O Facebook anunciou nesta terça-feira (18) os primeiros detalhes oficiais sobre a criptomoeda Libra, que será usada em aplicativos como WhatsApp e Messenger em 2020. Para garantir maior privacidade e segurança, a rede social criou a subsidiária Calibra, que fará parte de uma associação com membros como Uber, Spotify, PayPal, Visa e Mastercard.
- Apple, Google e Facebook passarão por investigação antitruste nos EUA
- Facebook tenta explicar como funciona o feed de notícias
A Associação Libra é uma entidade com cerca de 30 membros de diversos setores, incluindo Mastercard, Visa, PayPal, Spotify, Uber, Mercado Pago, Coinbase, a ONG Women’s World Banking, além do próprio Facebook — através de uma nova subsidiária chamada Calibra.
Facebook promete segurança e privacidade para Libra
A rede social decidiu criar uma subsidiária para tentar conquistar a confiança dos usuários em relação à privacidade. “A Calibra não dividirá informações de conta ou dados financeiros com o Facebook Inc. ou nenhum outro terceiro sem o consentimento do cliente”, diz a empresa, e “as informações de conta e os dados financeiros de clientes da Calibra não serão usados para aumentar a assertividade de anúncios na família de produto do Facebook”.
David Marcus, vice-presidente de blockchain do Facebook, explica ao TechCrunch que os ganhos da empresa serão indiretos: se a criptomoeda estimular as vendas de pequenas empresas, elas venderão mais dentro e fora do Facebook “e vão querer comprar mais anúncios na plataforma”.
Suponha que você acredite nessa promessa de privacidade do Facebook. E quanto à segurança? A empresa diz: “usaremos os mesmos processos de verificação e antifraudes que bancos e cartões de crédito utilizam, e teremos um sistema automatizado que irá detectar e prevenir comportamentos fraudulentos”. A Calibra dará suporte em tempo real caso o usuário tenha algum problema; e você será reembolsado se sofrer roubo devido a acesso não-autorizado.
Facebook quer 100 membros para Associação Libra
A Associação Libra tem sede em Genebra, Suíça; o Facebook espera ter 100 membros antes do lançamento da criptomoeda, e está aberto a concorrentes como Google e Twitter. Estes são os participantes atuais:
- Pagamentos: Mastercard, PayPal, PayU (Naspers), Stripe, Visa
- Tecnologia e marketplace: Booking Holdings, eBay, Facebook/Calibra, Farfetch, Lyft, Mercado Pago, Spotify, Uber Technologies
- Telecomunicações: Iliad, Vodafone Group
- Blockchain: Anchorage, Bison Trails, Coinbase, Inc., Xapo Holdings Limited
- Capital de risco (venture capital): Andreessen Horowitz, Breakthrough Initiatives, Ribbit Capital, Thrive Capital, Union Square Ventures
- Organizações sem fins lucrativos e outras: Creative Destruction Lab, Kiva, Mercy Corps, Women’s World Banking
Com informações: Facebook, TechCrunch.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
kkkk
Que seria lindo... um Fusca (o de última geração) elétrico. Pena que a VW descontinuou o carro :((
https://uploads.disquscdn.c...
É... a coisa será grande
hum, é mesmo querida ?
Concordo e digo mais: se o Libra tem segurança e privacidade, o Lula é inocente, Stalin é um anjo, o PT nunca roubou, estatuto do desarmamento reduziu homicídios, e por aí vai.
Já existe, veja o canal do Tio Lu. Você está atrasado, querido.
Se o Libra tem segurança e privacidade, o Bolsonaro é honesto, Hitler é um anjo, o Brasil é o país mais seguro do mundo, nos EUA os trabalhadores trabalham felizes, e por aí vai.
Pois é, qual subsidiaria nao é controlada pela empresa dona?? Só em conto de fadas e olhe lá
Não duvido que Amazon e Alibaba criem suas próprias criptomoedas no futuro.
Então, é justamente o que questionei: como essas empresas estão de associando com o Facebook (“subsidiária” da no mesmo, na minha opinião, já que é controlada pelo Facebook) em pleno 2019, depois de todos os absurdos cometidos.
Volta e lê de novo:
"(...) a rede social criou a subsidiária Calibra, que FARÁ PARTE de uma
associação com membros como Uber, Spotify, PayPal, Visa e Mastercard."
E eu prometo que vou ficar em forma pro verão do ano que vem.
DUH!! Subsidiária e "setor Libra" dentro do Facebook daria no mesmo!
olhaí!! Acorda Markinho!
facecoin ficaria melhor
e a terra plana, chip da besta
Duvido muito disso.
E reptilianos.
Também achei meio esquisito, principalmente pra nós que falamos português.
Prevejo uma teoria da conspiração envolvendo essa moeda, empresas que adotarem ela, nova ordem mundial e iluminatis.
Eu nem vejo tanto assim. Tem uns anos já que os bancos no mundo todo tem investido em pesquisas sobre Blockchain, pq embora a rede Bitcoin em si, não tenha demonstrado ter tanta segurança, o Blockchain por outro lado segue o caminho contrário, além de ser mais rápido na confirmação ponta-a-ponta. O lado ruim do Blockchain do Bitcoin, é a quantidade de transações por segundo. Com pelo menos algumas redes de cartões e até alguns bancos apoiando essa empreitada, vai ser mais fácil resolver esse problema do Blockchain, já que essas empresas já operam com número altíssimo de transações seguras por anos a fio. E tanto os bancos quanto as operadoras de cartões em questão, vão seguir a tendência em futuro próximo!
Mercado Pago = América Latina. Acho que a maior jogada aí mesmo foi conseguir apoio da Visa e Mastercard, que provavelmente se viram em uma situação de ter voz em um conselho de algo que pode vir a minar o modelo de negócios atual dessas empresas.
Tu não conseguiu ler nem o primeiro parágrafo antes de vir comentar. A notícia é justamente sobre como ela não será gerenciada pelo Facebook
Gerenciada pelo Facebook?? Essa gente só pode ta de brinks apoiar isso ai. Quanto tempo até dar problema? (invasao, vazamento de dados, uso indevido de dados, venda de dados... vindo do Facebook as possibilidades sao muitas)
Que nome horrível pra essa moeda. Igual chamar um carro eletrico de ultima geracao de "Fusca".
Rapaz, com esse tanto de empresa apoiando, a gente põe até fé que pode dar certo.
Vamos ver o tamanho do apoio que elas vão dar de fato...
Me surpreendeu bastante o Mercado Pago ali na lista. Se eu fosse pensar em Marketplace, eu pensaria em Amazon ou Alibaba que são maiores e mais consolidadas. Mas ao mesmo tempo ter o Mercado pago lá, dá uma ótima chance de a criptomoeda chegar com tudo aqui, desde o lançamento!
"Facebook promete segurança e privacidade para Libra"
Hahahahaha
Criptomoeda é uma ótima solução para um problema que não existe.
Mas é fantástico! Tem um monte de vantagens né!!! Não vejo a hora de comprar meu swatchclock usando isso!