Início » Brasil » Governo estuda baixar imposto sobre celular e computador, diz Bolsonaro

Governo estuda baixar imposto sobre celular e computador, diz Bolsonaro

Governo também avalia reduzir impostos sobre jogos eletrônicos, de acordo com Bolsonaro

Emerson Alecrim Por

Em mensagem publicada no Twitter no domingo (16), o presidente Jair Bolsonaro revelou que o governo estuda a possibilidade de reduzir os impostos de importação sobre produtos de tecnologia da informação, incluindo computadores e celulares. Se a medida entrar em vigor, os encargos no segmento poderão cair de 16% para 4%.

iPhone 8 Plus e iPhone XS

O anúncio foi feito dias depois de Marcos Troyjo, secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, levantar a mesma possibilidade.

Para Troyjo, a redução de impostos pode aumentar a competitividade e produtividade das empresas que utilizam equipamentos de tecnologia em suas atividades. Como essa é a realidade de praticamente todos os setores da economia, o secretário entende que o efeito da medida seria “exponencial”.

Bolsonaro fez um discurso parecido. O presidente diz que o Ministério da Economia estuda reduzir os encargos em questão para estimular a competitividade e a inovação. Na sequência, Bolsonaro sinalizou com a possibilidade de também haver redução de impostos sobre jogos eletrônicos:

Por ora, o assunto está sendo apenas estudado. Mas, se o plano for levado adiante, a redução de tributos sobre importação de produtos de tecnologia deverá entrar em vigor até 2022, antes do encerramento do mandato de Bolsonaro.

A decisão deve encontrar alguma resistência, no entanto. Alguns setores da indústria nacional temem perder competitividade.

Um exemplo vem da Abisemi (Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores). O presidente da entidade, Rogério Nunes, disse ao TeleSíntese que a medida combinada com diminuição de benefícios da Lei da Informática pode reduzir o interesse de multinacionais de produzir no Brasil.

Para Nunes, o ideal seria reduzir o Custo Brasil: “os produtos do Brasil, em geral, têm um custo mais caro do que os custos mundiais. Reduzir esses custos é absolutamente necessário. Mas, se nós reduzirmos o imposto de importação e mantivermos os custos locais, obviamente nós teremos uma evasão de empresas”.

Com informações: Folha de S.Paulo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Souza

Mesmo eu não concordando com a falta de proteção pra indústria nacional, a indústria brasileira da informática é uma grande pedra no sapato de todos os defensores de uma política econômica protecionista. Só é bom lembrar que ela é uma exceção, não uma regra, então cumpre estudar melhor porque com o caso específico da indústria brasileira de informática a reserva não trouxe bons frutos. Depois de bem analisada a situação por estudos sérios, de fato pode ser o caso de interromper a proteção. O que me incomoda é o excesso de amadorismo da equipe econômica do governo.

Igor Souza

Caro e absolutamente necessário.

Pixell HD

tomara mesmo que isso seja verdade pois paga 5000$ mil em um pc mediano é o fim da picada brasil o pais da robalheira...

Keaton

Não só ferramenta de trabalho, inclusão digital (ainda usamos esse termo?).

Lairton Gomes

Se montar produtos com peças feitas no exterior é produção

Fabio Santos

Bem o que leio e vejo é isto pessoas acusando principalmente o combustível sendo governo federal o responsável, gerou queda bilionária naquela semana busca se informar sobre altas e baixas de ações e verá que hoje a empresa está consolidada e forte, bem vindo ao mundo das ações.
Vejamos outro exemplo a Apple estava sendo bombardeada mais num segundo tudo muda, e sim as vezes se expressar se faz necessário não vi errado da parte dele a ação e os aumentos que ainda mantém tem haver mais com dólar e ICMS dos estados social democratas ala Ciro Gomes e Dória que são os cabeças desta nefasta esquerda Isentona, tentando novamente trazer um governo de tesoura ao nosso país.

klauss

Ninguém culpou o JB pelo aumento, besta fera! ele foi culpado pela intromição nas decisões na empresa. Decisão gerou aquela queda bilionária das ações. Ele não implementou politicas internas para diminuir porra nenhuma, Assim como a diminuição do preço tbm não é trabalho dele nem da equipe dele, se entende o mesmo com o aumento..

klauss

Mais da sua gente como? Tu é de outro planeta ?Cada babaca que me aparece..deve ser Bolsonarista,com essa atitude discrimanatória, so pode ser minion.

klauss

vc o cara mais sensato até agora. Concordo plenamente com vc. Ainda mais nesse momento que o País precisa arrecadar. Mas há possibilidades de baixar sim os preços para o consumidor depois da fase de importação diretamente com as empresas atráves de politicas de insentivos fiscais e proteção a competição nacional. Se a proposta do Bolsonaro for pra frente o governo perde arrecadação, o preço final vai ser menor do que o esperado e pode desacelerar a produção e investimentos em tecnologias no País. isso tem dedo de quem está interessado em entrar no Brasil para competir com outros paises, mas com uma ajudinha do Bolsonaro. Alguém tem uma dica!

Maezono

o debate na sociedade é desnecessário?

ochateador

Véio... deixa essa tomada quieta.
Foi algo irritante trocar todas as tomadas da empresa para essa bosta de padrão novo e levamos apenas 2 anos para trocar tudo.
Agora que todos os equipamentos já vem com essa tomada nova e as pessoas estão se acostumando, é apenas convencer outros países a usar a mesma tomada que nós.

Toto_fofo
hamster

Pois é. Vamos só ver a a oposição vai deixar o governo trabalhar e a aprovar a tão aguardada reforma tributária.

José Vieira

Não esses são os lugares onde chamar o PresidentO de "Bozo" pode dar cadeia e até pena de morte... Falo de Tupinicópolis mesmo, onde cada tribo adora o pajé da vez como se os poderes que ele opera seja algum presente de deus...

José Vieira

Fato, acho que matei essa aula - kkkkkkkkkkkk ... thanks!

Exibir mais comentários