Microsoft estaria fazendo Surface com duas telas e apps do Android

Microsoft estaria preparando "Centaurus", um Surface dobrável com duas telas de 9 polegadas, Intel Lakefield e Windows Lite

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Microsoft Surface Go
Microsoft Surface Go

Rumores dizem que a Microsoft está preparando um Surface dobrável com duas telas, de codinome “Centaurus”, e agora temos mais informações sobre este dispositivo: ele deve ser lançado na primeira metade de 2020 com dois displays de 9 polegadas e plataforma Intel Lakefield, rodando o sistema operacional Windows Lite e aplicativos do Android.

Segundo a Forbes, a consultoria IHS Markit coletou alguns detalhes sobre o novo Surface a partir de “informações da cadeia de suprimentos”. Ele deve ser lançado no primeiro semestre de 2020 com duas telas de 9 polegadas e proporção 4:3, além de conectividade always-on em 4G ou 5G.

O Centaurus deve trazer a plataforma Lakefield: trata-se de uma placa-mãe reduzida com processador de 10 nanômetros, memória e Wi-Fi. De acordo com o The Verge, a Microsoft vem trabalhando de perto com a Intel em seu dispositivo Surface com duas telas. Inclusive, a fabricante de chips vem pressionando empresas de PC a criarem hardware com tela dupla, seguindo o exemplo do conceito Tiger Rapids apresentado no ano passado.

Surface com duas telas deve rodar Windows Lite

A IHS Markit também menciona o Windows Core OS (WCOS): trata-se de uma versão mais modular do Windows Shell para exibir o menu Iniciar e a central de ações. Esta seria a base de um sistema operacional chamado internamente na Microsoft de Windows Lite; ele pode ser lançado com outro nome.

O Windows Lite seria focado em concorrentes do Chromebooks, assim como em dispositivos com tela dupla. Por ter menos componentes legados, ele seria compatível apenas com apps universais (UWPs) e com programas Win32 da Microsoft Store. Além disso, surpresa: o sistema conseguiria rodar apps de Android.

A Microsoft já tentou implementar suporte a apps de Android no Windows 10 Mobile; ele conseguia até mesmo rodar APKs diretamente. No entanto, a empresa acabou encerrando esse projeto devido a problemas de desempenho e segurança. Será que a ideia vinga no Windows 10 para PCs?

Microsoft cancelou Andromeda, dizem fontes

Rumores diziam que a Microsoft também preparava um dispositivo de codinome Andromeda com duas telas, processador ARM e tamanho compacto para caber no bolso. Mary Jo Foley, do ZDNet, explica que esse produto foi cancelado após uma reestruturação na empresa: os executivos não viam como ele poderia fazer sucesso, dada a falta de aplicativos — ele só poderia rodar os programas UWP oferecidos na Loja.

A Microsoft não descarta a ideia de “um dispositivo portátil com Windows 10 e mais de uma tela”, segundo Foley, mas “se isso acontecer, espere por algo mais semelhante a um pequeno PC dobrável, em vez de um aparelho do tamanho de um celular”. Esse hardware também seria capaz de rodar programas Win32, encaixando-se nos detalhes vazados sobre o Centaurus.

Com informações: Forbes, CNET.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados