Início » Aplicativos e Software » Xiaomi encerra programa beta da MIUI global em celulares Android

Xiaomi encerra programa beta da MIUI global em celulares Android

Xiaomi acabará com programa beta da MIUI global em 1º de julho; versão estável para smartphones continuará sendo atualizada

Felipe Ventura Por

A Xiaomi deixou alguns fãs irritados com a decisão de encerrar o programa beta para a MIUI global em 1º de julho: esta é a oportunidade de experimentar novos recursos e, em alguns casos, usar uma versão mais recente do Android. A empresa dá a entender que a maioria dos usuários não enviava feedback e não ajudava no desenvolvimento. A versão estável continuará sendo atualizada.

Xiaomi Redmi 7

“A fim de atender às demandas da maioria dos nossos usuários e liberar atualizações da versão estável com mais frequência, nossa equipe de engenheiros decidiu parar de lançar a versão global da MIUI Beta para todos os dispositivos a partir de 1º de julho de 2019”, avisa a Xiaomi em seu fórum oficial.

MIUI Beta será limitada a celulares lançados no último ano

E a partir de 5 de julho, a MIUI Beta será limitada aos smartphones com menos de um ano de lançamento. Celulares com um ano serão automaticamente retirados da versão de testes, e receberão apenas atualizações da versão estável.

Além disso, celulares Redmi básicos não terão mais um programa MIUI Beta; eles receberão atualizações somente pelo canal estável. A Xiaomi não menciona os modelos específicos que serão afetados por essa decisão, mas o Redmi 7A com processador Snapdragon 439 deve ser um deles.

Como nota o XDA Developers, a estratégia da Xiaomi de lançar diversos smartphones parecidos nas mesmas faixas de preço “pode ter finalmente começado a ser demais para seus desenvolvedores”. Foram 15 aparelhos novos só entre janeiro e junho, incluindo os celulares da Redmi como marca independente, além do Mi 9 e do Black Shark 2 para gamers.

Xiaomi Mi Mix 3 5G

Xiaomi sugere que usuários do beta davam pouco feedback

Existem duas versões da MIUI global. A estável (stable) é pensada para a maioria dos usuários da Xiaomi, exceto para quem tem celulares com Android One (como o Mi A2) ou Android Go (como o Redmi Go).

A MIUI beta, por sua vez, “é disponibilizada para um número menor de fãs hardcore que querem ser os primeiros a experimentar novos recursos do nosso sistema operacional e estão ansiosos para fornecer seu valioso feedback”, diz a Xiaomi.

Logo depois, a empresa se contradiz: “a MIUI Beta não é uma forma principal de experimentar novos recursos”. Para que ela serve, então? A Xiaomi afirma que este “é primeiramente um meio para usuários experientes testarem o software e fornecerem sugestões”.

A empresa dá a entender que os usuários vinham oferecendo pouco feedback, dado que o programa beta global será encerrado. No entanto, usuários dizem no fórum que tentaram avisar sobre bugs e problemas, mas nunca tiveram resposta. Outros afirmam que o beta é mais estável que a versão stable porque corrige erros mais rápido, já que é atualizado com mais frequência. Já são 20 páginas de respostas, em sua maioria criticando a decisão.

Em abril, a Xiaomi encerrou as atualizações de versão da MIUI para nove celulares; ela também removeu o Redmi 6, Redmi 6A e Redmi S2 de sua lista de atualizações para o Android 9 Pie. Enquanto isso, a empresa promete iniciar os testes do Android Q em outros nove celulares ainda este ano.

Com informações: Xiaomi, XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Buldego

Então, a miui baixa tudo de novo, deixa como estava a outra configuração.

Keaton

Já pensei nisso, mas dá um desanimo só em ter de reconfigurar tudo... (esse é um dos motivos que eu só troco de celular quando quebra e não tem conserto...)

Keaton

MSA?

Lucas Santos

Não precisa. Aqui tem as instruções: reddit.com/r/Xiaomi/wiki/de...

Felipe Liʍa

so os app da MIUI q vc mais usa

@Sckillfer

Sim

Luizão

vc tem xiaomi?

Buldego

Ah, não tem. Na global tem? Eu não uso então nunca me liguei.

Luizão

não, tbm não é esse monte de anúncio não, eu desativei os anúncios só no navegador de arquivos deles (que é mto bom), não lembro de outro app (até pq não uso mto app da xiaomi, gosto mesmo da câmera deles e do navegador de arquivos, o resto uso apps do google)

@Sckillfer

Em mil e um lugares

@Sckillfer

Fui pesquisar sobre... Não tem rádio FM

@Sckillfer

"Fácil" né!? Porque quanto mais tu usa mais descobre lugar com anúncio pra desativar.

@Sckillfer

Se com beta pra telefones mais simples a MIUI já é essa beleza... Imagina agora testando só no SD 855/675 e depois socando no 436?

Tem muitos recursos úteis que tu se acostuma demais pra meter um AOSP, mas é tanto bug que sem or... Pior que TouchWiz, porque essa por pior que fosse pelo menos nunca fez que um app não funcionasse.

Luizão

precisa ter root pra isso?
fiquei interessado nesse programa.

Luizão

da para desativar fácil, só ir nas opções -> sugestões e desativar, mas concordo que é algo que não deveria vir.

Exibir mais comentários