Polegadas, centímetros? Como é medido o tamanho das telas de TV

Entenda como é medido o tamanho das telas de TV e por que são cada vez maiores mas você pode se sentar bem pertinho

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 1 ano
assistindo tv

Polegada não é uma medida que já sabemos o resultado de cabeça. Sabemos que cada vez são maiores, mas em uma TV de 40 polegadas, por exemplo, como é medido o tamanho da tela? Qual a distância de posicionamento? Em que ambiente ela é melhor?

Como é medido o tamanho das telas de TV

O tamanho da tela da TV é medido em polegadas, representadas pelas aspas duplas (“). Uma polegada equivale a 2,54 centímetros e as TVs são medidas pela diagonal, da ponta superior do lado esquerdo até a outra ponta inferior do lado direito (ou vice-versa).

Então, no caso de uma televisão pequena, de 40 polegadas, por exemplo, a medida da tela da TV entre uma aresta e outra, na diagonal, é de aproximadamente 1,1 metro. 

Basta fazer a conta:

  • quantidade de polegadas x 2,54 cm = comprimento da tela da TV na diagonal.

É tudo luxo?

Cada vez maior, o tamanho de uma tela não está só relacionado ao luxo — é claro que, a partir de um certo tamanho, podemos considerar que é só ostentação — mas, o tamanho da tela de uma TV está relacionado ao aproveitamento do conteúdo exibido e ao ambiente em que ela se encaixa.

A chamada distância de posicionamento é o que define o quão perto da TV uma pessoa pode se sentar — não no quesito de ser prejudicial aos olhos, mas da correta visualização da imagem no melhor aproveitamento.  Isso depende dos seguintes fatores: qualidade do vídeo, resolução da tela e tamanho do painel.

A Panasonic mostrou uma fórmula simples para calcular essa distância:

  • Definição padrão (SD):
    medida diagonal da tela x 3,5 = distância de posicionamento recomendada;
  • Alta definição (HD):
    medida diagonal da tela x 2,5 = distância de posicionamento recomendada;
  • 4K (UHD):
    medida diagonal da tela x 1,5 = distância de posicionamento recomendada.

Ou seja, quanto melhor for a qualidade da imagem e das TVs, mais perto você pode se sentar um TV sem notar perda na qualidade da imagem ou ver alguns pixels de perto.

Como explica a fabricante:

“Há alguns anos os televisores apresentavam imagens extremamente desfocadas quando visualizadas a uma pequena distância do televisor. Para que os pixels fossem combinados na tela para formar uma imagem homogénea para o olho humano, era necessário que um indivíduo se encontrasse a uma maior distância do televisor”.

Essa TV é para onde?

Considerando que quanto maior uma TV, maior deve ser a distância entre o espectador e o dispositivo, as fabricantes recomendam alguns modelos específicos para cada ambiente ou espaço disponível, como a sala de estar, seu quarto ou sala de cinema.

Considerando um dispositivo com resolução 4K, a Samsung sugere:

  • Até 2 metros: TVs de até 50 polegadas;
  • Entre 2 e 2,5 metros: de 50 a 55 polegadas;
  • Entre 2,5 e 3 metros: de 65 polegadas;
  • Acima de 3 metros: de 75 e 82 polegadas.

Já a Panasonic sugere o seguinte:

  • Até 2 metros: TVs de 32 polegadas;
  • Entre 2 e 2,5 metros: de 40 a 43 polegadas;
  • Entre 2,5 e 3 metros: de 49 e 50 polegadas;
  • Acima de 3,5 metros: de 55 a 58 polegadas (para conteúdos em HD);
  • Acima de 4 metros: 65 polegadas (para conteúdos em HD, no caso de conteúdos em 4K, pode-se aproveitar em uma distância de 2,5 metros).

Consulte o fabricante para posicionar o modelo da sua TV de forma mais adequada. Agora que você já sabe como é medido o tamanho das telas de TV, faça suas contas.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Polegada na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Relacionados