O que é OneDrive Cofre Pessoal [e como usar]

OneDrive Personal Vault nada mais é do que um cofre dentro da nuvem da Microsoft para arquivos confidenciais e sensíveis

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
debby-hudson-locked-unsplash

A Microsoft criou um cofre chamado OneDrive Cofre Pessoal, que nada mais é que uma nova camada de segurança adicional para contas pessoais da nuvem do OneDrive para proteger arquivos mais sensíveis e importantes. A empresa pontua que o OneDrive roda na sua própria nuvem, confiável. No entanto, algumas pessoas precisam de mais proteção para arquivos confidenciais e é para isso que existe o cofre do Personal Vault.

O que é OneDrive Cofre Pessoal?

O Personal Vault é um cofre, uma área protegida dentro do OneDrive que você só pode acessar com um método de autenticação forte ou uma segunda etapa de verificação de identidade, como sua impressão digital, reconhecimento facial, PIN ou um código enviado por e-mail ou por SMS. Sendo assim, para acessar arquivos no Cofre Pessoal é preciso ter a chave dessa camada extra, além de ter acesso à conta e ao dispositivo.

Os outros documentos fora do cofre, como fotos, permanecem sem senha adicional.

OneDrive Personal Vault

O Cofre oferece atualmente: criptografia de arquivos em repouso e em trânsito, monitoramento de atividades suspeitas, detecção e recuperação de ransomware, notificação e recuperação de exclusão de arquivos em massa, verificação de vírus em download de ameaças conhecidas e histórico de versões de todos os arquivos.

O cofre também pode ser desbloqueado com o aplicativo Microsoft Authenticator

Recursos do cofre no desktop

Nos computadores com Windows 10, o OneDrive sincroniza os arquivos do Cofre Pessoal com uma área criptografada pelo BitLocker do disco rígido local. O Cofre Pessoal também é automaticamente reconfigurado no seu PC, dispositivo ou na versão online do OneDrive após um curto período de inatividade. Depois de bloqueados, todos os arquivos que você estiver usando também bloquearão e exigirão nova autenticação. 

OneDrive Personal Vault Desktop

Sendo assim, não é preciso se preocupar se você deixou seu Cofre Pessoal ou um dos arquivos abertos – ambos serão fechados e bloqueados automaticamente após pausas.

Como usar o OneDrive Cofre Pessoal

Para quem já tem conta no OneDrive, aparecerá como um update. Não é preciso fazer nenhum esforço. Depois, arraste e faça upload de arquivos normalmente na pasta.

O Personal Vault começa a chegar aos poucos para os usuários da Microsoft, a partir de Austrália, Nova Zelândia e Canadá e estará disponível a todos até o final de 2019.

Microsoft Cofre Pessoal

Note que, se você estiver usando o plano gratuito, poderá experimentar o Cofre Pessoal com um número limitado de arquivos. Os assinantes do Office 365 e de planos pagos podem guardar quantos arquivos quiserem, até lotar o seu armazenamento.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre OneDrive na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados