Início » Negócios » Uber, PayPal e Mercado Pago apoiam criptomoeda Libra do Facebook

Uber, PayPal e Mercado Pago apoiam criptomoeda Libra do Facebook

Facebook terá criptomoeda no WhatsApp e Messenger em 2020; Libra será gerenciada por associação que inclui Spotify, Visa e eBay

Felipe Ventura Por

O Facebook anunciou nesta terça-feira (18) os primeiros detalhes oficiais sobre a criptomoeda Libra, que será usada em aplicativos como WhatsApp e Messenger em 2020. Para garantir maior privacidade e segurança, a rede social criou a subsidiária Calibra, que fará parte de uma associação com membros como Uber, Spotify, PayPal, Visa e Mastercard.

A Associação Libra é uma entidade com cerca de 30 membros de diversos setores, incluindo Mastercard, Visa, PayPal, Spotify, Uber, Mercado Pago, Coinbase, a ONG Women’s World Banking, além do próprio Facebook — através de uma nova subsidiária chamada Calibra.

Facebook promete segurança e privacidade para Libra

A rede social decidiu criar uma subsidiária para tentar conquistar a confiança dos usuários em relação à privacidade. “A Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook Inc. ou nenhum outro terceiro sem o consentimento do cliente”, diz a empresa, e “as informações de conta e os dados financeiros de clientes da Calibra não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios na família de produto do Facebook”.

David Marcus, vice-presidente de blockchain do Facebook, explica ao TechCrunch que os ganhos da empresa serão indiretos: se a criptomoeda estimular as vendas de pequenas empresas, elas venderão mais dentro e fora do Facebook “e vão querer comprar mais anúncios na plataforma”.

Facebook Libra

Suponha que você acredite nessa promessa de privacidade do Facebook. E quanto à segurança? A empresa diz: “usaremos os mesmos processos de verificação e antifraudes que bancos e cartões de crédito utilizam, e teremos um sistema automatizado que irá detectar e prevenir comportamentos fraudulentos”. A Calibra dará suporte em tempo real caso o usuário tenha algum problema; e você será reembolsado se sofrer roubo devido a acesso não-autorizado.

Facebook quer 100 membros para Associação Libra

A Associação Libra tem sede em Genebra, Suíça; o Facebook espera ter 100 membros antes do lançamento da criptomoeda, e está aberto a concorrentes como Google e Twitter. Estes são os participantes atuais:

  • Pagamentos: Mastercard, PayPal, PayU (Naspers), Stripe, Visa
  • Tecnologia e marketplace: Booking Holdings, eBay, Facebook/Calibra, Farfetch, Lyft, Mercado Pago, Spotify, Uber Technologies
  • Telecomunicações: Iliad, Vodafone Group
  • Blockchain: Anchorage, Bison Trails, Coinbase, Inc., Xapo Holdings Limited
  • Capital de risco (venture capital): Andreessen Horowitz, Breakthrough Initiatives, Ribbit Capital, Thrive Capital, Union Square Ventures
  • Organizações sem fins lucrativos e outras: Creative Destruction Lab, Kiva, Mercy Corps, Women’s World Banking

Membros da Associação Libra

Com informações: FacebookTechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

johndoe1981

kkkk

Burnerman_X

Que seria lindo... um Fusca (o de última geração) elétrico. Pena que a VW descontinuou o carro :((

Burnerman_X
Burnerman_X

É... a coisa será grande

Krosna Terrestre

hum, é mesmo querida ?

johndoe1981

Concordo e digo mais: se o Libra tem segurança e privacidade, o Lula é inocente, Stalin é um anjo, o PT nunca roubou, estatuto do desarmamento reduziu homicídios, e por aí vai.

Adrian Dérick

Já existe, veja o canal do Tio Lu. Você está atrasado, querido.

Adrian Dérick

Se o Libra tem segurança e privacidade, o Bolsonaro é honesto, Hitler é um anjo, o Brasil é o país mais seguro do mundo, nos EUA os trabalhadores trabalham felizes, e por aí vai.

Caleb Enyawbruce

Pois é, qual subsidiaria nao é controlada pela empresa dona?? Só em conto de fadas e olhe lá

GuilhermeSMello

Não duvido que Amazon e Alibaba criem suas próprias criptomoedas no futuro.

Caleb Enyawbruce

Então, é justamente o que questionei: como essas empresas estão de associando com o Facebook (“subsidiária” da no mesmo, na minha opinião, já que é controlada pelo Facebook) em pleno 2019, depois de todos os absurdos cometidos.

Antony

Volta e lê de novo:
"(...) a rede social criou a subsidiária Calibra, que FARÁ PARTE de uma
associação com membros como Uber, Spotify, PayPal, Visa e Mastercard."

kadu

E eu prometo que vou ficar em forma pro verão do ano que vem.

Caleb Enyawbruce
"subsidiária do Facebook chamada Calibra"

DUH!! Subsidiária e "setor Libra" dentro do Facebook daria no mesmo!

Caleb Enyawbruce

olhaí!! Acorda Markinho!

Exibir mais comentários