Início » Internet » Google libera recurso que apaga histórico da web e de localização

Google libera recurso que apaga histórico da web e de localização

Ferramenta do Google permite definir limite de tempo de 3 meses ou 18 meses para histórico da web e de localização

Lucas Lima Por

O Google começou a liberar nesta quarta-feira (26) o recurso “excluir automaticamente”, que concede mais controle aos usuários sobre os dados que a empresa mantém deles: a ferramenta permite que o histórico da web e de localização sejam apagados a cada 3 ou 18 meses.

O recurso será distribuído aos poucos para todos os usuários ao redor do mundo. Disponível na página Minha Atividade do Google, será possível definir três opções: apagar os dados manualmente; removê-los se forem anteriores a três meses; ou se forem anteriores a 18 meses.

Até então, o Google guardava todos os dados do usuário e tinha apenas as opções de apagar tudo ou interromper totalmente a coleta. Entretanto, alguns recursos poderiam não funcionar tão bem, já que a empresa usa essas informações para oferecer serviços personalizados.

A atividade na web e de apps inclui “tudo o que você faz nos serviços do Google, como o Maps, a Pesquisa e o Play. Ela também pode incluir suas atividades em sites, apps e dispositivos que usam serviços do Google”, explica a empresa.

Google pode personalizar serviços com 3 meses de dados

É fato que as fervorosas discussões sobre privacidade e coleta de dados por empresas de tecnologia fizeram com que muitas delas adotassem novas posturas (e até mais cuidado) ao gerenciar as informações de seus usuários; ao menos, é o que se espera.

Ainda assim, três meses é suficiente o bastante para uma empresa que trabalha com dados conhecer um usuário: os hábitos diários dele, os locais que visita com frequência, as buscas que faz e o conteúdo que consome. Informações antigas demais, de até dez anos atrás, podem não fazer mais tanto sentido em se tratando de publicidade. Pessoas mudam, do passado só interessam memórias — e elas continuam lá no Google Fotos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

kadu

Pois é, fiz o mesmo. Manter a coleta desses dados não é tão essencial assim como o Google faz parecer.

DeadPull

Eu deixo quase tudo do Google desativado: atividade da web e apps, histórico de localização, atividade de voz e áudio, informações do dispositivo, histórico de pesquisa do YouTube. Só o que deixo ativado é o histórico de exibição do YouTube, pois sigo alguns canais e isso é útil pra eu saber quais vídeos já assisti. Na web, uso Firefox, e quando, por alguma razão, preciso usar o Chrome, o uso sem uma conta logada, e ele também tem uma série de proibições ativadas, fora os adblocks. Enfim, sei que nada disso me deixa 100% livre dessas empresas mineradoras de dados, mas dificulta bastante o trabalho delas.

betacaroteno

O recurso de localização não está funcionando faz tempo no meu aparelho. Eu consulto o histórico e ele não mostra os trajetos que fiz no dia. Não está desabilitado. Simplesmente só pega os meus trajetos caso eu utilize algum app de GPS como o Waze. Caso contrário ele não identifica o deslocamento.

João

Na verdade os reptilianos que tem a CIA (fora quase todas as outras organizações do governo, e membros de alto escalão de todos os governos)

Jarbas Coqueiro

Não há nada que eu me importe em a Google saber.

Vader

fiz a mesma coisa há um tempo atrás. também não me faz a menor falta.

Will

apaguei e interrompi tudo faz um tempo e não sinto falta, recomendo.

Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)

https://media.tenor.com/ima...
só falta dizer que a CIA tem reptilianos agora...

Jairo ☠️

Boa medida , melhor do que o usuário ter que ficar deletando com periodicidade .

Baidu feat MC Brinquedo

Google permite apagar o histórico;
Instagram não escuta teu microfone;
Facebook vai focar em privacidade...

HA HA HA! Me engana que eu gosto.