Início » Internet » O Fotolog morreu de novo e quase ninguém reparou

O Fotolog morreu de novo e quase ninguém reparou

O Fotolog voltou em 2018 como uma alternativa ao Instagram; rede social guardava fotos antigas, mas saiu do ar

Felipe Ventura Por

No ano passado, o Fotolog ressurgiu das cinzas como uma alternativa ao Instagram: ele permitia publicar apenas uma vez por dia, e exibia as imagens de seus amigos em ordem cronológica no feed. Além disso, a rede social ainda guardava suas fotos antigas dos anos 2000. No entanto, ela saiu do ar no final de janeiro e não voltou mais.

Fotolog

O Fotolog saiu do ar em 2016 sem nenhuma explicação nem aviso, e parecia morto de vez. Então, em maio de 2018, ele retornou com um novo design e a proposta de uma foto por dia para “promover conexões reais entre nós, em vez de conexões geradas por algoritmos”.

A rede social estava funcionando normalmente até o final de janeiro de 2019. Então, os usuários começaram a se deparar com o “erro 502”, indicando que houve uma falha no servidor impedindo o site de ser carregado.

De acordo com o Internet Archive, o Fotolog ficou fora do ar ao longo de fevereiro, redirecionando para o endereço maintenance.fotolog.com. Em março, apareceu a mensagem “estamos fazendo uma manutenção em nosso sistema; fique ligado em nossa página no Facebook”, mas o perfil não é atualizado desde 2018.

Fotolog

A mensagem de “manutenção no sistema” permaneceu ao longo dos meses seguintes. O Internet Archive salvou o último snapshot do site em 22 de maio. Depois dessa data, ele ficou fora do ar.

Se você tentar acessá-lo agora, a mensagem de erro é diferente: “não foi possível encontrar o endereço IP do servidor de fotolog.com”.

App do Fotolog para Android também saiu do ar

O aplicativo oficial para Android acumula reclamações na Google Play Store desde o final de janeiro. “Estou muito chateada com o Fotolog, simplesmente parou de funcionar, levando anos de memórias e sem dar qualquer tipo de satisfação”, disse uma usuária. “O Fotolog não está abrindo de jeito nenhum, tanto o app quanto o site, só mostram uma mensagem de erro do Cloudflare”, aponta outro.

Este app para Android — que basicamente exibia a versão web do Fotolog — não é atualizado desde maio de 2018. O app para iPhone foi lançado no ano passado, mas deixou de aparecer na App Store da Apple.

Mais uma vez, o Fotolog deixou de existir sem dar uma explicação. Será que agora é definitivo?

Usuários do Android se queixam que Fotolog está offline:

Fotolog

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leumas Ninguem

Nunca ouvi dizer dessa rede social

Thalles Ferreira

Ainda bem (!) que consegui fazer um backup na última vez que voltou... Tinha foto ali que nem lembrava mais, que não tinha em outro lugar (adolescência né, não tem necessariamente o interesse em preservação de memória). RIP.

Comentário Mil Grau℗

Quando tinha voltado eu consegui acessar as fotos antigas.

X-Tudãoᴳᴼᵀ

Mas isso já não da desde 2016.

Julek

Eu reparei, tentei abrir uma imagem que achei no google imagens e dava erro no site, então achei que estava morto faz tempo já

Jairo ☠️

Nem sabia que havia voltado RIP

Comentário Mil Grau℗

Que pena, não poderei mais ver fotos antigas da galera.