Início » Computador » Microsoft estaria fazendo Surface com duas telas e apps do Android

Microsoft estaria fazendo Surface com duas telas e apps do Android

Microsoft estaria preparando "Centaurus", um Surface dobrável com duas telas de 9 polegadas, Intel Lakefield e Windows Lite

Felipe Ventura Por

Rumores dizem que a Microsoft está preparando um Surface dobrável com duas telas, de codinome “Centaurus”, e agora temos mais informações sobre este dispositivo: ele deve ser lançado na primeira metade de 2020 com dois displays de 9 polegadas e plataforma Intel Lakefield, rodando o sistema operacional Windows Lite e aplicativos do Android.

Microsoft Surface Go

Microsoft Surface Go

Segundo a Forbes, a consultoria IHS Markit coletou alguns detalhes sobre o novo Surface a partir de “informações da cadeia de suprimentos”. Ele deve ser lançado no primeiro semestre de 2020 com duas telas de 9 polegadas e proporção 4:3, além de conectividade always-on em 4G ou 5G.

O Centaurus deve trazer a plataforma Lakefield: trata-se de uma placa-mãe reduzida com processador de 10 nanômetros, memória e Wi-Fi. De acordo com o The Verge, a Microsoft vem trabalhando de perto com a Intel em seu dispositivo Surface com duas telas. Inclusive, a fabricante de chips vem pressionando empresas de PC a criarem hardware com tela dupla, seguindo o exemplo do conceito Tiger Rapids apresentado no ano passado.

Surface com duas telas deve rodar Windows Lite

A IHS Markit também menciona o Windows Core OS (WCOS): trata-se de uma versão mais modular do Windows Shell para exibir o menu Iniciar e a central de ações. Esta seria a base de um sistema operacional chamado internamente na Microsoft de Windows Lite; ele pode ser lançado com outro nome.

O Windows Lite seria focado em concorrentes do Chromebooks, assim como em dispositivos com tela dupla. Por ter menos componentes legados, ele seria compatível apenas com apps universais (UWPs) e com programas Win32 da Microsoft Store. Além disso, surpresa: o sistema conseguiria rodar apps de Android.

A Microsoft já tentou implementar suporte a apps de Android no Windows 10 Mobile; ele conseguia até mesmo rodar APKs diretamente. No entanto, a empresa acabou encerrando esse projeto devido a problemas de desempenho e segurança. Será que a ideia vinga no Windows 10 para PCs?

Microsoft cancelou Andromeda, dizem fontes

Rumores diziam que a Microsoft também preparava um dispositivo de codinome Andromeda com duas telas, processador ARM e tamanho compacto para caber no bolso. Mary Jo Foley, do ZDNet, explica que esse produto foi cancelado após uma reestruturação na empresa: os executivos não viam como ele poderia fazer sucesso, dada a falta de aplicativos — ele só poderia rodar os programas UWP oferecidos na Loja.

A Microsoft não descarta a ideia de “um dispositivo portátil com Windows 10 e mais de uma tela”, segundo Foley, mas “se isso acontecer, espere por algo mais semelhante a um pequeno PC dobrável, em vez de um aparelho do tamanho de um celular”. Esse hardware também seria capaz de rodar programas Win32, encaixando-se nos detalhes vazados sobre o Centaurus.

Com informações: Forbes, CNET.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Douglas B

Alguém ainda dá moral pras investidas mobile da Microsoft? É tanto tiro no escuro e tanto desrespeito com os fãs cobaias que deveria ser ignorada até vir com algo sério.

Eduardo Braga

Apps de Android pra esse tamanho de tela? Nem o próprio Android consegue fazer direito...

tuneman

Mas como assim?? Os "especialistas" afirmavam com veemência que o Andromeda era inevitável!

Buldego

Microsoft perdidinha como sempre.

Vamos ver quando vai descontinuar mais isso.

Daniel R. Pinheiro

Muito difícil uma coisa dessas ir pra frente atualmente sem uma loja, um ecossistema estruturado. A MS optou por jogar no terreno das demais e está se dando bem. A ideia de criar um ecossistema unificado foi interessante, na teoria, mas um fracasso na prática. Quero ver como a MS vai conseguir emplacar um ecossistema a altura de Apple e Google com o andar da carruagem...

Jairo ☠️

Que salada , que bagunça

Capitão Caverna

[email protected] que confusão
Agora vai ficar parece um linux de bagunçado

Anderson Antonio Santos Costa

Se apps do Android rodarem de modo nativo no Windows 10 tradicional, isso seria bem-vindo, uma vez que a Microsoft Store não tem nada que preste de fora da MS.