Início » Negócios » Governo Bolsonaro avalia se terá restrições para a Huawei no Brasil

Governo Bolsonaro avalia se terá restrições para a Huawei no Brasil

Ernesto Araújo diz que Itamaraty avalia "eventuais problemas" na tecnologia da Huawei; Mourão negou banir empresa do país

Felipe Ventura Por

O governo de Jair Bolsonaro ainda estuda se o Brasil vai aplicar alguma sanção à Huawei, seguindo as restrições colocadas por Donald Trump desde maio. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, disse que "eventuais problemas" serão avaliados na tecnologia da empresa, acusada de ajudar na espionagem do governo chinês. O vice-presidente Hamilton Mourão declarou anteriormente que ela não seria banida do país.

Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores

Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores (José Cruz/Agência Brasil)

"Queremos entender melhor quais são os eventuais problemas, diante de uma perspectiva técnica, que podem ser identificados na tecnologia da Huawei", explica Araújo em entrevista à Veja. "É um trabalho que precisa ser feito, porque nós sabemos que existem preocupações americanas; queremos entender melhor quais são elas."

O ministro das Relações Exteriores precisa estabelecer um meio-termo entre agradar ao governo Trump e não desagradar aos chineses. "Vemos a China como um parceiro econômico de primeira grandeza, que de maneira nenhuma nos cerceia na capacidade de defender nossos valores", diz Araújo à Veja.

22% das exportações brasileiras foram para a China em 2017, e 11% foram para os EUA. Além disso, 19% de nossas importações vieram dos chineses (contra 15% dos americanos).

Qualquer medida contra a Huawei deve preocupar as operadoras. Segundo a Anatel, cerca de 70 mil antenas de rádio em operação no Brasil foram fabricadas pela Huawei, de um total de 86 mil — cerca de 80%. A empresa já testa a tecnologia 5G em Florianópolis com apoio da TIM.

Mourão disse que governo não vai banir Huawei do Brasil

vice-presidente Hamilton Mourão

Vice-presidente Hamilton Mourão em visita à China (Adnilton Farias/VPR)

No início do mês, o vice-presidente Mourão declarou em entrevista ao Valor que o governo não tem nenhuma intenção de banir a Huawei do Brasil, e que "seria uma leviandade" afirmar que ela ajuda na espionagem chinesa. Ele disse ainda que não tem receio da empresa, e que os serviços dela são necessários porque "somos um país muito pouco integrado digitalmente".

Araújo diz que não está contradizendo as declarações dadas por Mourão. Ele explica que o Itamaraty precisa "ver como isso reflete nos cenários geopolíticos e geoestratégicos e avaliar tecnicamente a qualidade relativa ou a vulnerabilidade relativa de uma tecnologia A, B ou C". No entanto, o ministro ressalta: "é óbvio que a decisão final é sempre do presidente".

Segundo Mourão, Trump alertou o presidente Bolsonaro sobre a Huawei durante a viagem para Washington em março, bem antes do bloqueio comercial. O general então conversou com o presidente da Huawei na China e recomendou criar um ambiente de confiança na empresa, para que não exista a preocupação de que "todos os dados que estarão no seu poder pertencerão também ao governo chinês".

Com informações: Veja.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Rodrigues
e sim, e o pior, e conseguiu um acordo historico que nenhum outro conseguiu, imagine se fosse bom...
Bruno Rodrigues
Desde 2005 a Huawei tem suspeitas de espionagem e em 2003 ela foi acusada de roubar propriedade intelectual de varias empresas, em 2007 FBI levantou suspeitas de ela atuar junto com o Ira , a CIA tambem levantou suspeitas de espionagem, as coisas nao sao avaliadas facilmente assim... e isso tudo antes do Trump.Incopetencia e ignorar todas essas suspeitas.
Bruno Rodrigues
auhauahauhaum, exatamente isso.pessoal doido.
Bruno Rodrigues
ha outras empresas... Brasil nao tem que ser refem de uma.
🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ
Como se o país já não tivesse problemas suficientes, eles querem criar mais problemas.Reconhecer Jerusalém como capital de IsraelMarxismo culturalGlobalismoEspionagem russa
Qohen Leth
´Gente burra, que não consegue sequer interpretar texto é assim!O mané ministro diz: "estamos estudando" e o mané vice diz: "Não vamos banir".Conclusão dos "experts" nos comentários: "OMG! HUEHUEHUE será banida!""Terão que trocar todas antenas! 5G não vai funcionar!""Vamos perder exportações para China!"Parece guerra de bugios: jogam b*sta para tudo que é lado!
Qohen Leth
E porque não?Acho engraçado este pessoal que é à favor do padrão de tomada adotado no Brasil (que foi definido basicamente pelos países da UE mas mesmo eles não quiseram seguir) mas não querem que o Brasil siga a UE em outras questões. huahauahu
Fábio
Então você não morou no Brasil nos últimos 13 anos.
Klaus
Se não tem nada definido, porque falar alguma coisa? Era melhor nem comentar e evitar problemas. O pessoal do Bolsonaro tem que aprender a aproveitar as oportunidades de ficar calado.
Matheus Nicolas
Pra facilitar sua vida https: // olhardigital. com .br/ video/5g-pode-trazer-risco-para-a-saude/ 86075
Matheus Nicolas
Não sabia q a unica empresa capaz de lidar com o 5G era a huawei.
Ewerton
Sério isso? Brasil não tem capacidade de resolver os próprios problemas, quer se igualar a E.U nessas questões?
zephyr1an
vão esperar decisão do olavo
Lucas Henrique
Você sabe que a Huawei voltou ao Brasil esse ano, né? A avaliação da empresa foi feita não tem 6 meses ¯\_(ツ)_/¯
Carlin
Muito provável que o banimento não venha a acontecer! Não faz sentido banir a empresa que lidera o setor de telecomunicações no mundo, ainda estamos dando saltos curtos nos avanços do 4G, o 5G não passa de um mero sonho, ainda inalcançável mediante o engessamento da busca por inovações nesse país, banir a Huawei é fechar as portas para o 5G (e a uma empresa que esta disposta a entrar com tudo no país no seguimento de smarphones) e agradar quem te trata como um cachorrinho exótico de estimação!
Fabio Santos
Da uma pesquisada sobre que a saúde sanitária da Suíça disse é que houve com pássaros nos testes da Holanda, vai achar rápido as notícias e se quiser mais estudos entra no Google acadêmico e procure no setor do Reino Unido sobre 5G espectro da pra começar.
Paçaro
Pode postar algum artigo sobre isso, por favor? Fiquei curioso.
Fabio Santos
Não estudei anos pra isto, mais você com este fake deve acompanhar é muito o zap e mídia globalista.
Porto Velho
Vim comentar justamente isso kkkk
Daniel R. Pinheiro
Se preocupe não, fi. Se não for a Huawei, tem a Nokia e a Ericsson.Aliás, a Nokia até já disse que está na frente da Huawei em demanda:https://www.reuters.com/art...
Paçaro
Viu no zap?
Gaba
Ta “serto”… Você parou pra pensar que existem N possibilidades do porque reavaliar a situação? Você não avalia uma empresa, e vive por 20 anos com a mesma avaliação dizendo “MaIs jÁ aVaLiAmOs eSsA eMpReSa á 20 AnOs AtrÁs” LOL…
Lucas Henrique
Analisar tecnicamente o que já foi analisado? Tu acha que chegaram no Brasil e colocaram as antenas no chão igual plantam banana? Acha que pegaram uma barraca e foram vender celular aqui? Porra, já foi analisado e aprovado por todos os órgãos competentes. O problema é o incompetente gostar de dar o c* pro Trump.
ばか
Nobody cares.Façam um 4G cat 20 que funcione que ninguém vai ligar pra 5G, ou melhor, façam o 4G simplesmente funcionar.
Samuel Alexandre
Tem que banir é logo.
Fabio Santos
Quando você estudar a fundo o que as ondas 5G acima de 6ghz faz no teu corpo você ficará muito feliz, já começa dormir dentro de uma sala de raio x.E isto não é teórico.
Fabio Santos
Bom é você viver no China e tem ter comentários aonde você pode atacar o governo Chinês ou mesmo postar usando Facebook né
Buldego
Amém.
José Vieira
Resumidamente foi exatamente isso que o Ministro disse, rs...
Anakin
Mais um Coming Soon™ do governo haha
Ivan
O governo está estudando mas os caras dos comentários já tem a certeza absoluta de banimento.
Ivan
Eles já não aceitam pois os progressistas em sua maioria são ateus.
André Silva
Ele não entende de porra nenhuma. Se questionado só sabe gaguejar e esquivar-se.
Guilherme Andrade
Nem se fosse Jesus eles aceitariam.Considerar estudar tecnicamente o assunto virou pior ministro agora.
Cond Ametista
Huawei tem que ter as portas abertas aqui não e a terra do Tio San que ele faz e desfaz como ele quer.. Tudo bem que Brasil e fraco mas aqui o 5G ajudaria e muito..Huawei forever !!
Jairo ☠️
Pareo duro entre ele e Antônio Patriota.
Jairo ☠️
Piada pronta , país estagnado , em recessão e governo preocupado com guerra comercial dos outros , não temos tecnologia própria para o 5 G , temos é que avaliar o melhor custo x benefício
Chrys
É pouco provável que isso aconteça em vias de fato, o Brasil não tem tecnologia própria pra isso, e ela tem que vir de algum lugar. Eles devem achar (como dito no texto) um meio termo entre esses extremos aí, já que ambos são parceiros importantes pro Brasil.
Queen
quero ver se resolverem banir a empresa, quando não tiver mais planos pro 5G no brasil, não fiquem chorando, seguir os estados unidos nisso é a pior atitude da síndrome do vira-lata de todas.
Chrys
Haters will be haters...
Gedson Junior
É o pior ministro de Relações Exteriores q o país já teve.