Rumores dizem que a Microsoft está preparando um Surface dobrável com duas telas, de codinome “Centaurus”, e agora temos mais informações sobre este dispositivo: ele deve ser lançado na primeira metade de 2020 com dois displays de 9 polegadas e plataforma Intel Lakefield, rodando o sistema operacional Windows Lite e aplicativos do Android.
- Bill Gates diz que derrota da Microsoft para o Android é seu maior erro
- Como desligar o notebook Windows pelo teclado [e sem usar o mouse]
Microsoft Surface Go
Segundo a Forbes, a consultoria IHS Markit coletou alguns detalhes sobre o novo Surface a partir de “informações da cadeia de suprimentos”. Ele deve ser lançado no primeiro semestre de 2020 com duas telas de 9 polegadas e proporção 4:3, além de conectividade always-on em 4G ou 5G.
O Centaurus deve trazer a plataforma Lakefield: trata-se de uma placa-mãe reduzida com processador de 10 nanômetros, memória e Wi-Fi. De acordo com o The Verge, a Microsoft vem trabalhando de perto com a Intel em seu dispositivo Surface com duas telas. Inclusive, a fabricante de chips vem pressionando empresas de PC a criarem hardware com tela dupla, seguindo o exemplo do conceito Tiger Rapids apresentado no ano passado.
Surface com duas telas deve rodar Windows Lite
A IHS Markit também menciona o Windows Core OS (WCOS): trata-se de uma versão mais modular do Windows Shell para exibir o menu Iniciar e a central de ações. Esta seria a base de um sistema operacional chamado internamente na Microsoft de Windows Lite; ele pode ser lançado com outro nome.
O Windows Lite seria focado em concorrentes do Chromebooks, assim como em dispositivos com tela dupla. Por ter menos componentes legados, ele seria compatível apenas com apps universais (UWPs) e com programas Win32 da Microsoft Store. Além disso, surpresa: o sistema conseguiria rodar apps de Android.
A Microsoft já tentou implementar suporte a apps de Android no Windows 10 Mobile; ele conseguia até mesmo rodar APKs diretamente. No entanto, a empresa acabou encerrando esse projeto devido a problemas de desempenho e segurança. Será que a ideia vinga no Windows 10 para PCs?
Microsoft cancelou Andromeda, dizem fontes
Rumores diziam que a Microsoft também preparava um dispositivo de codinome Andromeda com duas telas, processador ARM e tamanho compacto para caber no bolso. Mary Jo Foley, do ZDNet, explica que esse produto foi cancelado após uma reestruturação na empresa: os executivos não viam como ele poderia fazer sucesso, dada a falta de aplicativos — ele só poderia rodar os programas UWP oferecidos na Loja.
A Microsoft não descarta a ideia de “um dispositivo portátil com Windows 10 e mais de uma tela”, segundo Foley, mas “se isso acontecer, espere por algo mais semelhante a um pequeno PC dobrável, em vez de um aparelho do tamanho de um celular”. Esse hardware também seria capaz de rodar programas Win32, encaixando-se nos detalhes vazados sobre o Centaurus.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Alguém ainda dá moral pras investidas mobile da Microsoft? É tanto tiro no escuro e tanto desrespeito com os fãs cobaias que deveria ser ignorada até vir com algo sério.
Apps de Android pra esse tamanho de tela? Nem o próprio Android consegue fazer direito...
Mas como assim?? Os "especialistas" afirmavam com veemência que o Andromeda era inevitável!
Microsoft perdidinha como sempre.
Vamos ver quando vai descontinuar mais isso.
Muito difícil uma coisa dessas ir pra frente atualmente sem uma loja, um ecossistema estruturado. A MS optou por jogar no terreno das demais e está se dando bem. A ideia de criar um ecossistema unificado foi interessante, na teoria, mas um fracasso na prática. Quero ver como a MS vai conseguir emplacar um ecossistema a altura de Apple e Google com o andar da carruagem...
Que salada , que bagunça
[email protected] que confusão
Agora vai ficar parece um linux de bagunçado
Se apps do Android rodarem de modo nativo no Windows 10 tradicional, isso seria bem-vindo, uma vez que a Microsoft Store não tem nada que preste de fora da MS.