Correios: Amazon e Alibaba estariam interessadas em comprar estatal

Governo realiza estudos para privatização dos Correios; presidente da estatal foi demitido por não concordar com venda da estatal

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 6 meses
Correios e Sedex

O governo está realizando estudos para a privatização dos Correios, e aparentemente duas empresas já demonstram interesse: a gigante do e-commerce Amazon e a chinesa Alibaba, que investem forte em operações próprias de logística. Jair Bolsonaro demitiu o presidente da estatal por ser contra o processo de venda.

Amazon e Alibaba estudam “discretamente” a compra dos Correios, segundo fontes de Leandro Mazzini, da Coluna Esplanada no jornal O Dia. Elas estariam especialmente interessadas na logística de entrega nacional para comércio eletrônico, já que a estatal está presente em todos os municípios do Brasil.

As empresas poderiam se associar a um banco privado brasileiro para comprar os Correios. As instituições financeiras poderiam ter interesse na divisão de Banco Postal, oferecendo serviços bancários nas agências existentes.

Alibaba e Amazon têm operações próprias de logística

O rumor se encaixa na estratégia da Alibaba em apostar forte no setor de logística. Ela possui uma subsidiária focada nesse setor, chamada Cainiao, que investiu bilhões de dólares nas empresas chinesas ZTO Express, YTO Express, STO Express e Best Logistics.

Os custos de logística na China correspondem a cerca de 15% do PIB. O objetivo da Alibaba é reduzir isso para uma faixa entre 5% e 6%, mais próximo de países desenvolvidos. Para tanto, ela aplica tecnologias de automação em armazéns de mercadorias para agilizar os processos e depender menos de humanos.

A Amazon, por sua vez, passou muitos anos dizendo que seus serviços de remessa e entrega serviam apenas para complementar parceiros existentes como UPS e FedEx. Mas, em 2019, ela mudou o tom: a empresa agora diz que concorre no setor de transporte e logística.

Nos EUA, os serviços da Amazon Logistics dividem espaço com UPS, FedEx, DHL e U.S. Postal Service. Na Índia, a Amazon Transportation Services trabalha em conjunto com parceiros, incluindo o Indian Postal Service. No Brasil, a Amazon ainda não tem uma operação própria de entrega: ela depende dos serviços da Total Express, Sequoia, Loggi, Jadlog, Shippify e Correios.

Receba mais sobre Amazon.com na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados