Huawei Mate X chega até setembro com 5G e Android, garante empresa

Executivo da Huawei diz que adiamento do Mate X foi devido à implementação do 5G, não por conta das políticas de Trump

Lucas Lima
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Huawei Mate X

A Huawei planeja lançar seu smartphone dobrável Mate X rodando o sistema operacional Android até no máximo setembro em países que suportam o 5G. A informação foi confirmada pelo presidente regional da Europa Ocidental da Huawei, Vincent Pang, ao TechRadar.

Adiamento não foi por restrições de Trump, diz Huawei

O Mate X estava previsto para junho; Pang explica que seu lançamento foi adiado para esperar a implementação do 5G, não por causa das políticas de restrição dos Estados Unidos.

As redes de quinta geração acabaram de ser lançadas no Reino Unido, e a Huawei também espera o amadurecimento da tecnologia na China. O executivo informa que o Mate X será lançado em qualquer país que já tenha suporte à tecnologia 5G.

A Huawei cogitava lançar o Mate X no Brasil até o final do ano, ou no começo de 2020. No entanto, vai demorar até que as redes 5G entrem em operação no país; o primeiro leilão de frequências da Anatel está previsto para março do ano que vem.

Huawei Mate X roda Android e traz melhorias na interface

O lançamento pode acontecer antes de setembro, diz Pang. O Mate X vai rodar Android, em vez do futuro sistema operacional da própria Huawei, porque ele já havia sido anunciado antes das restrições dos EUA — ou seja, nada muda para este aparelho.

O executivo da fabricante chinesa disse ainda o Mate X traz basicamente o mesmo hardware mostrado na feira MWC deste ano, e esse tempo foi usado para aprimoramento dos aplicativos e da interface, com o objetivo de melhorar a experiência quando o usuário alterna entre os modos de tela.

Se há uma preocupação em relação à durabilidade da tela, a Huawei disfarça bem. O TechRadar perguntou o que eles estavam fazendo em relação a isso, a exemplo do Samsung Galaxy Fold; Pang disse que “é um segredo, mas nós fizemos muitos testes especialmente para isso”.

Com informações: TechRadar.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados