O Facebook vem dizendo há anos que não direciona anúncios ouvindo suas conversas através do microfone do celular, mas muita gente ainda não está convencida; na verdade, os usuários também notam esse fenômeno no Instagram. Adam Mosseri, que comanda o aplicativo, tenta explicar o que realmente está acontecendo: a rede social sabe dos seus gostos e preferências, e lembra de produtos que você viu mesmo se você tiver esquecido.
- Como impedir o WhatsApp de compartilhar dados com Facebook
- Como excluir a sua conta no Instagram definitivamente
A entrevista com Mosseri foi exibida nesta terça-feira (25) no programa CBS This Morning. A apresentadora Gayle King pergunta: “como é possível que eu converse de forma privada com alguém sobre algo que estou interessada em ver ou comprar, e um anúncio disso aparece no meu feed do Instagram? Eu não pesquisei isso, não falei com mais ninguém sobre isso, eu juro… eu acho que vocês estão ouvindo”.
Mosseri diz que recebe essa pergunta “o tempo todo”, e nega que o Instagram esteja espionando suas conversas. “Nós não olhamos suas mensagens, não ouvimos seu microfone; fazer isso seria super problemático por diversos motivos”, segundo o executivo.
WATCH: Head of @Instagram Adam @Mosseri sits down with @GayleKing for his first wide-ranging U.S. TV interview since taking over last year.
📺 More on @CBSThisMorning Tuesday & Wednesday beginning 7 a.m. pic.twitter.com/4yUYkGqFeb
— CBS This Morning (@CBSThisMorning) June 25, 2019
Chefe do Instagram explica “coincidência” dos anúncios
Então como o direcionamento de anúncios consegue ser tão preciso? Para Mosseri, existem duas formas em que isso pode acontecer. Uma delas é por “pura sorte” ou coincidência (apesar de ocorrer repetidamente).
A segunda forma é mais provável de acontecer: “você pode estar falando sobre algo porque isso está em primeiro lugar na sua mente, porque você vem interagindo mais com esse tipo de conteúdo recentemente”.
Mosseri explica: “talvez você goste muito de comida e restaurantes; você viu um restaurante no Facebook ou no Instagram e gostou muito dele. Isso fica em primeiro lugar na sua mente, depois vai para o subconsciente, e depois volta ao topo mais tarde. Acho que esse tipo de coisa acontece muitas vezes de uma maneira realmente sutil”.
É algo associado ao fenômeno de Baader-Meinhof, também conhecido como ilusão de frequência. O cérebro humano é especializado em reconhecer padrões, e por isso nota mais fortemente quando a mesma informação reaparece em pouco tempo — por exemplo, quando o assunto de uma conversa coincide com um anúncio do Instagram.
No entanto, para fazer isso, a mente precisa ignorar tudo o que não é repetido — por exemplo, todos os assuntos sobre os quais você conversa e que não correspondem a anúncios. Isso é feito de forma subconsciente.
Adam Mosseri, chefe do Instagram
Explicação do Facebook e Instagram não convence
Mosseri diz à entrevistadora: “eu reconheço que você não vai realmente acreditar em mim” e “não sei como convencer você”. É problemático que o chefe do Instagram não consiga dar uma explicação convincente sobre o direcionamento dos anúncios no Instagram.
Como dissemos anteriormente, os anúncios do Facebook e Instagram são tão precisos por uma série de motivos: essas redes sociais já sabem muito sobre você; elas monitoram sua atividade em milhares de apps e sites; e sabem onde você está através do celular.
No entanto, qual das explicações a seguir parece mais convincente?
- o Facebook e o Instagram têm um perfil detalhado sobre os seus interesses baseado em suas curtidas, comentários e amigos; as redes sociais usam a ferramenta Pixel para rastrear a atividade dos visitantes em milhares de aplicativos e sites; seus apps descobrem a localização através do endereço IP, redes Wi-Fi ou GPS; e tudo isso permite direcionar anúncios com uma precisão que chega a assustar;
- o Facebook está ouvindo suas conversas pelo microfone do celular.
A gente tende a escolher o motivo que parece mais simples. Se você estiver preocupado, pode cortar o acesso ao microfone do Facebook e Instagram no seu celular:
- no iOS, siga o caminho Ajustes > Facebook > Configurações e desligue a permissão Microfone, repetindo o procedimento para o Instagram;
- no Android, vá em Configurações > Apps e notificações > Facebook > Permissões e desative a opção Microfone, e faça o mesmo para o Instagram.
Com informações: CBS This Morning, Mashable.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
"Eu não mato pessoas" - revela assassino.
Ontem um amigo meu disse que o xvideos tá vendo sua cara na hora da bronha huhueahuheahu cada coisa
vai saber... também nao entendo mas fico feliz por estar no meio dos que não veem nenhuma propaganda hahahaha
Ontem aconteceu comigo e achei bizarro, atendi uma chamada (LIGAÇÃO DE OPERADORA, NÃO PELO WHATSAPP) de um amigo me perguntando se valia a pena comprar um iPhone 6s Plus e conversamos uns 4 minutos mais ou menos sobre o assunto, aí após encerrar a ligação abro o meu instagram e o que aperece logo de cara? Simplesmente um anúncio de iPhone 6s Plus. Muita coincidência não acham?
https://pm1.narvii.com/6391...
É exatamente isso que eu diria se meu app ouvisse o microfone pra direcionar ads. hahaha
Comigo é por dia: a cada 2 stories um anuncio. No feed, 3 fotos um anuncio... Porém as vezes no feed só aparece anúncio depois de umas 10 fotos
"(se usar tecnoblog, pode aumentar pra milhares)"
Mitou...
tecnoblog sem AdBlock não dá.
Privilegiado pacaraaaaaaca ahhaaha nem sabia que isso era possível.
Também sou desse época mas tem muitos anúncios
CUMBUCA GATE
Também prefiro acreditar no viés de confirmação. Nunca aconteceu comigo de alguma rede social "ouvir" alguma coisa minha e aparecer algum anúncio na internet. E olha que eu uso várias redes sociais diariamente...
Pensei que eu era o único "privilegiado"! Tenho "conta" no Instagram desde 2016 (faço login com o facebook) e nunca me apareceu nenhum anúncio, nem no feed nem nos stories. Será porque eu só tenho 6 posts no feed? Ou por eu nunca ter gravado um story?
¯\_(ツ)_/¯
Longe de mim defender o instagram.
Minha duvida e o que eu gostaria de entender melhor é: porque isso é tão pior ou tão mais relevante que os cookies e tudo que o google faz pra te rastrear pelo o que voce le, e navega na internet?
Eu também acho que é por aí. Acho que nível de escutar assim só a NSA mesmo.
Tá bom, agora senta lá Cláudia
... e minha avó é virgem.
Mas ele reconhece que ela não vai acreditar nele, conhece o público. E como alguém que não tenta explicar para alguém que não entende que aquecimento global é causado pelo homem, segue por esse caminho.
"(se usar tecnoblog, pode aumentar pra milhares)"
aplausos
Brigo.. mas no final a real é que amo você, Internet. :-)
Não é coincidência, chama-se viés de confirmação.
Talvez nas próximas semanas você também vai ver mais outdoors que mostrem a Nissan, e não tem ninguém ouvindo seu microfone e trocando outdoor na madrugada no seu caminho ao trabalho.
O que acontece é que você é exposto a centenas de propagandas diferentes quase todos os dias (se usar tecnoblog, pode aumentar pra milhares), e quase nenhuma dessas centenas passa percebido pela sua mente. Você também fala de centenas de assuntos todos os dias.
Qual a chance de que um assunto (das centenas que você fala diariamente), combine com alguma propaganda (das centenas que você vê diariamente)? Muito alta.
E o viés de confirmação faz você acreditar que tem alguma outra explicação mística ou conspiratória.
Tanto brilhantismo e vc usou "mais" ao invés de "mas". Fiquei decepcionado.
Ah mais uma coisa eu concordo: entre acreditar em parágrafos de raciocínio, os óbvios que estão ali na matria mesmo, ou em "simplesmente estão me escutando"... a segunda opção certamente é mais fácil portanto tem de ser a correta, e nem tenho tempo de ver se a outra é ou não valida portanto novamente eles tem de estar escutando.
Pois tenho mais o que fazer na vida.
E vou colocar em rede nacional minha opinião.
Pois é. Ela poderia ter perguntado se o sistema de ads do Instragram utiliza alguma ferramenta que possa ser alimentada por alguma terceira ferramenta que por acaso venha a utilizar o audio para obter informações do usuário.
Isso ele poderia ter respondido sem deixar dúvidas.
No entanto, qual das explicações a seguir parece mais convincente?
o Facebook e o Instagram têm um perfil detalhado sobre os seus interesses baseado em suas curtidas, comentários e amigos; as redes sociais usam a ferramenta Pixel para rastrear a atividade dos visitantes em milhares de aplicativos e sites; seus apps descobrem a localização através do endereço IP, redes Wi-Fi ou GPS; e tudo isso permite direcionar anúncios com uma precisão que chega a assustar e o Facebook está ouvindo suas conversas pelo microfone do celular.
Não é uma ou outra, são as duas opções. Ontem mesmo comentei com a minha mãe sobre a Nissan, porque ela perguntou se o Netflix dava lucro (me perguntou pessoalmente). Ai falei que eles investem em séries próprias e ganham em escala, pensando no lucro futuro e utilizei o exemplo da Nissan, que faz acordo com a Renault para ganhar escala (apesar de serem setores diferentes).
5 minutos depois peguei o meu celular e abri o Instagram, o primeiro anúncio era da Nissan. Coincidência, né?
E eu sou o Batman
Mosseri diz à entrevistadora: “eu reconheço que você não vai realmente acreditar em mim” e “não sei como convencer você”.
Então uma pessoa diz que não tem como explicar para um idi... uma pessoa normal como o mundo funciona? Mas isso é OBVIO!
Outro grupo que pode dizer a mesma coisa são cientistas. Tenta explicar para alguém que não entende que aquecimento global é causado pelo homem. Tenta, eu desafio!
Nenhum grupo respeitável acredita nessa paranoia pelo simples motivo que grupos respeitáveis poderiam provar essa paranoia, se fosse real.
Portanto obvio que apenas floquinhos que representam a sociedade, com uma apresentadora de TV certamente qualificada para ser... apresentadora de TV, que pensam nessa. E fazem milhões de ovelhas seguirem.
E necessitar matérias e entrevistas absolutamente desnecessárias.
Parabéns a todos envolvidos.
PS: é o mal da sociedade atual. A internet não está espalhando conhecimento, está espalhando o normal. O normal é e sempre foi lixo. Burro.
Isso é novo, antigamente eram mais as pessoas qualificadas quem escreviam e divulgavam matérias e livros. Era fácil ignorar um idiota, poucos percebam que ele existia. Hoje tem gente que le até o que EU escrevo aqui.
NUNCA apareceu propaganda no meu Instagram... será que sou privilegiado por ser usuário das antigas, desde o iPhone 3GS?!
Ufa, tô aliviado.
"Não fumo maconha" diz Snoop Dogg
Sim eu acredito, assim como eu acredito que o Brasil um dia vai ser a maior potencia mundial e os políticos serão honestos em sua grande maioria rs
Teoria da conspiração, igual a terra plana, o que acontece é que eles sabem o teu perfil, "cara solteiro, entre 25, 30 anos de idade que curte games, tecnologia, usa Samsung e lê o tecnoblog" aí os anúncios são baseados nesse perfil sem precisar ficar ouvindo conversas com amigos.
Do mesmo jeito são aqueles médiums mágicos , eles fazem perguntas indiretas que você responde indiretamente sem se dar por conta aí tu acha que ela usam magia para prever sua vida.
Um foi sobre vídeo de ratos que apareceu no celular da minha irmã. Ela e minha mãe estavam a falar sobre o assunto. Detalhe: o celular estava parado, sem uso, e nunca tinha aparecido ads ou vídeo engraçados sobre tal assunto antes.
Outro foi sobre coisas de cabelo...
Eu confesso que duvido... já vi anúncio que nunca apareceu antes e do nada depois de comentar algo apareceu