Início » Aplicativos e Software » iOS 13 permite ler, via NFC, identidade das pessoas de alguns países

iOS 13 permite ler, via NFC, identidade das pessoas de alguns países

Leitura de documentos de identidade será feita por aplicativos oficiais dos governos locais

André Fogaça Por

O NFC que está presente nos iPhones não é o mais utilizado do mercado, já que funciona basicamente para o Apple Pay. Com o iOS 13 a Apple prometeu algumas mudanças e uma delas permite este tipo de comunicação para a identificação de documentos de pessoas na Alemanha, Japão e na Inglaterra.

iOS 13 sendo apresentado durante a WWDC 2019

As mudanças no NFC dos iPhones são grandes, já que a própria Apple basicamente liberou o recurso para ler escrever dados em tags. Algumas destas tags estão presentes em leitores como é o caso das catracas do metrô de Nova York, ou então em documentos.

Sobre segundo exemplo, alguns países já confirmaram que estão na fila da novidade. Na Alemanha, o Ministro do Interior afirmou que os iPhones com iOS 13, junto da conexão NFC, poderão ler informações que estão gravadas no documento de identidade dos alemães – algo como o nosso RG.

O mesmo já está garantido para este tipo de documento dos japoneses e também vale para passaporte dos britânicos, mas só depois que a saída do Reino Unido da União Européia acontecer. No caso do Reino Unido, cidadãos poderão ler informações do passaporte para preencher um formulário em um aplicativo que foi desenvolvido pelo governo.

Para os japoneses, a função será utilizada para que um aplicativo, que também foi criado pelo governo local, leia as informações contidas no cartão de identidade e assim complete as informações necessárias. Como a Europa é uma região muito engajada com privacidade, a adoção por alemães pode ser menos impactante do que a proposta do governo japonês.

O iOS 13, com as melhorias no NFC, ainda está em seu estágio inicial de testes com desenvolvedores e deve ser lançado durante a primavera deste ano – geralmente em setembro, junto de um novo iPhone.

Com informações: 9to5Mac.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Frederico Martins

Tendência é ficar mais e mais desesperador. Hoje já olho por conta dos pagamentos. E é pq por aqui ainda bem é unânime.

Renato

Um ótimo ponto, esses dias usei o Apple Pay pra pagar passagem nos transportes em Londres e fiquei desesperado quando vi que minha bateria estava acabando, do meu charger já tinha acabado e eu precisava pegar duas conduções ainda.

@Sckillfer

"Liberado" pra apps lerem tags e só, cadê permitir o uso para transmissão de dados (viabilizando validar recarga do bilhete único, pagamentos por Google Pay e afins)?

Bruno Feliciano

A Itália já possui um app que faz isso no Android. Vamos ver se vão fazer uma versão também para iOS

uB.

Boa, vlw! Fiquei na dúvida pq nunca ouvi falar q o pessoal tava usando esta tecnologia pra este fim. :D

Burnerman_X

Já está liberado... desde o iOS 11.

https://developer.apple.com...

Frederico Martins

Muito bom ver outros usos pra simplificar. E tudo isso converge para dar mais importância ainda à bateria. Daqui a pouco se o cel desligar ficamos sem documentos e sem dinheiro. 😂

Adriano Luis

na Inglaterra eu sei que funciona no android ha muito tempo, acredito que nos outros países idem

uB.

NFC é uma tecnologia boa demais, pena q é tão pouco explorada =(

Este recurso de ler passaportes nesses países, funcionará apenas com iPhone? Já funciona ou funcionará com Android tb?

Franco Luiz

NFC exapandido seu uso , Legal atualmente só uso pra pagamentos e me serve de forma excelente mas precisamos de mais coisas fazendo uso dele

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Já está na hora de liberar esse NFC hein Apple, me ajuda a te ajudar.