Início » Legislação » EUA investigam se YouTube está violando privacidade das crianças

EUA investigam se YouTube está violando privacidade das crianças

Entre as acusações contra o YouTube está a de recomendar conteúdo inadequado a crianças

Emerson Alecrim Por

O momento não é dos mais favoráveis para o Google. Além de ter que encarar uma extensa investigação antitruste, a companhia pode ter problemas sérios com o YouTube: o governo dos Estados Unidos estaria tentando descobrir se o serviço vem violando leis de privacidade voltadas a crianças.

YouTube Kids

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês) teria decidido iniciar a investigação depois de receber diversas denúncias de grupos de defesa da privacidade e de proteção do consumidor.

De modo geral, o YouTube tem sido acusado de violar a chamada lei COPPA. Em vigor desde 1998, ela estabelece uma série de restrições para proteger a privacidade de menores de 13 anos nos Estados Unidos.

Entre as acusações está a de que o YouTube vem coletando dados para rastreamento e segmentação de público de modo indevido. Essas informações podem ser usadas para fins estatísticos, publicidade e recomendação de conteúdo, por exemplo.

Do ponto de vista legal, um ou outro aspecto até pode ser questionado, mas não há irregularidades nessa abordagem com relação a dados de adultos. Mas as restrições referentes ao público infantil são muito mais severas. É aqui que o YouTube estaria cometendo deslizes.

Tecnicamente, o problema está no uso de uma plataforma única para os dois públicos. Embora o YouTube aplique filtros e ferramentas de controle, as denúncias apontam que o serviço acaba, entre outras irregularidades, exibindo publicidade inapropriada ou recomendando conteúdo adulto às crianças.

YouTube

A FTC não comenta o assunto, mas quatro fontes próximas à entidade confirmaram as investigações ao Washington Post. Aparentemente, esse trabalho já está em fase final e, por conta disso, o YouTube já estaria estudando mudanças na plataforma.

Uma das ideias consiste em mover todo o conteúdo direcionado ao público infantil para o YouTube Kids. Com plataformas separadas, fica mais fácil impedir que conteúdo inapropriado seja disponibilizado a menores de 13 anos.

Mas é provável que o Google prefira adotar medidas mais simples. Primeiro porque o YouTube tem tanto conteúdo que uma migração de plataforma seria complicada e extenuante. Segundo porque há boas chances de que essa mudança impacte negativamente a receita do YouTube com publicidade.

Com informações: Washington Post.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcos_5000

Acho que liberar uma versão do YouTube Kids pra navegador ajudaria um pouco...
Mas ainda acho que não é o suficiente, já que, ser obrigado a baixar um app pra smartphone separado, enquanto o YouTube normal já está lá, fica difícil.

Baio-kun

Pior ainda é quando recomenda pra mim. Já cansei de ver vídeos com público alvo 1/3 da minha idade nas minhas recomendações.

Youtube, eu nunca assisti nem assistirei um video do Lucas Neto, muito menos do Hoje é dia de Marias. Pare de insistir.

Mike Cross

Empresas de internet ligando pra moral e ética? Que tipo de bruxaria é essa?
Ainda mais em tempos aonde moralidade é debatida e questionada a cada 30 minutos.

Mike Cross

Bem, o problema não começa no simples fato de que contas do Google tecnicamente não permite o cadastro de menores, fazendo todos os usuários adultos aos olhos dos Termos de Serviço? Até existe um recurso que cria contas parentais, mas isso é restrito aos EUA por enquanto.
Uma alternativa seria aplicar uma regra aonde exigisse dos uploaders descrever se determinado vídeo tem conteúdo especifico para um público alvo infantil, mas honestamente acho impossível isso ser devidamente moderado (por humanos, e não por um bot fuleiro) dada a carga excessiva de vídeos que a plataforma recebe por minuto. Sem falar que isso pode ser facilmente burlado com um simples "migué" ("Meu vídeo foi feito para um público de todas as idades, não só pra crianças. Pode confiar moço!")

Jairo ☠️

You caos

Franco Luiz

No momento que recomenda felipe neto pra criança , vc ja nota que tem algo extremamente errado