Início » Aplicativos e Software » Como colocar música nos Stories do Facebook e do Instagram [com sticker]

Como colocar música nos Stories do Facebook e do Instagram [com sticker]

Saiba como colocar música nos Stories do Instagram e do Facebook, além de usar outros recursos com faixas e letras

Melissa Cruz Cossetti Por
20 semanas atrás

Finalmente, o Facebook e o Instagram liberaram para o Brasil a ferramenta para colocar música nos Stories — já ensinamos como fazer isso usando o Spotify. Até então, com a ferramenta nativa das redes sociais, mesmo que um usuário de outro país incluísse uma música em um Story, brasileiros não podiam ouvir em função do bloqueio regional.

A boa notícia é que isso acabou. Todos os produtos de música de Facebook e Instagram (são vários, calma) estão disponíveis no Brasil: os adesivos de música (stickers), as Letras, o Lip Sync Live e as Músicas de Perfil, que mostram mais o seu gosto musical.

Como colocar música nos Stories do Facebook e do Instagram

O que o Facebook chamou de "adesivos de música" funcionam nos Stories de ambas as plataformas. Isso significa que, ao adicionar um sticker de música, vai tocar no Story.

Sticker de Musica no Instagram

Sticker de Musica no Instagram

Como colocar um sticker de música no Story

  1. Abra a câmera do Story no Instagram ou no Facebook;
  2. Ou escolha uma foto ou vídeo da sua galeria; 
  3. Toque no ícone de adesivos e adicione o adesivo de música;
  4. Agora escolha a música que você quiser incluir;
    Você pode buscar a música exata ou navegar nas listas: populares, estados de espírito e gêneros. Depois disso, você pode escolher o trecho da música: 15".
  5. Feito isso, o adesivo (sticker) fica colado no Story para a música tocar. 

Observação:

Se a música tiver letras disponíveis para o Instagram, elas aparecerão automaticamente na tela. Você pode tocar nos ícones para mudar a animação e estilo do texto das letras das canções, mover, girar e redimensionar como um adesivo qualquer. 

Sticker de Musica no Facebook

Sticker de Musica no Facebook

No Facebook, as letras não estão disponíveis, mas a interface do sticker é bastante similar. Para navegar nas listas de gêneros basta tocar em "Ver mais..." no aplicativo.

Por que demorou tanto?

O Facebook disse que tem trabalhado com a indústria musical para licenciar milhões de músicas. E, além das licenças de gravadoras internacionais já disponíveis, foram feitas parcerias com gravadoras, distribuidoras, editoras e sociedades que representam compositores locais para que pudessem ser inclusas músicas brasileiras nos Stories.

E as outras coisas com músicas no Facebook?

Lip Sync Live

O o Lip Sync Live é um tiro no Music.ly à queima roupa. Ele permite que você faça dublagens ao vivo pelo Facebook. E só pelo Facebook, não está disponível no Instagram.

Sincronia Labial Facebook Ao Vivo - Lip Sync

Trata-se de uma Live e os seus amigos podem conferir a sua performance em tempo real. Depois, o vídeo fica disponível nos seus Stories ou na  timeline, como preferir.

  1. Toque em criar um novo post;
  2. Selecione a opção "Ao vivo";
  3. Escolha, agora, "Sincronia Labial ao vivo";
  4. Escolha uma música como você faria com o Story;
  5. Você pode adicionar uma descrição e personalizar com filtros ou plano de fundo. 

Dublagem Musica Facebook

O que acontece?

Durante as transmissões ao vivo de dublagens, seus amigos verão o nome do artista e música destacados no vídeo, e poderão tocar para seguir o cantor ou banda também. Durante a Live você pode tocar no botão de nota musical para permitir que a música encubra a sua voz (dublagem) ou para que a sua voz seja ouvida pelos seus amigos.

Música no perfil do Facebook

Essa é ótima se você quer que seus amigos conheçam melhor o seu gosto musical. Com o licencimento de faixas da rede social, tornou-se possível adicionar música a uma nova seção no seu Perfil do Facebook. As canços no seu perfil mostrarão o artista e a faixa e podem ser ouvidas. Eu adicionei cinco, mas parece não haver um limite nesta playlist.

Músicas no Perfil do Facebook

Quem for seu contato vai poder escutar um pequeno trecho da canção no seu perfil ou ouvir a música completa por meio de plataformas de streaming. Basta tocar em "reproduzir música na íntegra" e escolher onde ouvir (Spotify, Deezer, Apple Music e outros). Eles poderão ainda adicionar a mesma música em seus perfis. Você pode ainda fixar uma música no topo do seu perfil, que fica ainda mais destacado na página. 

A notícia ruim é que as atualizações estarão disponíveis somente nos sistemas operacionais Android e iOS (iPhone e iPad). Nada disso aparece na sua interface Web.