Lembra-se do RCS (Rich Communication Service), o novo tipo de mensagem de texto que é a evolução do SMS? Então, o Google decidiu lançar esse padrão para usuários do Android sem depender de as operadoras oferecerem suporte à tecnologia. Começando pela França e Reino Unido até o fim do mês, outros países devem receber a novidade no decorrer do ano.
Mensagens via RCS
Com o RCS, é possível enviar mensagens, imagens, áudio, vídeo, arquivos e adesivos para qualquer pessoa. Também dá para criar grupos, conversar pela rede Wi-Fi e obter recibos de leitura, para saber quando alguém leu uma mensagem enviada.
É semelhante ao WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger, porém sem a necessidade de que o outro lado da linha tenha um aplicativo específico para poder se comunicar. O grande problema é que não há criptografia de ponta a ponta; o Google diz que apaga as mensagens do servidor assim que elas chegarem aos dispositivos.
Além disso, a Apple demonstrou não ter intenção de adotar a tecnologia no iOS (iPhone), impedindo que esse se torne um padrão universal de mensagens.
RCS no Brasil
O Google firmou parceria com diversas empresas da América Latina para implentenção do RCS a partir da sua nuvem (Jibe RCS). A Oi foi a primeira operadora do Brasil a entrar no barco e adotar essa tecnologia.
A empresa revelou que 20% dos clientes já têm celulares compatíveis com o padrão RCS. Como ela usa a plataforma do Google para rodar o serviço, o usuário precisa ter o app Mensagens para Android instalado.
Vivo e Claro também devem ser as próximas a implementar a tecnologia, mas a TIM não se manifestou se adotará ou não o RCS. A adoção global do serviço, seja por operadoras e sistemas operacionais, é importante para que ele funcione em qualquer plataforma e, só assim, se equipare aos concorrentes.
Com informações: The Verge.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Bem lembrado...
Odeio caixa postal! Você paga pra deixar um recado e a pessoa paga pra ouvir.
Sim, SMS, Caixa Postal, notificação de chamada perdida, serviços que eram pra custar pouco no Brasil e que custam uma fortuna. Resultado, ninguém quer mais nem se for de graça.
Eu como testador beta já uso este recurso a alguns meses e ele é muito bom dia pra usar igual ao WhatsApp envia fotos vídeos e áudio dentre outros e adorei a novidade. Temos um concorrente do WhatsApp enfim.
Aquele momento que tem mais gente enchendo o saco reclamando de quem fala do Telegram do que a própria galera que fala do Telegram (zero pessoas nesse post no momento).
Daqui 10 anos (tô sendo otimista, os meus duram no máximo 3) todos os celulares de todo o mundo terão RCS.
Imagine?! Nunca!
Não creio que elas irão conseguir fazer fortuna novamente com o SMS ou RCS.
Hoje vivemos a era do ZAP. Se você não tem esse app, por exemplo, você está fora da 'bolha' e fica praticamente incomunicável (pelo menos sem gastar $$).
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Boa.
Um negócio que chega uns 5 anos atrasado. Kkkk
Acho que atualmente, aqui no site, quem mais enche o saco é quem fica com esses comentários "mas o telegram...".
Acho que o “padrão universal” que o texto se refere seria realmente uma alternativa ao SMS, onde um usuário não precisa se preocupar se o outro usuário tem um app ou não para receber a mensagem. Ele simplesmente envia a mensagem pelo app padrão e o outro usuário simplesmente recebe a mensagem. Sem configuração, nem nada.
É igual ao Telegram. Poderia ser considerado um padrão universal? Sim. É o padrão universal “de fato”? Não
Acho que o problema é que, no fim, a mensagem RCS chega pela rede da operadora que você está usando.
É fácil, por exemplo, para o WhatsApp, já que todas as mensagens chegam do mesmo servidor: o do WhatsApp.
Agora, para fazer um aplicativo que implemente o protocolo RCS, ele teria que conhecer todas as operadoras. Ou o Sistema Operacional dar acesso a isso aos apps. Por isso a Apple teria que suportar. Teria que implementar esse protocolo no iOS, e dar permissão para os apps acessarem.
Ter que baixar o aplicativo não o impede de se tornar um padrão universal, só dificulta um pouco. Mas considerando que seja um aplicativo que te permita conversar com amigos mesmo os que usam diferentes aplicativos, mesmo que você ou seu amigo estejam sem internet, a obrigação de baixar o aplicativo parece um empecilho até pequeno
Todas as mensagens passando por servidores do Google sem criptografia? Acho que não, obrigado.
Bom, as operadoras podem resolver cobrar no caso do RCS e fazer outra fortuna!
Ao contrário do SMS (onde a cobrança era por mensagem enviada), a do RCS é por na quantidade de dados consumidos.
Se as operadoras debitarem da franquia de dados do usuário, as mensagens RCS (ao contrário do que fazem hoje com o Whatsapp)... será uma nova fonte de renda para elas!
RCS é só o protocolo.
Obviamente que tem que ter algo para tratar este protocolo e enviar\apresentar o conteúdo da mensagem em ambos os lados.
Seja nativo ou não, tem que ter uma código específico no teu celular para utilizar o protocolo.
Pegue um dispositivo com iOS, você verá um aplicativo chamado "messages" ( https://support.apple.com/explore/messages ) e ele faz o que o RCS faz.
A vários anos atrás a Apple ofereceu o aplicativo/protocolo para as operadoras, que recusaram por causa da criptografia...
"[...
Não tem como dar certo num país onde um SMS avulso custa R$ 0,50.
Infelizmente o SMS não faz sucesso no Brasil por conta da burrice e da ganância das operadoras.
Na era pré-zap, um SMS custava muito caro. Só passou a ser barato (ou "de graça) quando todo mundo aderiu aos apps.
Que estranho, cheguei a usar com minha namorada por um longo período e ela nunca relatou de que era um número diferente muito menos que era uma mensagem esquisita, não sei se ela nunca reparou ou eles alteraram, mas acho que seja a primeira opção
Sim, mas aí seria uma implementação de terceiros, onde os usuários teriam que baixar um app a parte para ter acesso ao protocolo RCS, impedindo-o assim de tornar-se um padrão universal de mensagens.
Depois do fiasco do Allo acho que nem vamos chegar nesse ponto dessa vez. Isso sem contar que a maioria das pessoas tem associada a imagem do SMS como uma coisa que só recebe spam de propaganda e código de verificação de aplicativo.
pena que chegou tarde, google...
Ele não usava SMS normalmente, e era um dos pontos que o pessoal sempre pediu e sempre reclamava que o Hangouts fazia mas o Allo não. O que chegava pra outra pessoa era uma mensagem esquisita por um número que nem era o seu.
Vai flopar.
Ela já tentou algo assim com app, o Google Allo, ele era um WhatsApp da Google e, caso a outra pessoa não fosse registrada no Allo ele usava SMS normalmente, o ponto é justamente não depender de apps, isso faz mais sentido lá fora, as pessoas já usam SMS normalmente e isso vai simplesmente melhorar o que eles já usam, aqui nós estamos muito presos a ideia de App, mas o que a Google sugere é simplesmente você usar o App de mensagens do celular, independente de qual seja, no iPhone você faz isso pelo iMessage, no Android você fará de qualquer app
Acho que como é justamente visto como uma evolução do SMS, a Apple não deixaria esse tipo de aplicativo na loja. O Google poderia fazer um aplicativo que usasse um protocolo totalmente diferente, algo como o WhatsApp, e sincronizar suas mensagens, além de não poder usar o SMS tradicional quando não houver internet.
A maoiria dos Googletes vai tentar converter os amigos só pra explicar pra eles, 6 meses depois, que o Google resolveu acabar com o app legal que eles aprenderam a gostar.
"o Google diz que apaga as mensagens do servidor assim que elas chegarem aos dispositivos. - ( ͡° ͜ʖ ͡°)
A maioria dos países, exceto os EUA, já desistiu do SMS e seguiu em frente.
Sim, mas o que o cara acima diz é que basta o Google ou qualquer outra empresa criar um aplicativo na App Store que use esse protocolo.
"Com o RCS, é possível enviar mensagens, imagens, áudio, vídeo, arquivos e adesivos para qualquer pessoa. Também dá para criar grupos, conversar pela rede Wi-Fi e obter recibos de leitura, para saber quando alguém leu uma mensagem enviada."
Realmente inovador, hein. A galera vai usar em massa ao invés dos demais mensageiros, pode acreditar!
O RCS não é um aplicativo de mensagens como WhatsApp, é um protocolo de mensagens que pretende substituir o SMS.
Com ele seria possível ter algumas funções do WhatsApp, por exemplo, no app de mensagens padrão, sem depender de aplicativos de terceiros.
Seria basicamente um iMessage, mas com suporte multi-plataforma, em vez de apenas dispositivos Apple.
Eu fiquei sem entender... Porque a Apple deveria ter "a intensão de adotar a tecnologia no iOS"? Não basta que o Google lance um aplicativo na App Store igual já faz com o Hangouts? Tipo, "apenas mais um mensageiro instantâneo", e pronto? Existem tantos, esse seria apenas mais um e eu acho bem improvável que a Apple vete este especificamente.
Eu não consegui entender como esse novo RCS se difere de qualquer outro mensageiro instantâneo disponível atualmente... No fim das contas, é só mais uma troca de mensagens pela internet, exatamente igual a qualquer outro.
mas o telegram, mas o telegrem, mas o telegrai, mas o telegrey
Usa esse bagulho e não enche o saco, eu uso em silencio, mas parece os trem da hinode e testemunha de jeová heuaheua.
Mas o Telegr...