Instagram não ouve seu celular para direcionar anúncios, diz Facebook

Adam Mosseri, chefe do Instagram, diz que rede social não escuta microfone do celular porque isso seria "problemático"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
blurred-background-cellphone-communication-instagram-pexels

O Facebook vem dizendo há anos que não direciona anúncios ouvindo suas conversas através do microfone do celular, mas muita gente ainda não está convencida; na verdade, os usuários também notam esse fenômeno no Instagram. Adam Mosseri, que comanda o aplicativo, tenta explicar o que realmente está acontecendo: a rede social sabe dos seus gostos e preferências, e lembra de produtos que você viu mesmo se você tiver esquecido.

A entrevista com Mosseri foi exibida nesta terça-feira (25) no programa CBS This Morning. A apresentadora Gayle King pergunta: “como é possível que eu converse de forma privada com alguém sobre algo que estou interessada em ver ou comprar, e um anúncio disso aparece no meu feed do Instagram? Eu não pesquisei isso, não falei com mais ninguém sobre isso, eu juro… eu acho que vocês estão ouvindo”.

Mosseri diz que recebe essa pergunta “o tempo todo”, e nega que o Instagram esteja espionando suas conversas. “Nós não olhamos suas mensagens, não ouvimos seu microfone; fazer isso seria super problemático por diversos motivos”, segundo o executivo.

Chefe do Instagram explica “coincidência” dos anúncios

Então como o direcionamento de anúncios consegue ser tão preciso? Para Mosseri, existem duas formas em que isso pode acontecer. Uma delas é por “pura sorte” ou coincidência (apesar de ocorrer repetidamente).

A segunda forma é mais provável de acontecer: “você pode estar falando sobre algo porque isso está em primeiro lugar na sua mente, porque você vem interagindo mais com esse tipo de conteúdo recentemente”.

Mosseri explica: “talvez você goste muito de comida e restaurantes; você viu um restaurante no Facebook ou no Instagram e gostou muito dele. Isso fica em primeiro lugar na sua mente, depois vai para o subconsciente, e depois volta ao topo mais tarde. Acho que esse tipo de coisa acontece muitas vezes de uma maneira realmente sutil”.

É algo associado ao fenômeno de Baader-Meinhof, também conhecido como ilusão de frequência. O cérebro humano é especializado em reconhecer padrões, e por isso nota mais fortemente quando a mesma informação reaparece em pouco tempo — por exemplo, quando o assunto de uma conversa coincide com um anúncio do Instagram.

No entanto, para fazer isso, a mente precisa ignorar tudo o que não é repetido — por exemplo, todos os assuntos sobre os quais você conversa e que não correspondem a anúncios. Isso é feito de forma subconsciente.

Adam Mosseri

Adam Mosseri, chefe do Instagram

Explicação do Facebook e Instagram não convence

Mosseri diz à entrevistadora: “eu reconheço que você não vai realmente acreditar em mim” e “não sei como convencer você”. É problemático que o chefe do Instagram não consiga dar uma explicação convincente sobre o direcionamento dos anúncios no Instagram.

Como dissemos anteriormente, os anúncios do Facebook e Instagram são tão precisos por uma série de motivos: essas redes sociais já sabem muito sobre você; elas monitoram sua atividade em milhares de apps e sites; e sabem onde você está através do celular.

No entanto, qual das explicações a seguir parece mais convincente?

  • o Facebook e o Instagram têm um perfil detalhado sobre os seus interesses baseado em suas curtidas, comentários e amigos; as redes sociais usam a ferramenta Pixel para rastrear a atividade dos visitantes em milhares de aplicativos e sites; seus apps descobrem a localização através do endereço IP, redes Wi-Fi ou GPS; e tudo isso permite direcionar anúncios com uma precisão que chega a assustar;
  • o Facebook está ouvindo suas conversas pelo microfone do celular.

A gente tende a escolher o motivo que parece mais simples. Se você estiver preocupado, pode cortar o acesso ao microfone do Facebook e Instagram no seu celular:

  • no iOS, siga o caminho Ajustes > Facebook > Configurações e desligue a permissão Microfone, repetindo o procedimento para o Instagram;
  • no Android, vá em Configurações > Apps e notificações > Facebook > Permissões e desative a opção Microfone, e faça o mesmo para o Instagram.

Com informações: CBS This Morning, Mashable.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados