Início » Aplicativos e Software » Google vai liberar RCS, sucessor do SMS, sem depender de operadoras

Google vai liberar RCS, sucessor do SMS, sem depender de operadoras

Serviço estará disponível no app Mensagens para Android, inicialmente só para usuários da França e Reino Unido

Lucas Lima Por

Lembra-se do RCS (Rich Communication Service), o novo tipo de mensagem de texto que é a evolução do SMS? Então, o Google decidiu lançar esse padrão para usuários do Android sem depender de as operadoras oferecerem suporte à tecnologia. Começando pela França e Reino Unido até o fim do mês, outros países devem receber a novidade no decorrer do ano.

Mensagens via RCS

Mensagens via RCS

Com o RCS, é possível enviar mensagens, imagens, áudio, vídeo, arquivos e adesivos para qualquer pessoa. Também dá para criar grupos, conversar pela rede Wi-Fi e obter recibos de leitura, para saber quando alguém leu uma mensagem enviada.

É semelhante ao WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger, porém sem a necessidade de que o outro lado da linha tenha um aplicativo específico para poder se comunicar. O grande problema é que não há criptografia de ponta a ponta; o Google diz que apaga as mensagens do servidor assim que elas chegarem aos dispositivos.

Além disso, a Apple demonstrou não ter intenção de adotar a tecnologia no iOS (iPhone), impedindo que esse se torne um padrão universal de mensagens.

RCS no Brasil

O Google firmou parceria com diversas empresas da América Latina para implentenção do RCS a partir da sua nuvem (Jibe RCS). A Oi foi a primeira operadora do Brasil a entrar no barco e adotar essa tecnologia.

A empresa revelou que 20% dos clientes já têm celulares compatíveis com o padrão RCS. Como ela usa a plataforma do Google para rodar o serviço, o usuário precisa ter o app Mensagens para Android instalado.

Vivo e Claro também devem ser as próximas a implementar a tecnologia, mas a TIM não se manifestou se adotará ou não o RCS. A adoção global do serviço, seja por operadoras e sistemas operacionais, é importante para que ele funcione em qualquer plataforma e, só assim, se equipare aos concorrentes.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Baidu feat MC Brinquedo

Bem lembrado...

Odeio caixa postal! Você paga pra deixar um recado e a pessoa paga pra ouvir.

Wellington Gabriel de Borba

Sim, SMS, Caixa Postal, notificação de chamada perdida, serviços que eram pra custar pouco no Brasil e que custam uma fortuna. Resultado, ninguém quer mais nem se for de graça.

Josias Pessanha

Eu como testador beta já uso este recurso a alguns meses e ele é muito bom dia pra usar igual ao WhatsApp envia fotos vídeos e áudio dentre outros e adorei a novidade. Temos um concorrente do WhatsApp enfim.

Diogo

Aquele momento que tem mais gente enchendo o saco reclamando de quem fala do Telegram do que a própria galera que fala do Telegram (zero pessoas nesse post no momento).

FastSloth87

Daqui 10 anos (tô sendo otimista, os meus duram no máximo 3) todos os celulares de todo o mundo terão RCS.

Mr Pattin

Imagine?! Nunca!

Baidu feat MC Brinquedo

Não creio que elas irão conseguir fazer fortuna novamente com o SMS ou RCS.

Hoje vivemos a era do ZAP. Se você não tem esse app, por exemplo, você está fora da 'bolha' e fica praticamente incomunicável (pelo menos sem gastar $$).

Frederico Martins

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Boa.

Frederico Martins

Um negócio que chega uns 5 anos atrasado. Kkkk

Lucas Santos

Acho que atualmente, aqui no site, quem mais enche o saco é quem fica com esses comentários "mas o telegram...".

Internet

Acho que o “padrão universal” que o texto se refere seria realmente uma alternativa ao SMS, onde um usuário não precisa se preocupar se o outro usuário tem um app ou não para receber a mensagem. Ele simplesmente envia a mensagem pelo app padrão e o outro usuário simplesmente recebe a mensagem. Sem configuração, nem nada.

É igual ao Telegram. Poderia ser considerado um padrão universal? Sim. É o padrão universal “de fato”? Não

Christian Hartung

Acho que o problema é que, no fim, a mensagem RCS chega pela rede da operadora que você está usando.

É fácil, por exemplo, para o WhatsApp, já que todas as mensagens chegam do mesmo servidor: o do WhatsApp.

Agora, para fazer um aplicativo que implemente o protocolo RCS, ele teria que conhecer todas as operadoras. Ou o Sistema Operacional dar acesso a isso aos apps. Por isso a Apple teria que suportar. Teria que implementar esse protocolo no iOS, e dar permissão para os apps acessarem.

Lucas Carvalho

Ter que baixar o aplicativo não o impede de se tornar um padrão universal, só dificulta um pouco. Mas considerando que seja um aplicativo que te permita conversar com amigos mesmo os que usam diferentes aplicativos, mesmo que você ou seu amigo estejam sem internet, a obrigação de baixar o aplicativo parece um empecilho até pequeno

kadu

Todas as mensagens passando por servidores do Google sem criptografia? Acho que não, obrigado.

Qohen Leth

Bom, as operadoras podem resolver cobrar no caso do RCS e fazer outra fortuna!

Ao contrário do SMS (onde a cobrança era por mensagem enviada), a do RCS é por na quantidade de dados consumidos.

Se as operadoras debitarem da franquia de dados do usuário, as mensagens RCS (ao contrário do que fazem hoje com o Whatsapp)... será uma nova fonte de renda para elas!

Exibir mais comentários