Início » Celular » Oppo demonstra primeira câmera frontal atrás da tela do celular

Oppo demonstra primeira câmera frontal atrás da tela do celular

Oppo usa tela transparente especial e sensor maior em câmera frontal para selfies; Xiaomi prepara celular com mesma tecnologia

Felipe Ventura Por

No início do mês, a chinesa Oppo divulgou um vídeo de sua câmera atrás da tela: ela consegue tirar selfies sem depender de um notch ou mecanismo retrátil no celular. Esta semana, a empresa demonstrou sua tecnologia na feira MWC Shanghai na China, e ela realmente funciona — mas ainda precisa melhorar antes de um lançamento comercial. A Xiaomi também prepara algo semelhante.

Oppo e câmera atrás da tela

A Oppo explica que seu protótipo usa um módulo de câmera personalizado, um material transparente no display, e algoritmos de processamento avançados para "tirar fotos nítidas sem um notch ou câmera motorizada". Além de tirar selfies, isso permite realizar videochamadas e desbloquear o celular com reconhecimento facial 2D.

A tecnologia USC (Under-Screen Camera) exige um painel personalizado para a tela: os displays atuais têm transparência o bastante para leitores de digital embutidos, mas não para câmeras.

A Oppo diz que o material usado no display atinge um equilíbrio entre permitir que a tela funcione normalmente, e deixar a luz entrar quando necessário. No entanto, como mostram algumas fotos do Engadget Chinese, é possível notar um efeito pixelado na parte superior da tela se você olhar de perto.

Oppo e câmera atrás da tela

Oppo usa sensor maior em câmera frontal atrás da tela

De acordo com a Oppo, o módulo da câmera tem abertura maior para absorver o máximo de luz possível, além de um sensor maior com pixels maiores do que o geralmente usado nos celulares. Isso resulta em uma queda na resolução, exigindo melhorias na nitidez e precisão de cores.

A própria Oppo reconhece que colocar uma tela na frente da câmera acaba reduzindo a qualidade de imagem, devido a problemas como reflexos e distorções de cores. A empresa diz que desenvolveu algoritmos para resolver isso, e afirma que a qualidade está "no mesmo nível dos dispositivos convencionais".

Oppo e câmera atrás da tela

E quando essa tecnologia chegará aos celulares? A Oppo não revela uma data específica, mas diz que isso ocorrerá "no futuro próximo". Ela costuma cumprir esse tipo de promessa: em fevereiro, durante a feira MWC em Barcelona, a empresa demonstrou uma câmera com zoom de 10x para smartphone; em abril, isso foi lançado no Oppo Reno.

Este mês, o cofundador da Xiaomi, Bin Lin, também demonstrou uma tecnologia de câmera atrás da tela: neste caso, trata-se de um protótipo do Mi 9 sem notch nem sem câmera retrátil. O lançamento deve ocorrer ainda este ano.

Oppo e câmera atrás da tela

Oppo e câmera atrás da tela

Com informações: The Verge, Engadget.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Buldego
O surgimento do notch foi um dos pontos mais fundo do poço do design dos celulares.
Buldego
Pois é, mas o povo gosta de pagar bem mais caro pra algo similar ou até inferior, pois acham que os produtos chineses ainda estão no patamar de 20 anos atrás.
phsodre
Cara eu rolo de rir qnd vejo comentários assim. Pq eu vejo que as pessoas se apegam puramente a design. Me faz até lembrar do display "inquebrável" do Moto Z Force, que pelo menos 1 ano e meio antes, foi lançado no Oukitel K4000 (aparelho bem barato e o primeiro que eu importei da China). Qnd chegou aqui parecia revolucionário, mas eu já sabia que existia a tempos! Edit: O detalhe... Ele não era de plástico igual ao display do Moto Z Force!
phsodre
A Samsung já tinha anunciado fazer algo assim com celulares no futuro, rolou até rumores que já sairia no S10. E ano passado qnd anunciou os novos painéis que iria fabricar, ela anunciou um que não tinha notch, não tinha furo e nem nada. Chamando-o de All Infinity Display. Então além da LG, que a gente já sabe que fabrica displays do tipo, a Samsung tbm deve ter uma boa fatia desse futuro mercado!
phsodre
É só uma capa para não revelar detalhes de design do aparelho. Todo aparelho em fase de testes usa uma dessas!
Matheus
gostei do design desse prototipo, parece um lumia.
Franco Luiz
Lembro do gerente da Samsung falar que ja trabalhava nessa tecnologia faz um tempo , vai começar a sair do papel
Abraão Caldas
creio que sejam coisas bem diferentes , acho que você está equivocado.
FastSloth87
Se tu pesquisar no Alibaba "transparent oled" vai aparecer um monte de painel feito por OEMs chinesas, são claro, painéis pra vitrine e tals, mas não é só a LG que fabrica OLED transparente.
FastSloth87
Quando uma empresa não testa exaustivamente seus protótipos antes de lançar no mercado, cagadas como o Galaxy Fold vão parar nas mãos dos testadores menos parciais que você cita e aí o estrago tá feito.
Alessandro Johnny
Só falta a tecnologia de ter o queixo e a testa com tamanhos simétricos. 🤷‍♀️
Cara, só o fato da tecnologia estar amadurecendo nessas câmeras atras da tela é um baita alivio. Eu acho que toda fabricante quer isso. Só copiaram a Apple pq nao tinha outra jeito (ate então) para aumentar a tela quase que ao limite de dimensão do aparelho.
Abraão Caldas
Será? O protótipo da xiaomi usava tela OLED e são pouquissimas empresas que produzem paineis oled.
uB.
Geralmente são empresas desconhecidas q desenvolvem essas tecnologias. Aí essas empresas são compradas ou sua tecnologia é comprada.
uB.
Única coisa q realmente salvou foi o sensor de digital na tela!
Abraão Caldas
A pergunta é, quem é o verdadeiro fabricante dessas telas?
pedrowillyam
Eu acho que 2018 foi o pior, quando sem necessidade começaram a copiar o iPhone X e inventaram de colocar chifres sem ao menos terem a desculpa da Apple, que são os sensores.
Buldego
Ah sim, aí temos que aguardar mesmo. Mas acho que vai rolar sim.
Franco Luiz
Sim mas eu prefiro um teste menos parcial .... N da pra acreditar em teste de empresa ao menos eu nunca confio kk
Buldego
Tanto a Oppo quanto a Xiaomi já mostraram vídeos com protótipos funcionando.
Robert Rey
Agora sim o jogo começa a ficar interessante. 2018/19 foram anos meio trágicos pro mercado de smartphones.
Buldego
Ah essas malditas chinesas que só copiam!
Franco Luiz
mostrou entre muitas aspas ne , sem fotos sem nada mas ja e previsto pra ate o fim desse ano começa a surgir as cameras por tras das telas