóxica pra comentar. Foi bom enquanto foi saudável.
Jhonatan Paiva
Em vez de apreciar tal notícia, uns ainda preferem ficar contra o governo.
Jhonatan Paiva
https://uploads.disquscdn.c...
Jhonatan Paiva
Esse aí não tem cérebro mesmo, tinha que ser comuna.
Epic Mac Fadden - ODZ -
Vacina, aiiinnnn credo.
Pedro Catella
Pois é, aí é sua opinião contra a do MPF e do STF.
José Vieira
What?1. Efeagacê, THC, "assim não pode, assim não dá";2. Balabalorixá, Apedeuta, Barba, Brhama, Chefe, Presidiário;3. Dilminha, PresidentA, PresidAnta, Boladona, DilmAnta, Despejada do Planalto;4. Bolso, Bozo, PresidentO.Aos passadores de pano para o governante da vez, rs:Passei por todos os presidentes ELEITOS depois da redemocratização; até fiz campanha para alguns deles. Mas a partir do 1 de janeiro da posse, tive sempre o cuidado de passar para o lado da oposição, não é questão de seguir à risca o ditado "Si hay gobierno, soy contra". É uma questão de princípio, para mim não há em "terra brazilis" um democrata com aspirações a estadista (o mais perto disso que tivemos foi THC), verdadeiramente liberal conservador que possa atender as demandas que o Brasil PRECISA COM URGÊNCIA ante nosso atraso civilizacional, rs...Assim, me sinto a vontade mesmo não tendo votado em Bolsonaro (muito menos em Haddad) para criticar o governo, e BRINCAR com o apelido do governante da vez (e seu séquito). Em tempo, apesar dos acenos, Bolsonaro não é um liberal, tampouco um CONSERVADOR.Um “conservador” sem Burke, sem Hume, sem Scruton e sem Adam Smith não passa de um reacionário de quartel (Matheus Leone).
Antony
Acredito que o grande questionamento seja sobre qual impacto essa medida terá sobre indústrias estabelecidas no Brasil, e como isso pode agravar o já ruim problema do desemprego. Entendo que aqui entre nerds é só comemoração abaixar impostos de eletrônicos, mas será que não seria mais lógico diminuir impostos em setores que podem gerar empregos a curto e médio prazo? Qual o objetivo ao diminuir impostos num país que realizou contingenciamento de verbas na área da educação por falta de dinheiro?
Pedro Catella
1-Decreto sobre o porte de armas de fogo;2-Decreto que extingue os conselhos federais.Esses dois já são ponto pacífico.3-Decreto que retira autonomia das universidades.Esse já é objeto de ADI e deve ser considerado inconstitucional em breve.
Cassio Neves
Daqui a pouco aparece um revolucionário dos comentários querendo pagar imposto da mesma forma que queria pagar multa.O jovem tem que acabar
hamster
Aaahhh, a esquerda e a velha mania de proteger os empresários...
José Vieira
Crítico Impiedoso ficando pistola porque chamei o "PresidentO" de Bozo? rs... Pelo visto não é tão impiedoso assim, rs...
hamster
Olha, espero que realmente haja um bom gerenciamento pra tornar isso possível. Mas acredito que o retorno econômico da medida venha de outras formas. Hoje o celular é a ferramenta de trabalho mais democrática que existe, serve do jardineiro ao empresário.
Drax
Concordo. Minha crítica foi justamente sentido de não fazer. Esse anúncio cria uma expectativa
Drax
Entendo o ponto. É isso mesmo. Tinha quem era feliz com um carro financiado em 6 anos e sem dinheiro pra por gasolina.Enfim, precisamos de medidas que aumentem a renda da população (não falo em distribuição, necessariamente). A reforma tributária é a nossa melhor opção
Gustavo Al-Kurdi
Finalmente o bozo dizendo algo útil
Arthur Reyx
E se ele virar comunista?
Exibir mais comentários