Início » Aplicativos e Software » Moto Z2 Force não receberá mais Android 9 Pie em modelos dos EUA

Moto Z2 Force não receberá mais Android 9 Pie em modelos dos EUA

Motorola não confirma nem nega Android Pie para Moto Z2 Force no Brasil; celular ficará no Oreo em modelos vendidos nos EUA

Felipe Ventura Por

A Motorola voltou atrás na promessa de atualizar o Moto Z2 Force nos EUA: a empresa diz que vários modelos vendidos para os americanos, inclusive os do varejo, permanecerão no Oreo e não receberão o Android 9 Pie; a exceção fica para as unidades vendidas pela operadora Verizon. Perguntamos à empresa se o update está garantido para os celulares no Brasil; ela não confirmou nem negou.

Moto Z2 Force

Moto Z2 Force

Em comunicado no fórum da Lenovo, a Motorola diz que alguns modelos do Moto Z2 Force nos EUA não serão atualizados para o Android 9 Pie “por diversos motivos”, sem revelar quais. Apenas o modelo vendido pela Verizon receberá o update, “pois ele é necessário para habilitar o Moto Snap de 5G”.

A fabricante promete correções de segurança por dois anos para o Moto Z2 Force, que foi lançado em agosto de 2017 nos EUA; ou seja, esse prazo já está acabando. A Motorola avisa que “nossos planos de atualização podem mudar”, e “lamenta qualquer inconveniência ou decepção que isso possa causar a nossos clientes fiéis”.

Em meados de junho, o site oficial da Motorola dizia que o Moto Z2 Force “será atualizado para a versão 9 (Pie) do Android, pendente de suporte dos parceiros”. Agora, o aviso é mais curto: “este dispositivo permanecerá no Android™ 8.0 Oreo™”.

Site oficial da Motorola em 12 de junho…

… e agora:

Moto Z2 Force e Z2 Play terão Android Pie no Brasil?

E no Brasil? Perguntamos à Motorola se o Moto Z2 Force vai receber o Android Pie no país; aproveitamos para saber sobre o Moto Z2 Play também. Na resposta enviada ao Tecnoblog, ela não confirma nem nega a atualização:

A Motorola está trabalhando no upgrade dos seus smartphones para o Android P, com objetivo de oferecer sempre a melhor experiência para os usuários. Assim que tivermos informações disponíveis sobre as atualizações, compartilharemos.

No Twitter, a conta oficial da Motorola diz que “a atualização para o Android 9 já está quase pronta” para o Moto Z2 Force. Enquanto isso, a atualização para o Moto Z2 Play “está em fase de testes e adaptações, e será liberada quando estiver 100% para o modelo de seu dispositivo”.

A Motorola liberou uma versão de testes do Android Pie para o Moto Z2 Force no Brasil. O site oficial diz que o Z2 Force “receberá o Android 9 (Pie), pendente de adaptações e testes”. Para o Moto Z2 Play, temos um aviso semelhante: “esse aparelho poderá receber o Android 9 (Pie), pendente de adaptações e testes”.

Recentemente, a Motorola confirmou que o Moto Z4 será atualizado apenas para o Android Q, em vez de receber duas versões do sistema, como era o padrão para a linha Moto Z.

Site oficial da Motorola promete que Moto Z2 Force e Z2 Play receberão Android Pie:

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luan-Luan-Lu

Tenho um Moto Z2 Play e tmb deu problema na bateria.

hamster

Eu to no iPhone por esse motivo.

Celso

Hoje mesmo eu vi uma conhecida minha, que tem um Moto G4 Play, querendo comprar um novo Motorola por causa do "Android puro", mas mais pensando na experiência de uso, mesmo, já que eu tenho certeza que essa questão de atualização de software nem passa pela cabeça dela.

Celso

Não consta nenhuma propaganda dela garantindo o Android Pie para o Moto Z2 Force.
Portanto, não vai dar em nada, porque o regulamento dela (e de praticamente todas as fabricantes) já prevê que mudanças podem acontecer no cronograma, podendo adicionar ou excluir aparelhos do mesmo.

Não é a mesma situação do RAZR D1, RAZR D3 e Moto G4 Plus.

Celso

Era G, E e X, mas:
O Moto G teve três variantes (XT1032, XT1033 e XT1039);
O Moto E teve três variantes (XT1021, XT1022 e XT1025);
Só o Moto X teve uma (XT1058), e ainda assim foi o último a receber, com uma demora que não passou despercebido na época.

Hoje, já desconsiderando C, C Plus, E e E Plus (que já não recebem nada), a situação não mudou tanto assim, já que as 3, 4 edições do Moto G, as duas edições do Moto Z e a edição do Moto X já equivalem ao mesmo esquema de antes, uma vez que não tem mais essa história de cada edição ter diversas variantes diferentes.

E a Samsung é a prova que problema não é quantidade, e sim boa vontade.

A Motorola entrega para menos aparelhos, e pra piorar, com menos qualidade (não é raro ter problemas com GPS, leitor de digital ou mesmo perda de sinal da operadora por IMEI danificado, e isso já acontece há anos).

E ainda quer diminuir mais o ritmo nesse quesito, como se ela tivesse achando que o ritmo atual (que já é ruim) ainda fosse muito.

Ou seja, a Motorola não se complicou nesse quesito porque lançou mais aparelhos, mas porque já não vê a questão de atualização de software com a mesma prioridade que se tinha entre 2013 e 2016.

Lucius_Fox

Não seja tão rebelde. Samsung já é droga pesada...

Marcos

Motorola era bem simples, era Moto G, E e X. Três aparelhos pra atualizar por ano. Agora é C, C Plus, E, E Plus, G Play, G, G Power, G Plus, X, Z, Z Play, Z Force, etc. 12 aparelhos pra atualizar por ano, não sei pra que tanto! Coloca um de entrada (C), um intermediário (G), um intermediário premium (X) e um top de linha (Z), pronto, cabou!

Thiago Moreira

O meu é um G6, mas meu próximo ou é Zenfone 6 ou Galaxy S10 / Note 9

Arthur Nascimento

Tenho o Z2 Play e infelizmente vou ter que migrar pra outra marca, provavelmente Xiaomi.

A Motorola desandou nas mãos da Lenovo, uma pena, era uma marca com tanto peso e história

Lucius_Fox

Z2 Force

Paulo Eduardo

Pessoal, acabou a garantia já parte pro desbloqueio do bootloader e instala custom rom. Estou usando o Pie há meses no meu moto Z2 force com o Lineage...

Miguel Martins

eu uso desde o moto g3. agora tô com o moto x4. tava com esperança de receber o Q, mas com esses recuos aí acho que sem chance. próximo tb não será Motorola. pelo visto até o programa A1 tá ameaçado.

John Smith

Qual seu aparelho?

John Smith

Meu primeiro e único Motorola é meu atual Z Play. Funcionando perfeitamente, nada a reclamar, boa bateria depois de mais de 2 anos.

Mas depois da notícia do Z4 e agora essa, estou fora desse barco. Próximo será um Zenfone 6 ou Galaxy S9/10.

John Smith

Como matar uma marca 101, aula ministrada por Lenovo.

Exibir mais comentários