Tecnoblog
Início » Computador » Crie atalho direto para pasta no Dock do Mac OS

Crie atalho direto para pasta no Dock do Mac OS

Usuários de Windows que por ventura cheguem ao Mac OS vão perceber imediatamente que o funcionamento do Dock é bastante diferente do funcionamento da Barra de Tarefas do sistema de Bill Gates. Até que no Windows 7 algumas coisas ficaram mais parecidas, mas os conceitos continuam sendo diferentes.

De qualquer forma, algo que sempre me incomodou no Dock do Snow Leopard (e versões anteriores do Mac OS X) foi a falta de atalhos. Tudo bem, clicar no ícone de um aplicativo realmente faz ele ser iniciado ali mesmo. Mas e quando estamos falando de pastas?

Normalmente, ao arrastar uma pasta para o Dock, esse ícone transforma-se em um item interativo. Dependendo da posição e configuração do Dock, clicar no ícone de uma pasta faz o que os arquivos dela seja revelados ali mesmo, de diversas formas possíveis (leque, lista e grade).

Assim não!

Para ter um atalho de verdade, do tipo clico e vejo o conteúdo da pasta no Finder, só mesmo usando o passo-a-passo desse texto. Ou se contentar em clicar com o botão direito do mouse e selecionar Abrir “[Nome da pasta]”.

Tutorial

1. Vá até o Finder e crie, dentro da pasta do seu usuário, uma nova pasta chamada Ir (na verdade, pode ser o nome que você quiser, mas essa é a sugestão que eu faço).

2. Na mesma janela, escolha a pasta cujo atalho direto você quer que apareça no Dock. No meu caso, trata-se da pasta Documents. Clique com o botão direito sobre a pasta e depois selecione a opção Criar Atalho. O nome do atalho pode ser qualquer um também, mas eu recomendo Ir Documentos.

Passo 2: criar atalho no Finder | Clique para ampliar

3. Arraste o atalho para dentro da pasta que vai agrupar todos os atalhos do seu Dock. Ou seja, para fins de exemplificação, arrastei o Ir Documentos para dentro da pasta Ir.

Passo 3: organize tudo em uma só pasta | Clique para ampliar

4. Clique no atalho Ir Documentos e arraste-o para o Dock. Posicione onde você quer que o ícone fique.

Passo 4: atalho posicionado no Dock

Fala sério, nem doeu. E assim você tem um atalho no Dock que leva diretamente para aquelas pastas que você mais usa, com apenas um clique.

Em tempo: outra forma de fazer os ícones de pastas do Dock abrirem a pasta (ou quase isso) é clicando neles enquanto o Cmd está pressionado.

Comentários da Comunidade

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação