Início » Aplicativos e Software » Apple lança beta público do iOS 13, iPadOS e macOS Catalina

Apple lança beta público do iOS 13, iPadOS e macOS Catalina

Atualização traz modo escuro ao iPhone, interface renovada para iPad e novos apps no macOS Catalina; saiba como instalar o beta

Felipe Ventura Por

A Apple acaba de liberar a versão beta do iOS 13, iPadOS e macOS Catalina: você poderá testar novos recursos como o modo escuro no iPhone, a interface renovada para tablets e os aplicativos de iPad adaptados para computadores desktop e notebooks. Você pode testar o software mesmo se não tiver uma conta de desenvolvedor; basta um Apple ID.

Apple Beta Program

O iOS 13 é uma atualização bem-vinda para iPhones. Além do modo escuro, ele promete maior desempenho ao abrir apps e usar o desbloqueio via Face ID. A câmera ganhou um novo modo de iluminação de retrato chamado High-Key Mono, e o app Fotos ficou mais esperto em organizar e editar suas imagens e vídeos.

Além disso, o iOS 13 permite liberar o acesso à sua localização apenas uma vez para determinados apps, além de mostrar um mapa de lugares onde eles rastrearam você. A assistente Siri ganhou uma voz mais natural; o teclado ganhou o QuickPath para digitar deslizando nas teclas; o Telefone permite mandar chamadas de números desconhecidos direto para o correio de voz; entre outros.

Apple traz novidades no iPadOS e macOS Catalina

iPadOS - Tecnoblog

O iPadOS traz melhorias específicas para a tela maior do iPad: ele permite fixar widgets na tela inicial, usar duas instâncias do mesmo app, e deixar várias janelas flutuantes em Slide Over.

Ele também oferece suporte a armazenamento externo, como HDs e pendrives, para se aproximar da experiência de desktop. Você pode até mesmo ativar o suporte a mouse nos ajustes de acessibilidade. Há ainda novos gestos para edição de texto e melhorias na caneta Apple Pencil.

macOS 10.15 Catalina

Temos também o macOS 10.13 Catalina, voltados para Macs, iMacs e MacBooks. Ele desmembra o iTunes em três programas separados, Músicas, Podcasts e Apple TV; além de oferecer suporte a apps de iPad com o projeto Catalyst.

O Tempo de Tela mostra como você está passando seu tempo no computador; o bloqueio de ativação só permite fazer restauração com sua senha do iCloud; e o Controle por Voz representa um enorme avanço em acessibilidade. Há ainda o Sidecar para usar o iPad como segunda tela.

Como instalar o beta do iOS 13, iPadOS e macOS Catalina

Para instalar o beta do iOS 13 ou iPadOS, é preciso seguir estes passos:

  • faça um backup do seu dispositivo no iTunes (ou no Finder se você estiver rodando o macOS Catalina);
  • faça login em beta.apple.com/sp/betaprogram com seu Apple ID;
  • vá até beta.apple.com/profile no seu iPhone ou iPad para baixar o perfil de configuração;
  • siga o caminho Ajustes > Geral > Atualização de software para instalar o beta.

Enquanto isso, o beta do macOS Catalina requer um processo ligeiramente diferente:

  • faça backup do seu Mac usando o Time Machine;
  • faça login em beta.apple.com/sp/betaprogram com seu Apple ID;
  • visite este link para baixar o macOS Public Beta Access Utility;
  • vá até Preferências de Sistema > Atualização de software e instale o beta.

Se você não quiser instalar software beta, tudo bem! Mostramos em vídeo as melhores novidades do iPadOS

… e do macOS Catalina:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Papa

O teclado deslizante é impressionante de tão preciso! Já até removi o swiftkey

Psico

Excelente o iPadOS, pela primeira vez estou achando que vale a pena investir num iPad!

Robert Rey

O mouse funciona exatamente da maneira que você imagina. O cursor a principio estranha, mas numa interface voltada para o toque ele acaba por fazer um certo sentido. Dê uma chance que você vai gostar.

João

Até estava interessado no iPadOS, mas depois de ver esse "mouse" que eles implementaram eu vou aguardar mais algumas versões