Carlos Alexandre da Costa, secretário especial de Produtividade e Competitividade, está liderando os esforços do governo Jair Bolsonaro em acabar com a exigência da tomada de três pinos no Brasil. O padrão foi exigido pelo Inmetro em 2000 e se tornou obrigatório no país em 2011; assessores presidenciais dizem que esta é a “tomada do PT”.
- Governo estuda baixar imposto sobre celular e computador, diz Bolsonaro
- Bolsonaro demite presidente dos Correios que criticava privatização
Tomada de três pinos (foto por World Standards)
Ao Valor, o secretário especial Costa defende que este “é um tema que afeta a segurança, a concorrência e a produtividade”. Segundo ele, a tomada de três pinos dificulta a importação legal de equipamentos elétricos e gera custos de adaptação: aparelhos com outros plugues não podem ser fabricados nem importados desde 2010, e sua venda foi proibida em 2011.
No entanto, Costa não quer que todo mundo volte para o padrão anterior. Em vez disso, a tomada de três pinos se tornaria opcional e poderia conviver com o padrão antigo. Há também a ideia de adotar um terceiro padrão, que seria compatível com os dois utilizados no Brasil e com modelos de outros países.
Inmetro diz que mudança é “tecnicamente viável”
No início do ano, Costa solicitou uma análise de impacto regulatório ao Inmetro, e o órgão apontou mais prejuízos que vantagens para a substituição de plugues e tomadas no Brasil. Então, o secretário teria dado uma bronca em Angela Flôres Furtado, presidente do Inmetro. Ela diz em comunicado que “não existem divergências” e que há um “debate salutar”.
Depois, o Inmetro publicou uma nota técnica assinada por Angela que considera “tecnicamente viável a disponibilidade de outro padrão internacional de tomada”. O documento diz ser possível “flexibilizar a adoção de outro padrão de tomada preferido pelo consumidor, de acordo com a melhor aderência aos plugues de seus equipamentos eletroeletrônicos”.
Angela Flôres Furtado, presidente do Inmetro
Para flexibilizar a tomada de três pinos, seria necessário convocar uma reunião do Conmetro, conselho que reúne nove ministros e os presidentes do Inmetro, ABNT, IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor), CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
A preocupação da equipe econômica é que, em uma reunião como essa, os ministros iriam perder tempo “com discussões pouco importantes”, segundo o Valor. Seria necessário convocar os ministros da Justiça, Defesa, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Regional/Cidades.
Existem 14 tipos de plugues para tomada no mundo
De acordo com a IEC (Comissão Eletrotécnica Internacional), existem 14 tipos de plugues ao redor do mundo, sem contar as diferenças de corrente e tensão elétrica. Foi ela quem criou o IEC 60906-1, padrão usado como base para a tomada de três pinos no Brasil, e para um modelo semelhante na África do Sul.
Outros países não adotaram o padrão da IEC; na verdade, a União Europeia é contra a padronização de tomadas, pois isso levaria mais de 75 anos e geraria custos de €100 bilhões.
Por que existem tantos plugues diferentes? O IEC explica que poucos faziam viagens internacionais no início do século XX, quando a energia elétrica passou a se popularizar, então cada país tomou a liberdade de criar um conector próprio. Além disso, os esforços de padronização acabaram sendo adiados para os anos 50, depois da Primeira e Segunda Guerra Mundiais, quando as redes elétricas já estavam bem consolidadas.
Mapa mostra países que usam mesmo tipo de plugue: o Brasil tem padrão próprio, assim como a África do Sul; confira aqui a versão interativa.
Com informações: Valor.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Ainda assim há uma melhora significativa na segurança, substituindo peças desgastadas com folgas, corroídas , suscetíveis a faiscamento por mal contato, superaquecimento e curto-circuitos.
Tão importante quanto, é fazer a substituição dos disjuntores NEMA (os pretos, de baquelite) pelos novos modelos DIN (brancos compactos), e em instalações anteriores aos anos 90, a troca completa da fiação tanto por conta do ressecamento quanto pela a qualidade do material.
Por fim, deixo aqui dois ditos populares:
* Segurança nunca é demais
* Com eletricidade não se brinca
Esse é o melhor padrão...
Baseado na melhor "cultura" desta pocilga de merda: o jeitinho brasileiro.
Hahahaha.... Meu caro amigo virtual, vivemos numa pocilga de merda, onde 90% do povo é lixo vagabundo.
Eu, quando jovem, já fui "moderado".... Não dá...
Quando se trata de esquerdomerda vagabundo (desculpe o pleonasmo) e a bosta do "politicamente correto", tem que mandar se foder mesmo! Fedem!
Você me parece inteligente. Gostaria de recomendar um livro (ler é bom demais): A Revolta De Atlas - Ayn Rand... Está baratinho na Livraria Cultura...
Eu tenho posição. A moderada e lúcida. Recomendo que experimente.
Ah não tinha Sério ? Isso é mentira pois existiam as TOMADAS NEMA Mistas "Universais" ou tomadas de computador que eram só para pino chato de computadores/nobreaks ! Portanto tomadas e plugs com aterramento existiam Sim ! Esqueceu que os computadores vinham com padrão pino chato + terra (Americano) ? inclusive tinhamos as de 20A de maquina de lavar de 3 pinos chatos ! eu mesmo tenho um monte dessas tomadas guardadas ! Inclusive montei 2 extensões com caixa metalica aterrada na carcaça e 5 tomadas 2p+t universais 15A da STECK !
Já faz*
Claro que não.
Ok ok Pasquale. Mesmo assim não invalida minha afirmação.
Linguagem coloquial é outra coisa. Isso aí foi só erro gramatical mesmo.
Então, isso se chama linguagem coloquial. Não utilizarei vocabulário formal em comentários na internet.
Vixe. O negócio é pior do que eu pensava. 🤦🏻♂️
"No sentido de existir, acontecer ou de tempo decorrido, o verbo “haver” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, não flexiona para o plural, permanece no singular. A flexão do verbo “haver” – “houveram” – no pretérito perfeito, no plural, não existe na Língua Portuguesa."
https://m.mundoeducacao.bol...
??? Ta chapado?
Mais fácil deixar com o Guedes
Rex - Xenoblade Chronicles 2
Beleza, fera. Mas quando você vai estudar um pouquinho de gram
Ok. Me perdoe por chamá-lo de burro, não precisava partir pro xingamento.
Ñ tenho revolta pelo o governo, só acho o mais bizarro que outros e vc que ñ entendeu. Mas sempre volta a historia da corrupção e que o governo atual é “diferente”. Culpa do PT! Pois bem!
A bolsa batendo recorde? hahahaha e o que aconteceu com a bolsa ñ foi um ato do governo atual, mas fruto de atitudes que foram tomadas anteriormente, mas a reforma da previdência vai trazer de volta a esperança para pessoas como vc.
Ah! Tive que explicar, porque chamar cavalo de burro é de uma ignorancia sem tamanho!
Paz!
Tem que criar vergonha na cara e fazer o aterramento, o povinho inoperante.
Não entendeu nada do que eu disse. Primeiro que eu fiz uma leve comparação apenas pra mostrar que os governos anteriores foram muito mais ridículos (a menos que alguém não ache mais ridículo a corrupção, eu entendo a revolta pelo governo Bolsonaro). E você não demonstrou o contrário nenhuma vez em dois comentários.
Em segundo lugar, não te chamei de esquerdista. Apenas o 'Cortana' msm, pois aquele eu conheço seus comentários, não é de hoje.
Em terceiro lugar, as decisões tomadas pelo governo já estão "batendo" na minha vida. Pra começar, bolsa "batendo" 100k tá ótimo e a tendência é aumentar. Fora as propostas que já citei no comentário anterior, não fosse o Congresso atrapalhando, mas enfim...
Em quarto lugar, é sério que tu foi explicar o teu avatar? Engraçado dms. Mais uma prova do que eu disse: faz jus à sua burrice.
É meu último comentário. Flw.
Só rindo para ñ chorar. Mas vamos lá, porque para fanático, eu gosto de responder.
Sou”esquerda” porque ñ apoio o atual governo, que é puro demais e só faz coisa boa! Tá bom! Porque o ignorante/retardado do presidente viveu na mamata por tanto tempo e que ñ entendeu como funciona a politica no Brasil.
Mas fica ai, quando bater em sua vida todas essas descisões tomadas por esse governo bizarro, que é um reflexo de quanto existem brasileiros sem noção, a gente volta a se falar.
E para finalizar, burro é vc que ñ sabe que o Bojack Horseman é um cavalo sem raça. Paz!
Mais bagunça? O cara que reduziu ministérios dispensáveis, propõe privatização de estatais que só dão prejuízo e servem como pano pra corrupção, reforma tributária, pacotes anticrime, caixa preta BNDES, etc, etc é ridículo.
Nao foi mais ridículo investir dinheiro público fora do país, usar estatais pra lavagem de dinheiro, não foi mais ridículo as pedaladas, o aumento do desemprego, aumento da gasolina, da desvalorização do Real...
Vamos ser oposição, vamos ser contra o governo Bolsonaro, mas ser hater e cego é coisa de retardado e burro. Aliás, tua foto já diz tudo neh?
Esse governo é o mais ridiculo de todos, vide que em menos de 1 ano tivemos mais bagunça do que outra coisa. Ah! Mas é a culpa do PT!
Eu ainda não consigo achar desvantagens na substituição do 110V para 220V em definitivo, só acho uma coisa super chata e confusa as regiões do Brasil serem divididas por tensão, trazendo confusão a todos que moram aqui, maior parte da Bahia e Sergipe é 220V, exceto algumas cidades que são 110V, já imaginou a confusão?
em São Paulo na região metropolitana a tensão é 110V e algumas cidades do interior e do entorno são 220V, já viu como é confuso?
RS e SC idem.
Não temos um padrão de tensão elétrica, é discutível essa questão que qual padrão adotar, mas eu acredito que é mais viável as regiões 110V migrarem para 220V do que o contrário.
Maquinários pesadíssimos maioria funciona em 220V/380V, e com certeza devem ter ligações das bobinas para serem alteradas de acordo com a tensão a ser utilizada, pra mim o maior problema da região sul e sudeste são os equipamentos domésticos como microondas, geladeira, maquina de lavar, ar condicionado de uso doméstico, chuveiros e lampadas fluorescente, alguns tipos de dispositivos que quase todas são ligadas em 110V e daria muito trabalho para trocar tudo para 220V, mas os maquinários elétricos pesadíssimos já trabalham 220V, principalmente na região sudeste em que as indústrias adotam redes bifásicas e trifásicas 220V/380V, já nas regiões 220V é utilizado redes monofásicas 220V para residências e trifásicas 380V para indústrias ou residências de grande porte, eu posso afirmar pra TI que se vc for em qualquer indústria ou até em uma oficina do lado da sua casa, pode ter certeza que eles utilizam no mínimo uma rede bifásica 220V,
existe maquinário que funciona em 110V? sim, existe, mas maioria é de baixa potência, os de alta potência(que são utilizados pelas indústrias) são os 220V e 380V.
Enfim, os maquinários já são preparados para 220V, até os que são ligados em 110V, todo motor/maquinário tem bobinas que possuem terminais para configuração, que dependendo da tensão será feito um tipo de ligação série ou paralelo das bobinas, através desses terminais podemos dizer se essa máquina será ligada em 110V, 220V ou 380V, e isso não é algo tão difícil de fazer, mas não é algo que uma pessoa que não entende nada de elétrica consiga fazer vendo um tutorial na internet, a mesma pessoa que instalou sua máquina provavelmente tem a capacidade de mudar os terminais da bobina.
Mas uai, o melhor adaptador para essa tomada é o alicate...
Esses 30% vem do simples fato que Rio de Janeiro e São Paulo tem quase 63 milhões pessoas juntas, com esse número você tira de base o percentual referente de toda a população do Brasil e voilà.. Isso fora o fato de que São Paulo de longe tem o maior número de indústria do Brasil, das quais são automobilística e trabalham com maquinários elétricos pesadíssimos.. Então se for por bem na balança os 30% ficaria só na parte urbana, a industrial poderia ser mais uns 12%.. Então não tem como fazer essa separação.. Não por agora como eu falei anteriormente.. Mas quem sabe no futuro, com empresas mais verdes e mais polos energéticos variando de outras fontes, como as de onda.. Isso considerando uma grande costa litorânea que São Paulo tem.. Com certeza daria certo.
Abs
Em comparação aos 110V em relação ao consumo não é mais e NEM menos econômico, a tensão elétrica não vai influenciar no consumo de um equipamento que esteja funcionando perfeitamente, oq influência no consumo é a potência que é medida em watt, e cada equipamento tem um consumo específico, que não tem nada a ver com a tensão elétrica.
mas uma instalação elétrica em 220V de qualquer ambiente sairia mais barata devido ao custo dos condutores, que como poderá ser utilizado condutores mais finos, terá custos mais baratos.
Do que é que vc discorda exatamente?
Pq padronizar os estados que são 110V em 220V iria fazer o consumo subir em 30%?
só pra vc saber, usando mais uma vez o exemplo do chuveiro elétrico de 6800W, o consumo de energia dele ligado em 110V ou 220V seria o mesmo, o valor da conta de energia não iria mudar, a unica coisa que iria mudar seria a corrente devido a diminuição da tensão ou aumento da tensão, oq não significa que aumentou sua potência=consumo.
né a toa que o consumo de energia é medido kWh(quilowatt-hora) e não em A(Amperes ou corrente elétrica).
por isso eu afirmo que migrando de 110V para 220V não iria haver aumento de consumo algum, talvez gastos para mudanças de alguns equipamentos antigos, mas instalação elétrica e vários outros detalhes não seriam necessários haverem mudanças.
mas fiquei curioso, como o consumo iria aumentar em 30%?
a potência elétrica dos equipamentos continuariam a mesma, só iria mudar a corrente elétrica, que possuem uma certa relação, mas não são a mesma coisa e são critérios diferentes usados para calcular o consumo de energia.
como assim o contrario não acontece? a tomada de 20A 3 pinos aceita todas as variações brasileiras, o unico erro da nossa norma é ter dado opções mais baratas, deveria ter só 1 tipo, o que eu citei, que aceita todos os plugs brasileiros e europlug.
Sim, mas que tivemos governos mais ridículos do que esse, tivemos...
E não precisa estudar história, basta ver que os comentários desse 'Cortana' são claramente (e muitas vezes explicitamente) de cunho esquerdista.
O cara é esquerdista e não gosta do Lula? To pra conhecer um. Logo, Marcelo foi cirúrgico na sua colocação...
Interessante cara não sabia dessa, claro que eu estava falando sobre as tomadas apenas o que eu falei vale para qualquer pais na verdade, mas sobre a tomada dei uma pesquisada depois de ler a matéria e vi essa imagem se for isso mesmo achei bem bizarro pro Brasil https://uploads.disquscdn.c...
Pois é...
E seu comentário fede a esquerdomerda...
Discordo, isso geraria um alto custo para as prestadoras de energia eletrica nos estados que o 110v é padrão.. O consumo poderia subir até 30% e quem acarcaria com esses custos seria o Brasileiro, pois iriam dividir essa conta pra cada estado uma vez que se repassase apenas para esses dois estados seria inviável para os consumidores.. Mas quando Angra 3 tiver pronta pode ser um caso pensado.. Mas agora não.
Tem muita coisa que não fazia sentido pra mim, inclusive os mecanismos de mercado que contribuem ou atrapalham o surgimento de padrões cada vez melhores.
"não fazer sentido", na maior parte do tempo, está relacionado com a falta de entendimento num assunto, do que uma real incongruência do mercado.
E ter humildade de saber que posso estar errado, é o que me faz aprender mais e compreender algo que antes "não fazia sentido" pra mim. Mas é algo que levo pra mim, eu só queria saber qual era a opinião do Fabrício.
Mas o contrário não acontece, as de microondas por exemplo. Aqui não tem essa coisa de colocar um tomada pra isso ou aquilo... Aqui você não vai encontrar um plug que não vai encaixar na tomada por causa da espessura do pino.
É verdade. Inclusive, você pode me emprestar o cabo do seu iPhone pra eu carregar meu Android? Ou então me emprestar a fonte do seu notebook pra eu carregar o meu?
"Criticar governos vagabundos eleitos por um povo lixo, é o que mais eu sei fazer." diz muito mesmo sobre vc ;)
Ele disse que não entende, você poderia ter sido gentil, e explicado a ele, ao invés de questionar a personalidade do mesmo com perguntas. mas explicando pra voce; o ponto dele faz total sentido, a frase "tem coisas que não entendo", não foi uma alusão ao fato de não conhecer economia, foi ao fato de na lógica, não fazer sentido uma nova troca dados os argumentos ali apresentados, tudo uma questão de interpretação. Abraços.
tomada com projeto de rebaixo para não tomar choque, com proteção contra inversão de polaridade, e plugue mais firme não melhoram a segurança?
tu pode usar uma tomada de 20A de qualidade que ela vai aceitar sem folgas os plugs de 10A, ou seja, ela é universal.
Na minha casa todas as tomadas são de 3 pinos e 20A, não encontro dificuldade de usar nenhum plug brasileiro ou europlug.
como aplicar um encaixe justo e rebaixo para plugues não padronizados?
O problema é isentar os fabricantes brasileiros, o que parece que vai vim de brinde com isentar os importadores.
Em que o padrão Schuko é mais seguro que o nosso? temos aterramento, temos rebaixo, temos impedimento de inversão de fase e neutro (me parece que o deles não tem), e nosso plug é mais compacto, o que pra mim é uma vantagem.
Não diga! E não era melhor uma tomada fêmea universal?!, capaz de suportar as de 10 e 20A? Aqui na França é assim, não tem uma pra de 10A outra pra de 20A, uma com dois pinos e outra com 3. Zona do cacete!
Minhas tomadas são todas de 20A, funcionam perfeitamente com plugues de 10A e 20A.
Se for pra simplificar (e eu sou a favor), acaba com as tomadas de 10A, mantem só as de 20A, e deixa os 2 tipos de plugue, pq eles não atrapalham em nada.
o de 3 pinos e maior não é o europlug, ele é uma gambiarra de diversos padrões que tinham na Europa e foram juntados e foi meio que tornado um padrão pra funcionar nas tomadas.
Então que liberem exclusivamente plugs que encaixam nas nossas tomadas atuais sem novos adaptadores mas que não sigam algum detalhe especifico da nossa norma, não liberem o padrão americano por exemplo, nem outros estranhos que temos por ai.
Criticar governos vagabundos eleitos por um povo lixo, é o que mais eu sei fazer....
Nesta pocilga de merda em que infelizmente nasci, e fui muito burro por não ter vazado dessa fossa moral, quando era mais novo, NUNCA teve um presidente decente...
O Bolsonaro é o primeiro presidente que esta bosta já teve. E em seis meses de governo, com um congresso de bandidos atrapalhando, vejo um monte de escórias criticando...
Os bandidos estão fazendo oposição a mim, que trabalho e pago o salario deles... E tem um povo lixo vagabundo (90%) que ficam criticando. VTNC!
O terceiro padrão é esse aqui
https://uploads.disquscdn.c...
Pois é... Já ouviu esta frase?
“Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”...
Meu caro, assuma uma posição, pois é sua vida e a das pessoas que você ama (espero que muitas)...
Não seja um NPC, nesta sua existência.
Como é possível um país ter líderes tão incompetentes?
Então parça, se estudar um pouquinho de história você vai ver que houveram mais do que 2 governantes no Brasil durante a história. Ou seja, não gostar de um não significa que você necessariamente tem que gostar do outro.
Nosso padrão de tomada era velho e ultrapassado, não tinha nem "terra" que é um recurso simples de segurança e muito importante. Se quissemos ter um terra, teria que comprar no padrão Europeu. Quem comprava eletrodomesticos em 90 e 2000 sabe como era ruim não ter o terra.
O governo já fez a parte dele e já impôs o padrão que, apesar da resistência inicial, foi bem aceito e hoje é padrão de facto, sua força hoje independe de obrigação.
Exatamente, o melindroso!
E o Governo Federal acaba de aderessar finalmente a solução do maior entrave da economia e fonte de desigualdade social no Pais.
Sim, afinal o mundo é binário: ou você é um conversador imbecil ou um esquerdista defensor de corruptos. Não há outra alternativa.
Ué, de que adianta pegar o mais barato e não ser o melhor, mais seguro ou mais compatível?
A Pial.
Tem muito mais gente importanto da China, que costuma disponibilizar o UE Plug, do que dos EUA. Fora que o custo para as empresas que exportam com destino para o Brasil é irrisório, bastando usar o plugue europeu (coisa que as empresas já fazem)
Óbvio que sou a favor de obrigatoriedade do padrão de tomada. Pois antes de adotarmos um padrão era um verdadeiro inferno ter quatro diferentes tipos de tomadas em casa: a de dois pinos cilíndricos e os dois pinos chatos geralmente estavam na mesma tomada, mas não aceitavam a de dois pinos chatos com terra cilíndrico e muito menos os dois pinos chatos assimétricos, e para piorar, ainda tinha também (geralmente para cozinha, lavanderia e ar condicionados) o padrão de três pinos chatos á 45°, não se esquecendo da tomada de telefone que tinha 4 pinos chatos. Todo país civilizado tem normalizado seu padrão de tomadas, por quê mudar agora que todo o Brasil utiliza o mesmo padrão finalmente?
esse governo inútil realmente não tem mais o que se preocupar além de besteira
Desde o golpe republicano.
Ah claro, ótimo era o seu amado de Curitiba...
O Peixe Bolha deve ser cego...
voce disse fhc aquele melindroso?
Pelo amor de Deus gente, tanta coisa pra resolver nesse país e o problema é acabar com a "tomada do PT", pelo amor de Deus, que desgoverno nojento!!!
Bom, o Estados Unidos adotou alguns padrões que apenas eles utilizam, no MUNDO é utilizado km/h para medição de velocidade, enquanto que apenas e exclusivamente no estados unidos que é usado o mp/h, tudo pra ser o diferentão, e existe mais outros padrões que o estados unidos difere do resto do mundo, mas como é o estados unidos a gente ouve assim:
"oh, mas é o EUA, são totalmente independentes, os caras são fodas"
(e realmente são fodas mesmo)
ser o diferentão só vale quando é o estados unidos?
A preocupação desse homem, jesus cristo. Não tem projeto algum mesmo.
Essa daí eu tmb não entendo kkkk
mas tem que levar em consideração a consideração o cobre utilizado no cabo que sai deles, talvez seja mais robusto que o vendido no mercado.
Minha tia tem (ou tinha) uma máquina de lavar com padrão australiano, pensa na treta pra achar adaptador.
É algo q nunca entendi em chuveiros. Recomendam usar cabo de 6mm², mas o cabo que sai deles é de 4mm²...
Pq 220V é mais econômico?
Esqueceu de validar o argumento com "não é difícil entender"
Se a residência não dispor de aterramento fica na mesma o quesito de "segurança" ! falo isso pois fiz a substitução de uma tomada na residência da minha avó (Apartamento velho com mais de 40 anos construido) e lá não possui um ponto de aterramento exceto no chuveiro !
Teoricamente, o correto é dizer que é tomada do PSDB, pois (segundo a matéria) ela foi exigida no ano 2000.
Na verdade a história foi o seguinte ... a IEC tinha desenvolvido esse padrão para começar a ser implementado na Europa ... A Italia e outros paises rejeitaram adoção ! a Francesa Legrand com sua fábrica investiu em material como moldes e devido rejeição do padrao, a sua fabrica ficou inutilizada !, Boatos que eles trouxeram os moldes para o brasil e deve ter rolado um suborninho para a "ABNT" adotar o padrão !, tem uma entrevista (se me recordo bem) com um ex executivo da Pial Legrand falando a respeito disso !, o brasil tava estudando adoção do padrão SHUKO ou o padrão Nema 5-15P que é adotado nos USA/Canada e uma variação adotada no Japão !
Sinceramente essa nbr só trouxe transtornos para a população desde que foi tornada
a sua obrigatoriedade ! pois o objetivo era de existir somente 2 plugs ! na pratica ficaram os plugs com 2 capacidades 10A e 20A e variação com e sem aterramento ! Porem na verdade existem 6 plugs pois existem uma variação fora de norma de 16 A feita para poderem usar cabos com condutores de 1,5mm2 ,fora a alegação que esse modelo supostamente "seguro" não tem função prática, afinal a maioria das residências não dispõe de aterramento (podem perguntar para qualquer eletricista ou eletrotécnico !) aqui em casa só tem aterramento em circuitos dedicados (chuveiro,torneira eletrica,maquina lavar).
Já passou da hora de acabarem com a obrigatoriedade dessa aberração ! o Inmetro devia se preocupar com a qualidade horrivel dos materiais elétricos disponiveis no mercado !
Não, as empresas que já usam o padrão de 3 pinos vão continuar a usar (porque o padrão não vai ser proibido).
E as tomadas antigas geralmente vinham com suporte a vários padrões e ninguém nunca reclamou até sair o padrão de 3 Pinos que nenhuma tomada tinha suporte.
Mas concordo, a cagada já tava feita e o mercado já tinha meio que se acostumado, mas também não vai ser o caos, já que o mercado já está acostumado com esse padrão.
Só concorda com essa ideia do governo quem não conhece o mínimo de elétrica ou quem é contra o o governo atual, quem entende sabe que esse padrão brasileiro é seguro, em relação as folgas de certas tomadas é simplesmente culpa dos fabricantes, se comprar uma tomada de um fabricante decente, vc não vai ter problemas porra.
Boa noite amigo, essa tomada mais espessa do micro-ondas , é de amperagem maior, 20A, as normais são de 10A, por isso a diferença.
Bom, o que entendi: o que não vai ser obrigado é adaptar produtos importados com padrões de tomadas diferentes pro nosso padrão, o que hoje é obrigatório. Mas se isso vier a cabo as empresas pelo menos precisam oferecer um adaptador na caixa. O duro é que daí aquela régua com as tomadas quase todas coladas umas nas outras...
Basicamente vão fazer quem nem os chineses dos ali e ebay da vida: vende um produto com tomada diferente do nosso padrão e mandam um adaptador junto.
Quem decretou que essa tomada era obrigatória e inclusive proibiu a venda de modelos antigos E adaptadores do padrão novo pra padrões antigos ocorreu durante o governo Lula. Então...
sempre que compro algo no exterior para ele vir com a tomada de 3 pinos usada aqui tenho que escolher o padrão europeu (EU Plug)
Tambem penso mesmo aaaah nao ser volte com padrao anterior funciona praticamente com qualquer produto.
compatível c o europeu de 2 pinos né*, pq o de 3 é redondo e bem maior
Nossa cara olha esse mapa no final da matéria porque o Brasil tem que ser o diferentão
"assessores presidenciais dizem que esta é a “tomada do PT”. "
Espero que isso seja uma má interpretação do tecnoblog, o governo usar esse palavreado só mostra que está despreparado, não sou contra alguma mudanças impostas por esse governo, mas essa claramente aparenta ser uma super burrice, esse padrão é seguro e o problema do brasileiro médio por causa desse padrão era a pura preguiça de por o terra, coisa que continua acontecendo.
Com qual base vc afirma que é mais barato trocar de 220V para 110V?
quer dizer que é mais barato as pessoas que moram nas regiões de 220V ter que trocar TODA instalação elétrica e investir em cabos de maior diâmetro devido a diminuição da tensão e consequentemente o aumento de corrente do que ter que as regiões 110V adotarem o 220V e não precisarem trocar a instalação elétrica? sendo necessário apenas trocar alguns equipamentos que não são bivolts, como ventilador, geladeira e lampadas?
Na verdade é mais viável padronizar tudo para 220V pela questão do diâmetro dos condutores, pois não seria necessário "trocar" toda instalação, diferente de uma padronização para 110V em que seria necessário trocar toda instalação elétrica.
vejamos, em uma instalação 220V um chuveiro elétrico de 6800W irá consumir em torno de 30A, na tabela nominal de corrente máxima de condutores, um condutor de 6mm² suporta até 36A, esse seria o condutor necessário para utilizar na instalação desse chuveiro,
agora vamos imaginar se a rede fosse 110/127V, esse mesmo chuveiro de 6800W iria consumir 61A em uma rede 110V e 54A em uma rede 127V, se o condutor de 6mm² só suporta até 36A, oq irá acontecer se ligarmos esse chuveiro em uma rede 110? o cabo irá derreter, haverá um curto circuito e talvez até um incêndio, qual a solução? usar um cabo de 10mm².
resolvido? SIM, mas agora vamos comparar o preço do metro do cabo de 6mm² pro cabo de 10mm², obviamente o cabo de maior diâmetro será muito mais caro, logo, uma transição de 220V para 110V será necessário investimentos, já uma transição de 110V para 220V da até para aproveitar toda instalação, já que não seria necessário substituir os condutores.
é assim que funciona, Aumentou a tensão? diminuiu a corrente, se diminuiu a corrente, podemos utilizar um condutor de diâmetro menor, consequentemente mais barato.
Qual empecilho de padronizar tudo para 220V? as regiões 110V que possuem muitos equipamentos projetados apenas para 110V, como ventiladores, geladeiras, microondas e as lampadas fluorescentes.
Ja viajei muito e sinceramente achei o padrao brasileiro o mais seguro de todos! Impossivel tomar um choque... coisa que nao acontece no padrao americano por exemplo.
Outro fator que considero relevante eh que as tomadas realmente ficam seguras (sem possibilidade de cair e/ou desconectar pelo peso) quando conectadas algo que tambem nao acontece no padrao americano
Adjetivo preciso para todos desde a colonização
É intenção é que não funcione mesmo para evitar sobrecarga
E vc chegou a essa conclusão com base em um comentário criticando um governo? Uau!
É a Nova Era, Deox acima de todos.
Mais uma super medida do Governo!
Ah para, tivemos vários governos mega ridículos..
Sim, e é por isso que todos estão reclamando, voltaremos a ter 3 plugs ou mais sendo vendidos no Brasil exigindo mais adaptadores e nova troca de tomadas.
Did I heard: "queer"?
Beware, he could be friend of some weird-hair orange with tiny hands.
Simples, veja como era antigamente em que existiam pelo menos 4 plugues diferentes de tomada no Brasil.
E como várias casas já tem o padrão de 3 pinos e formato sextavado, não tem como serem compatíveis com produtos com pinos americanos ou argentinos por exemplo.
Logo o padrão universal que você defende é todos trocarem mais uma vez para novas tomadas, e como tomada americana e argentina usam 2 slots, todos terão que trocar os espelhinhos e dependendo até o suporte da tomada também.
Já vi que para você, inteligente é o novededos e a dilmanta, a mulher sapiens, estocadora de vento...
Uma coisa eu digo, trocaram o padrão, mas a qualidade dessas tomadas é uma bosta! Pelo menos as tomadas de parede. E ainda criaram uma com pinos mais espessos, para microondas, que não entra nas tomadas normais, ou seja, é uma bagunça! Prefiro o padrão europeu, aceita dois tipos diferentes na mesma tomada, compatível com nossos plugs de dois pinos atual.
seria interessante tirar a obrigatoriedade do terceiro pino. e manter o formato 2 pinos, pois quase ninguém tem aterramento em casa.
Pois é, você colocou uma grande condicional aí: caso importe. A questão é que mesmo importando dá pra escolher padrão europeu do plug, se for comprado na China.
Mas enfim, a ideia nem é fazer uma tomada nova, ainda nem foi decidido exatamente os detalhes disso.
Se for isentar só os importadores, aí fica num meio termo razoável.
ok, depois que não for mais obrigado a seguir o padrão, quantos outros adaptadores terei que comprar?
se cada eletro que eu comprar não seguir um padrão, é uma merda a tomada, mas agora a maioria já mudou, então deixa essa merda aí.
oh no you have an english nickname. oh my gosh, i've proud you , I think so, yeah I do, you're so shine. Give that queen the crown.
Eu li a noticia sobre o pino de 3 pontas no G1 e lá está explicado melhor, a industria brasileira não será obrigada a mudar novamente o pino, na verdade o governo quer acabar com a obrigatoriedade da industria de importar produtos de outros países e antes de pôr a venda alterar para o pino padrão brasileiro!
Prove.
Obrigatoriedade do padrão não está errado. É assim em qualquer país do mundo. Errado foi ter criado esse padrão jabuticaba que só existe no Brasil.
Tá vendo o mapa dos padrões no mundo ali em cima? Tá vendo como ele é dominado pelo azul petróleo? Então você adere a esse padrão e pronto. Não reinventa a roda. Ah não quero esse. Adere ao vermelho então que também está bem na fita. Mas não, criaram essa jabuticaba só pra dar dinheiro a político sócio de fábrica de adaptadores e tomadas.
Agora acabar com a obrigatoriedade pra que? Pra dar mais dinheiro ao sócios dessas fábricas de adaptadores?
Antes de 2010 as empresas vendiam com o plug que queriam, não importando qual era mais popular.
Na minha casa antiga eu tinha 3 tipos de tomadas, as de 2 pinos com suporte a padrão europeu e americano (Com pino reto de tamanho igual), tomada compatível com 3 pinos americanos e tomada padrão Argentina/Austrália.
E para variar, nenhum produto dizia na embalagem qual plug usava, então era normal ter surpresas com plugs desconhecidos e ter que trocar tomada para um padrão e perder compatibilidade com outro.
Hoje temos um padrão único de plug variando apenas se é 2 ou 3 pinos e o governo quer estragar para voltar ao caos de antigamente, pois hoje todos sabemos que em qualquer produto que comprarmos teremos plugues sextavados de 2 ou 3 pinos.
O problema é que as duas maiores cidades, Rio e São Paulo, adotaram o 127V para consumo residencial e pela dimensão das duas cidades e quantidade de pessoas impactadas é inviável alterar para 220V, na minha casa por mais tenha tomadas 127V e 220V por eu ter um alto consumo, mas a grande maioria da população dessas duas cidades só tem tomadas 127V ou no máximo 220V só no ar-condicionado split, o melhor mesmo é a industria só vender produtos bivolts!
Um plug custa R$3.
Uma tomada custa R$8.
A substituição das tomadas antigas custa pouco e aumenta muito a segurança.
Com a inteligência rara do presidente, esse risco nós não corremos.
Aí você compra um aparelho que vem com plugs padrão A (como se fosse comprar um iPhone nos US and A), aí você precisa comprar um adaptador ou trocar as tomadas da sua casa pela tomada nova que vai aceitar vários plugues...
Se o bolsonaro descobrir a cura pro cancer nego vai reclamar , guardem isso
É mais barato quem usa 220v trocar para 110v que o contrario. A maior parte dos estados relevantes usam 110v.
Esse país não pode ser sério... Não corre o menor risco de dar certo!
Se existem vários padrões, então não existe padrão.
Usando o plug padrão IEC e seguindo as normas de segurança choques não acontecem.
Este é um governo técnico baseado em fé e narrativa.
220V é mais seguro e econômico por demandar metade da corrente elétrica para fornecer a mesma potência. Em 220V pode se usar fios mais finos, implicando diretamente no custo da instalação elétrica.
Acho o padrão atual muito bom, principalmente em relação à segurança. Eu concordo com a obrigação de fabricar plugues no padrão atual, mas não com a proibição de importação de produtos com plugues diferentes do padrão nacional.
O padrão "Brasileiro" que foi criado por uma comissão internacional em 1986!
Padroniza tudo para 110v é mais seguro.
No caso, padronizar tudo pra 220v, é mais econômico.
Qual empresa?
Sabe o que realmente deveria ser debatido??? Padronizar 110v ou 220v!
O colega está correto, o nariz de porco aceitava plugues europeus e americanos numa tomada só.
Apesar desse modelo atual ser muito mais seguro, essas precauções também poderiam ter sido aplicadas no modelo extinto.
Se tirar a exigência do formato da tomada, pelo menos tenq exigir um adaptador pq né, ai é foda
Essa imagem aí tá erradíssima, a Europa tem diferentes plugs aterrados. Tem os Type E, F, G, J, K e L. Sim, todos são compatíveis com o Europlug de dois pinos, mas aí até o BR é.
E o mais caro também.
Antes de ser obrigado a vender apenas um modelo, as tomadas brasileiras eram compatíveis com a maior parte dos cabos vendidos no mundo.
Ah, vai a m... Aqui em casa reformamos tudo em 2013 e passamos tudo para o padrão novo. Agora tem que destrocar, não saber coisa alguma porque os lunáticos do governo acham que a tomada é do "PT".
Por que não iria? O que levaria uma fabricante nacional produzir um eletrônico com um cabo que não seja universal? E por que as fabricantes de tomadas iriam manter um modelo único se importados puderem ser vendidos no formato de seu país de origem? O Mercado saberá se adaptar e a melhor forma de adaptação é a tomada universal.
Verdade! Tens razão!!!
Sempre defendi o padrão brasileiro que não é brasileiro, mas sim europeu.
Também defendo a normal que OBRIGA as casas a terem aterramento, coisa que os onga bongas brasileiros não cumprem, assim fica o terceiro pino, infelizmente inútil, queimando aparelhos e dando choque no chuveiro e outras merdas de uba dubas, porque quer economizas mil reais na construção.
O padrão brasileiro é um dos padrões mais lindos do mundo, baseado no padrão internacional IEC que por sua vez é baseado no EuroPlug que SEMPRE foi usado no Brasil. Os padrões Euro sempre foram os melhores que os US.
Essa birra contra a tomada Brasileira/Europeia é apenas coisa de cuckolding Americuck e de gente com preguiça de construir a porra do aterramento.
Espero que continue obrigatório, porque infelizmente no Brasil só fazem as coisas na base da porrada.
Só penso que os padrões da ABNT deveriam se publicamente disponível e um PDF sem um MALDITO PayWall.
Apenas lembrando que se você consegue carregar seu celular com microUSB é porque a Europa padronizou isso para acabar com os 50 tipos diferentes de plugs que cada fabricante usava.
Tá certo.
Um equipamento de 20A não conseguiria funcionar a contento em 10A.
Justificadissimo.
Exato. Só uma dica... porque vocês acham que a Apple faz os carregadores de MacBooks com o plugue modular? Se você compra eletrônicos na Europa ou Reino Unido, você vai ter o plugue do país certinho. O custo para a empresa é irrisório.
As industrias.. não você. Elas já fazem produtos destinados ao mercado europeu, não faz diferença usar aqui.
Sim, por que o maior dos problemas é o padrão de tomada o qual todos já estão acostumados. "Tomada do PT" os comentários abaixo já descrevem o quão absurdo chega a ser essa frase. A indústria não vai abaixar os preços por conta dessa regra. A indústria vai sim escolher o plug que bem entender, alegando corte de gastos e etc. Isso parece uma questão mais popular, para chamar a atenção dos seus minions e tirar o foco de outras questões importantes não resolvidas.
Sou a favor de manter a obrigatoriedade. Antes que não tinha um padrão, cada coisa que era comprada vinha em um modelo diferente, pino redondo, chato, duas pontas, três, 10A, 20A, redondo, quadrado, reto, em L...
Quem deve tá reclando devem ser crianças pré 2000 que não lembram de nada.
SE a questão principal era SEGURANÇA, conforme foi tão divulgado na época da adoção deste padrão específico, então deveríamos ter utilizado o padrão ALEMÃO.
Se a questão for segurança, como afirmaram quando este padrão foi "sugerido" por uma determinada empresa, deveríamos ter adotado o padrão alemão, chamado Schuko, considerado o mais seguro do mundo.
Brasil, Suíça e África do Sul só usavam... de um total de 85 países que deveriam usar.
Infelizmente, caímos novamente no lobby de uma determinada empresa...
Agora vamos a ironia... o "modelo universal" da foto acima só era usado no Brasil. Era uma gambiarra feita para suportar pinos chatos e redondos ao mesmo tempo. Se tiver dúvidas, vai lá buscar normas técnicas sobre o "modelo universal" no IEC. Não tem.
A tomada "exclusiva do Brasil": IEC 60906-1 (na verdade uma variante desta)
Não existe isso de "minha tomada tem que receber 500 tipos de tomada diferentes". Essas tomadas universais são mais caras de fabricar e tem menor segurança, já que tem diversas entradas e conectores metálicos internos para fazer tudo funcionar ao mesmo tempo.
Existem só dois plugs e duas tomadas e o de 10A encaixa na tomada de 20A. A única incompatibilidade aí é o plug de 20A na tomada de 10A.
Agora antes disso era a maior bagunça. Alguns aparelhos usavam padrão americano, outros europeu e as tomadas eram bem diferentes. Ar condicionado mesmo não era compatível nem com tomadas universais.
Liberdade de manter a obrigatoriedade, tá "serto".
Esse plug atual já é uma bagunça. Eletrônicos com maior potência, precisam de uma tomada diferenciada. Logo, o padrão não tem uma padrão, pois são de 10A e 20A.
Basicamente, uma piada pronta que só o Brasil adotou.
Qual o valor de um padrão que não é obrigatório? Sera que nos USA sou obrigado a usar o NEMA ou posso usar o EuroPlug?
O padrão atual começou a valer em 2011. Se quiser falar de estatística, quantas casas/apartamentos foram construídos antes e depois disso?
Quantas pessoas trocaram todas as suas tomadas após 2011? Qual tipo de tomada será que prevalece no Brasil?
O problema é que o modelo universal é bem inferior ao brasileiro atual.
Esse governo é imbecil, mas, essas tomadas são uma porcaria gigante. Muito melhor o padrão antigo que aceitava plug europeus e americanos. Mudar isso já ajuda bastante para quem viaja e trabalha.
Esse tipo de tomada é usada para equipamentos de alta amperagem. Também tem o caso deste tipo de tomada ser proibida em diversos países pela falta do aterramento, não sei como é a retrocompatibilidade dela com os outros formatos.
Mesmo assim, não é por causa disso que querem acabar com a exigência, pois senão o texto poderia muito bem falar unicamente sobre os aparelhos importados montados. A obrigatoriedade ainda permaneceria na indústria nacional e na importação de peças para fabricação.
E ninguém vai gostar de usar um carregador que não encaixa na tomada, a Samsung vai ter muita reclamação e vai perder vendas.
Inventar cenários fictícios que todo o mundo precisa de obrigatoriedade de tomada não cola.
A ideia é tornar a tomada universal como padrão. Assim plugs brasileiros atuais, da América do Norte, Japão e alguns países da Europa seriam compatíveis com as casas, sem necessidade de adaptador.
https://uploads.disquscdn.c...
Vão querer também voltar com bitolas de condutores em AWG em vez do padrão milimétrico? Depois de termos finalmente um padrão vão querer voltar com a balbúrdia.
A questão é que esse produtos a gente tras de fora, arca com as consequencias. Somos uma parcela muito muito pequena da população.
Agora, com a queda da obrigatoriedade, uma empresa nacional (digamos uma samsung) pode comercializar um produto aqui no Brasil sem mudar o padrão de tomada que ela já usa, digamos, nos Estados Unidos, já que é muito mais barato produzir plugues naquele padrão (hipoteticamente).
O custo da adaptação só é transferido da empresa para a gente, e vai sair mais caro pra gente, porque adaptador comprado no varejo é obviamente muito mais caro que o custo pra uma empresa.
E pior, impacta não só eu e você, como toda a gama de clientes dessa empresa, potencialmente pessoas de menor poder aquisitivo.
Isso sim que é liberdade!
Aqui em casa todos os plugues são os de três pinos. Caso individual não é estatística.
Tão improvável quanto todo o mundo sair do Whatsapp e usar Telegram.
E olha que o custo de fazer isso é zero. Imagine tomadas.
Tb acho, mas... Improvável? Não acho tanto, pq estamos no Brasil! A Rússia do hemisfério Sul! Kkkk
Sim, tecnicamente é:
Diferenciar as tomadas de 110V e 220V através de cores:- 110V: cor branca ou fosforescente;- 220V: cor preta ou vermelha.
Claro, poderia ter, como dizer... QUALQUER OUTRA SOLUÇÃO seria melhor que colocar um paragrafo em uma "norma" de 19 paginas sobre esse "suposto" problema.
Faz de conta que tu vai mandar quase 200.000.000 de pessoas trocar suas tomadas. Tu, o Igor é o responsável por isso.
Jura que tu não pensaria em algo assim obvio?
E lembra que a pessoa que decidiu isso é para ser muito mais estudada e com experiencia que tu nesse assunto.
Ainda assim. Um paragrafo.
Seria interessante que o contrário também fosse verdadeiro, que a nossa aceitasse todas as europeias também. Aí na minha opinião teríamos um padrão muito, mas muito bom.
Nessa altura do campeonato? Improvável.
Já não é assim? Já não era assim?
Todo mundo tem algum produto adquirido fora do Brasil, ou comprado antes do novo padrão, ou mora (meu caso) onde as tomadas não são do novo padrão
Sim, mas vinculado a isso o que pode acontecer é que entre 2 ou 3 tipos diferentes (mais baratos) e alguns lugares optem por esses. Aí é que tá o problema
O objetivo de se ter uma tomada de 20 A é aumentar a segurança dos usuários e equipamentos. Sem essa distinção fica muito mais difícil dimensionar os circuitos com segurança.
Governo de memes
Só vai cair a obrigação.
Tá amigão, mas a gente vai continuar pagando se a empresa vender um produto com um plugue diferente da nossa tomada, vamos ter que comprar adaptadores.
Não vai haver nenhum prejuízo porque já existe um padrão de facto que já foi imposto pelo governo.
Só cair a obrigação é ótimo porque algumas empresas poderiam usar outros padrões em casos especiais e importar maquinario de outros padrões.
Agora esse papo de criar outra tomada é besteira.
PS: sério que vocês são a favor de obrigatoriedade de tomada?
Sim, é compatível com o Europlug. Muitos importados já vem com esse plug hexagonal de 2 pinos que é igual ao padrão brasileiro de 2 pinos.
Na verdade não, porque não é você que vai escolher, mas a indústria. Aí você vai ou ficar preso a uma marca que por acaso decida usar o plug que você usa, ou ficar comprando adaptadores.
A intenção dessa mudança é para empresas poderem lançar produtos aqui sem ter que mudar o plugue que eles usam lá fora.
Se por um lado é benéfica porque teoricamente é menos custo pro fabricante o que se converteria em preço mais competitivo, por outro lado, acaba potencialmente transferindo o custo de adaptar a tomada pro comprador.
Potencialmente, porque o fabricante pode lançar a versão com o plugue europeu de 2 pinos.
Não falei que vão baixar. Mas você acha que um fabricante que traz seu produto pra cá e precisa remanufaturar o plugue elétrico o faz de graça?
Eu ainda acho que mesmo assim é parcialmente. Pois de fato tem eletrônicos de 2 pinos como os do Brasil, porém ainda tem de 2 pinos redondos. Como as tomadas tipo F. Acho que não funcionaria. https://uploads.disquscdn.c...
Normal não entender, economia é um assunto complicado mesmo. Só uma pergunta: quando você não entende algo, você genuinamente vai atrás de compreender? Ou quando você diz "não entende" está implicitamente dizendo "entendo completamente mas não concordo"?
Se for gerar mais gasto com adaptador, depois de 4 anos eu consegui adaptar todos meus Eletro e eletrônicos, agora se surge um com algo diferente e tiver que usar adaptador ficarei bem chateado.
oh no you're typing in english oh my gosh, i've proud you , I think so, yeah I do, you're so shine
Só argumento top👌 nessa seção de comentários!
Sim, o padrão de 3 pinos não é o mesmo encaixe, porém o outro (de 2 pinos e compatível com o nosso), de acordo com o mapa interativo publicado no post: Type C is probably the single most widely used international plug.
você pode importar (por meio legal ou não) e usar, vai funcionar, porém para uma fabricante que venda aqui não pode simplesmente trazer mesmo sendo compatível, pois é obrigatório adaptar conforme falei acima ao padrão especificamente daqui, mesmo que já funcionava antes com pinos totalmente de metal como é o padrão da maior parte da Europa, e é isso que dificulta, acabando com a obrigatoriedade, vai ficar como você já faz, as fabricantes que já funcionariam aqui sem precisar adaptar nada, poderão vender sem aderir ao padrão exclusivamente brasileiro.
Put* Merd* - agora que todo mundo já se acostumou? O pior é o custo de transição de volta! Já pensaram???? São loucos no poder!!! Meu Deus!!!
Se eu não estiver mto errado, é norma a tomada 220V ser vermelha
A indústria não fabricará o mesmo equipamento em 4 tipos de plug. E se o fizer, aumentará exponencialmente o preço dos itens, pois além de produção, existe toda a cadeia envolvida.
Não é porque é obrigatório que é ruim. Cinto de segurança é obrigatório evita milhares de mortes.
Nem todos da UE possuem esse encaixe. As tomadas redondas não funcionariam aí no Brasil. Portanto, o brasileiro é somente parcialmente compatível. Eu pessoalmente acho o padrão europeu excelente. Se tivesse que votar num global votaria nele.
Vai sim, amiguinho. Pode confiar!
daqui a pouco vão chamar até o flamengo de comunista com agenda de cotas raciais, pq tem vermelho e preto nas cores heauheuahe.
Os eletrônicos que compro na China peço com plug europeu e uso normalmente em qualquer tomada brasileira sem adaptador nenhum.
Eu só vejo gastos com adaptador
Claro que tem, pois além do pino do meio (exclusivamente no padrão Brasileiro), os dois pinos restantes são cavados ou seja são mais finos no corpo recoberto com plástico e só nas pontas são mais grossos, somente essa diferença é suficiente pra ter que adaptar uma tomada e encarecer o produto.
É só importar com o plug europeu, não tem segredo.
A maioria dos plugs europeus são 100% compatíveis com as nossas tomadas. Somente os com 3 pinos são diferentes. Não tem custo extra de adaptação.
Leiam a matéria da Valor. Está muito mais completa que esse resumo do Tecnoblog.
Primeiro que a presidente do Inmetro tinha emitido uma nota técnica dizendo ser inviável mais uma troca de padrão de tomadas. Depois de tomar um sacode do secretário de competitividade, ela mudou o relatório e disse que é "tecnicamente viável".
O objetivo do governo é facilitar que empresas importem e comercializem equipamentos elétricos no Brasil sem a obrigatoriedade das empresas mudar a tomada. Isso teoricamente facilitaria a competitividade dos aparelhos importados.
Aí o preço dos produtos vai baixar... hauhauhauhauhauhauhauhauhauahuahuah
Pessoal pegou birra desse padrão devido as dificuldades de transição. Obviamente foi preciso usar adaptadores por muito tempo. Mas agora tá todo mundo usando. Acabar com o padrão só vai fazer voltar aquela bagunça do ar condicionado ter um pino, o microondas outro, o computador outro e por aí vai. A maioria dos aparelhos com plug europeu são 100% compatíveis com as nossas tomadas (somente os com 3 pinos são diferentes), esse custo de adaptação não existe pra eles.
Acho que deveriam ser até mais específicos e padronizar tudo pra 20A, acabando de vez com incompatibilidade.
Eu pensei isso a princípio, mas como todo produto vendido aqui é obrigado a adotar o nosso padrão, nós pagamos por isso. Então acho que deixar de ser obrigatório é uma boa.
Já fazem quase 10 anos que é obrigatório o novo modelo. Nesse tempo, todas as residências construídas ou reformadas já passaram pela alteração. Todo equipamento novo também já é nesse padrão.
Em casa não possuo nenhum aparelho que necessite de adaptador (nem importados, pois a versão EU segue o mesmo encaixe).
Ter a desobrigatoriedade de um modelo, me fará comprar adaptadores novamente, pois a indústria fica livre pra alterar o padão. E aposto que é o mesmo caso de muitos.
E o pior, é gastar recursos oriundos dos nossos impostos pra uma discussão irrelevante. O caso aqui não é a melhoria de segurança ou um esforço global de unificação, é simplesmente a tomada do PT (que é como o próprio governo se refere a ela).
Usar a que você quiser não é melhor do que ser obrigado a usar uma só? Infelizmente nos acostumamos que tudo é proibido ou é obrigatório. Essa medida traz poder de escolha, liberdade.
Pois é.. agora que todo mundo já adotou deixa. Vai voltar as dezenas de padrões obrigando usar adaptador pra tudo.
Frescura de governo que não tem não que fazer e bla bla bla. O que realmente tirei de interessante vem do link da matéria:
Brazil is one of the very few countries that does not have a standard voltage, but at the same time it has only one official type of socket! In other words, you cannot tell the difference between a 220 V and a 127 V socket! (
Nunca tinha reparado nisso: conseguimos trocar todas as porcarias de tomadas de todo o pais, e ainda assim hoje podemos simplesmente queimar um aparelho na tomada errada porque a porcaria do adesivo 220 caiu.
Nunca na história deste país tivemos um governo tão ridículo!
Vale lembrar que no nosso padrão, funciona com o Padrão Europeu, tirando o terceiro pino (terra).
Esse, até onde sei, é o que atende a maior parte do mundo.
My thoughts exactly
Mais qual usar?
25% do mundo usa o chines, 25% usa o indiano, 25% usa o europeu, 25% usa o americano.
o brasileiro já é semi compativel com o europeu, nao entendo pra que mexer em coisa que ja ta funcionando.
Mas sem padrão, que garantia eu tenho que a próxima geladeira que eu compre vai encaixar na minha tomada de parede?
"ah, mas daí a empresa fabrica geladeiras com tomadas diferentes"
Mais custo de produção, logística, etc.. preços mais caros
"ah, mas a indústria vai chegar a um padrão universal"
Mas se vai chegar a um padrão universal, pra que que estao querendo me tirar o padrao que ja tem funciona a quase uma decada, todo mundo ja acostumou?
Tem coisas que eu nao entendo.
É muita doença na cabeça
"No início do ano, Costa solicitou uma análise de impacto regulatório ao Inmetro, e o órgão apontou mais prejuízos que vantagens para a substituição de plugues e tomadas no Brasil. Então, o secretário teria dado uma bronca em Angela Flôres Furtado, presidente do Inmetro. Ela diz em comunicado que “não existem divergências” e que há um “debate salutar”.
Depois, o Inmetro publicou uma nota técnica assinada por Angela que considera “tecnicamente viável a disponibilidade de outro padrão internacional de tomada”. "
Eu quero que você faça um estudo sobre a viabilidade, mas esse estudo tem que estar de acordo com o resultado que eu quero pra gente acabar com essa tomada esquerdista.
Tá certo.
E de onde você tirou que estou falando o contrário? Realmente, falta leitura.
Vocês sabem ler? A matéria diz que a intenção é acabar com a obrigatoriedade, e não com a existência da tomada, e a obrigatoriedade passou a valer em 2011, durante o governo petista, eis aí a crítica, muito embora eu ache exagero, mas é um fato. Falta leitura.
Por mim podem chamar de Francisleison, e ainda assim terão um ponto.
ele poderiam defender a mudança de padrão sem falar a bendita sigla, mas não, nem isso conseguem
Mas esqueceu que Fernando Henrique é esquerdista comunista gayzista agora?
Na época que foi apresentada nosso modelo atual de tomada eu fui contra porque era exclusivo do Brasil, só aqui tinha, sendo que vários outros países já tinham desenvolvido um padrão seguro. Eu acho um saco ter que trocar tudo novamente, mas sempre achei errado desde o início.
P.S. estou para decidir o que é pior para esse governo, os assessores presidenciais ou os filhos
Realmente, usar o termo "tomada do pt" é de uma imbecilidade absurda.
Não deve adotar o padrão chinês pq é uma "tomada comunista", aposto.
Já criaram a bosta agora deixa.
Espero que a posição seja levada adiante. Que não se recue como ele (presidente/governo) tem costume de fazer.
Pois é, super chata essa pirraça com o termo quando o problema em si não é discutido e o governo tem um ponto.
Acho que se a obrigatoriedade cair a indústria irá adorar um modelo universal, que não prejudique as atuais, mas que ao mesmo tempo seja compatível com outras.
Concordo, o pessoal nos comentários fica preso no termo da "tomada do pt" pra criticar mas não criticam o problema em si, o fato é que ninguém gostou desse padrão de 3 pinos, que bom que ao menos esse governo ouviu a opinião pública quanto a isso e resolveu se posicionar.
Doentes!
Frases que merecem uma tapa.
O que foi explicado faz completo sentido. Não há porque ter um padrão próprio e forçar sua adoção quando temos outros muito mais difundidos no mundo e que já incluem o terra.
Não que isso seja o divisor de águas de nossas importações, mas é algo cuja queda é bem-vinda.
"Tomada do PT" realidade: aprovada no ano 2000 pelo INMETRO na época do FHC. Esse governo atual é um mico com essa culpabilização do PT pra tudo.
"assessores presidenciais dizem que esta é a “tomada do PT”.
Essa galera é um bando de lunático, misericórdia.