Início » Jogos » Nintendo Switch com Android Q tem Netflix, Spotify e emuladores

Nintendo Switch com Android Q tem Netflix, Spotify e emuladores

Em desenvolvimento, versão modificada do Nintendo Switch ainda não roda PUBG Mobile e Fortninte corretamente

Victor Hugo Silva Por

O espaço para modificações no Nintendo Switch tem feito o console ser muito utilizado por desenvolvedores que trabalham para expandir suas funcionalidades. Um dos projetos faz o dispositivo rodar Android Q e teve mais detalhes revelados em testes realizados pelo XDA Developers.

De acordo com o site, o Switch com Android tem suporte ao dock e aos Joy-cons. Criada pelo desenvolvedor Billy Laws e parceiros, a versão permite acessar a Play Store e baixar serviços como Netflix, YouTube, Twitch e Spotify, além de jogos como Flappy Bird.

Além disso, é possível rodar alguns emuladores como DraStic, de Nintendo DS, e RetroArch. Por outro lado, aplicativos como Steam Link e Dolphin Emulator ainda não funcionam corretamente. O mesmo vale para PUBG Mobile, que não permite usar os Joy-cons, e Fortnite.

O XDA Developers afirma que os controles ainda não funcionam com todos os aplicativos e são inconsistentes quanto à compatibilidade. Além disso, eles precisam estar conectados por Bluetooth mesmo quando estão fisicamente conectados ao console.

A experiência com os jogos, segundo o site, é boa, apesar de alguns engasgos possivelmente causados por uma falta de otimização natural para este estágio do projeto. “O Nintendo Switch já está se moldando para ser um excelente dispositivo de jogo com Android, e o futuro para ele nesse sentido é brilhante”, afirma o XDA Developers.

Vale lembrar que alguns aplicativos populares como Pokémon Go e Snapchat não são compatíveis com o dispositivo, visto que ele não conta com GPS, microfone nem câmera.

A modificação do Android Q para o Switch ainda não tem previsão de lançamento ao público. A equipe está preparando um instalador que permite rodar o sistema a partir do cartão microSD; dessa forma, você não ficará restrito aos 32 GB de armazenamento do console.

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mateus B. Cassiano

A CPU do Shield TV (e por extensão, do Switch também) é bem competente porém antiga para os padrões atuais, no entanto a GPU é muito forte, tanto que ela suporta todos os recursos do OpenGL pra desktops ao invés de suportar apenas o OpenGL ES, que é um subconjunto mais limitado e o comum de se encontrar nos smartphones. Pode ser que dê umas engasgadas com emuladores, mas jogos nativos do Android devem rodar sem nenhum problema e talvez até melhor que nos flagships atuais...

elison siqueira

Para quem ainda não entendeu o Nintendo switch é um Raspberry portátil com tegra X1, isso é fantástico visto que o switch está ficando cada vez mais barato com passar do tempo, tomara que consigam desbloquear os novos modelos, eu tenho um switch e acho fantástico poder dar Boot de outros sistemas nele, uso o lakka e funciona muito bem sem ter travamento do sistema, tem o Linux onde também roda de boa o emulador dolphin, agora o Android rodando que vai ser bem legal ver emulador drástic do Nintendo ds rodar , e

Maicon Bruisma

E isso é bom? Tipo, roda tudo lisinho?

johndoe1981

Quando tempo até o processinho da Nintendo bater na porta dos devs?

Mateus B. Cassiano

O Nintendo Switch é basicamente um NVIDIA Shield TV com uma redução de clock na CPU, então teoricamente tudo que roda no Shield TV deve rodar no Switch com Android...

Cameron Poe

complicado, dependendo do xaw serial nem dá mais, bom é que já corrigiram, agora só esperar "se explodirem" os primeiros lotes para darem sorte haha, kk

Macedo

sintetizou bem a Nintendo..... kkkkkkkkk

uB.

Certamente q vai barrar isto! Mas conseguir é outra história.

Pessoal tava desbloqueando o Switch através de uma brecha q só pode ser corrigida via hardware. Se este mod usa esta brecha, impossível a Nintendo barrar pros Switches lançados antes da correção (e são muitos, viu? Acho q demorou pouco mais de 1 ano pra ela descobrir e corrigir a falha).

Omar

que comentário mais confuso.

Flavio Toledo

Desbloqueio interessante ainda mais usando cartao memoria se nao for necessario fazer nenhuma modificaçao software do produto torna ainda mais atrativo. Realmente quem compra nintendo Switch e para jogar as principais franquias da empresa porque jogos retro celulares e computadores ja dao conta do recado.

Maicon Bruisma

E tem hardware para rodar os jogos da Play Store no máximo?
Pq se não tiver, ou ficar nessa de incompatibilidade, melhor deixar no normal dele, jogando Mario e Zelda que funcionam perfeitamente bem.

Anderson Antonio Santos Costa

Será que a Nintendo barraria isso???
Pelo visto os hacks no Nintendo Switch tem sido bem atrativos....

Andre Kittler

Enquanto isso a Nintendo, em sua infinita sabedoria, disponibiliza 2 ou 3 jogos de 8 bis novos por mes para quem paga aquele serviço imprestável mensal que fornece a oportunidade de jogar online usando servidores... digo, em um sistema P2P. Ah, e tem Youtube! E tem!!! Tem!.... nada. Só isso mesmo.
Ser fã da Nintendo é uma arte: o que eles fazem em software é imbatível, e em hardware sempre tem potencial de revolucionar (de uma forma boa, não aumentando tamanho de penis). Mas quanto falamos de coisa básica....