Huawei volta a prometer Android Q para 17 celulares, incluindo P30 Pro e P30 Lite

Huawei já havia garantido atualização para Android Q antes das sanções dos Estados Unidos

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos
Huawei P30 Lite

O Android Q era uma das dúvidas no imbróglio entre a Huawei e os Estados Unidos: a fabricante garantia que os usuários poderiam continuar usando apps de terceiros, recebendo atualizações de segurança e tendo acesso ao pós-venda. Mas e quanto às novas versões de sistema? A empresa publicou uma página se comprometendo a levar o novo Android para 17 celulares, incluindo o P30 Pro e o P30 Lite.

A Huawei já havia prometido o Android Q para oito celulares, mas o anúncio foi realizado no começo de maio, ou seja, dias antes da inclusão da marca na lista negra dos Estados Unidos. Desde então, a nova versão do Android era uma dúvida: em um infográfico publicado pela Vivo, as empresas não garantiam mais a atualização e diziam que “essa situação é complexa e imprevisível e é provável que existam novos desdobramentos”.

Em uma página publicada nesta quinta-feira (20) no site oficial da Huawei, a fabricante chinesa é clara ao dizer que “todos os smartphones e tablets da Huawei continuarão recebendo correções de segurança e atualizações de Android”. Ela também reforça que os aparelhos terão garantia, suporte completo e livre acesso ao ecossistema de aplicativos do Android.

Android Q - Tema escuro

Quanto ao Android Q, a Huawei informa: “Nossos dispositivos atuais mais populares, incluindo a série P30, poderão acessar o Android Q. Na verdade, já lançamos um programa beta de desenvolvedores para o Android Q, que está rodando neste momento no nosso celular Mate 20 Pro”. O Google chegou a interromper o acesso da Huawei ao novo Android, mas voltou a incluí-la no final de maio.

Esta é a lista dos 17 aparelhos com atualização prometida pela Huawei:

  1. Huawei P30 Pro (review)
  2. Huawei P30
  3. Huawei Mate 20
  4. Huawei Mate 20 Pro
  5. Huawei Porsche Design Mate 20 RS
  6. Huawei P30 Lite (review)
  7. Huawei P smart 2019
  8. Huawei P smart+ 2019
  9. Huawei P smart Z
  10. Huawei Mate 20 X
  11. Huawei Mate 20 X (5G)
  12. Huawei P20 Pro
  13. Huawei P20
  14. Huawei Mate 10 Pro
  15. Huawei Porsche Design Mate 10
  16. Huawei Mate 10
  17. Huawei Mate 20 Lite

Trata-se de uma lista maior que a divulgada no início de maio, quando o P30 Lite ainda não constava como um dos aparelhos que receberiam a atualização. Segundo a Huawei, “os preparativos técnicos e os testes já começaram para mais de 17 dispositivos”. A empresa não informou quando pretende liberar o Android Q.

O Android Q traz um tema escuro para todo o sistema; ganha um “Modo foco” no Bem-estar Digital para bloquear apps que distraem o usuário; permite informar a localização apenas quando o app estiver aberto; e oferece novos gestos de navegação, incluindo deslizar a partir das laterais para substituir o botão Voltar. A versão estável do Android Q está prevista para o terceiro trimestre.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados