O que é Crunchyroll? [saiba como usar]

Descubra o que é Crunchyroll, o streaming dedicado aos animes, os desenhos japoneses, e saiba como acessa-lo (de graça inclusive)

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

A Crunchyroll é um serviço de streaming voltado a um público bem específico, pois ela é focada nos animes, os desenhos animados japoneses. Apesar de ser uma plataforma bem antiga — quase tanto quanto a Netflix — pouca gente a conhece, mas aqui você vai aprender sobre sua origem e a como usá-la em vários dispositivos (inclusive de graça).

O que é Crunchyroll?

A Crunchyroll surgiu em 2006 como um “fansub”, nome pelo qual são conhecidos os sites que disponibilizam versões legendadas de animes e séries japonesas ao público ocidental. Sim, o serviço começou como um grupo ilegal. Mesmo com boa intenção, fansubbing é considerado pirataria de audiovisual. Mas, como a Crunchyroll fez muito sucesso, acabou por chamar a atenção de estúdios e produtoras, inclusive no Japão.

Em 2008, a Crunchyroll assegurou um investimento de US$ 4,05 milhões de uma empresa de capital; em 2009, acordos  com estúdios japoneses fizeram com que o site se tornasse um serviço de streaming legalizado e passasse a exibir animes em sincronia com as fontes, muitas vezes com um delay de apenas 24 horas em relação à estreia no Japão (hoje, uma hora). Atualmente, a Crunchyroll pertence ao grupo WarnerMedia.

Como o Crunchyroll funciona

A Crunchyroll é sob todos os aspectos a “Netflix dos animes”. Graças a acordos com diversas produtoras, ela possui acesso a séries clássicas e atuais de sucesso, como Dragon Ball Super, Naruto, One Piece, My Hero Academia, Attack on Titan, Sailor Moon Crystal e etc.

Entretanto, a plataforma também oferece outros conteúdos como os doramas (as séries com atores, mais ou menos como as nossas novelas), principalmente do Japão e Coreia do Sul, além de séries, documentários e podcasts originais produzido in loco.

Você pode acessar a Crunchyroll pelo site oficial (crunchyroll.com), pelos aplicativos para iPhone e Android, por set-top boxes e consoles de videogame, como PS4 e Xbox One. Os assinantes têm ainda acesso a um grande catálogo de mangás (os quadrinhos japoneses), tanto pelo site quanto pelos aplicativos para iPhone e Android.

Eu posso acessar sem pagar nada?

Crunchyroll / o que é streaming

Sim, mas com algumas restrições.

Primeiro, você não terá direito ao Simulcast (assistir novos episódios uma hora após a estreia no Japão), e só poderá acessar os capítulos uma semana após o lançamento.

Segundo, algumas atrações só estão disponíveis para assinantes, como algumas séries mais procuradas e conteúdo semierótico. Dependendo do que você quer, vale pagar.

Terceiro, os mangás são restritos à assinatura. E, por fim, usuários gratuitos assistirão animes com anúncios. Você pode testar o Crunchyroll gratuitamente por 14 dias.

A assinatura do Crunchyroll custa R$ 25 por mês.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Crunchyroll na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Relacionados