Instagram muda processo para recuperação de contas hackeadas

Detalhes no processo de recuperação de contas hackeadas no Instagram poderiam dificultar o roubo de perfis de influenciadores

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 6 meses
Katka Pavlickova / Instagram / Unsplash

O Instagram começou a testar mudanças na forma de recuperar o acesso a contas hackeadas e roubadas na rede social. Os novos detalhes no processo de recuperação e nos recursos de segurança poderiam dificultar o roubo de nomes de usuário, cujo foco maior são influenciadores — contas com muitos seguidores e que são sequestradas.

A mudança começou depois de uma onda de golpes em usuários do Instagram que tiveram as suas contas bloqueadas. Em alguns casos, relatados pelo Motherboard, as vítimas hackeadas até recorreram a serviços white-hat de terceiros para recuperar o acesso ao Instagram, após ficarem frustradas com a falta de suporte da rede social.

Quanto isso, o Instagram assume que poderia fazer algo para melhorar:

“Sabemos que perder o acesso à conta pode ser uma experiência angustiante para os usuários. O Instagram conta com medidas para impedir que as contas sejam invadidas, além de medidas para ajudar as pessoas a recuperarem as contas, mas ouvimos da comunidade que essas medidas não são suficientes e que as pessoas seguem com dificuldades para recuperar o acesso “, disse o Instagram, em comunicado.

O que mudou na recuperação das contas do Instagram

Depois de inserir repetidamente uma senha incorreta (o que deve ocorrer porque os hackers alteraram a senha vinculada à conta de Instagram da vítima) ou clicando na opção “Precisa de mais ajuda” na página de login, os usuários do Instagram serão solicitados a digitar o endereço de e-mail ou número de telefone cadastrados na conta (aqueles usados ​​quando você se inscreveu). O Instagram enviará um código de seis dígitos para permitir que você recupere o acesso à conta. Até aí, porém, pouco muda. 

Como recuperar contas hackeadas Instagram

O Instagram só vai considerar pedidos feitos no seu aparelho

O invasor, às vezes, também obtém acesso à conta de e-mail da vítima ou ao controle do número de telefone (SIM swap, clonagem de chip). É neste ponto a mudança.

Quando obtiver acesso à conta, tomaremos medidas adicionais para garantir que um hacker não possa usar os códigos enviados para o seu endereço de e-mail ou número de telefone para acessar a sua conta de um dispositivo diferente“, disse.

De acordo com o Instagram, esse recurso permite que o usuário recupere sua conta, mesmo que as informações da conta tenham sido alteradas por um hacker. Por exemplo, se o nome de usuário e as informações de contato forem alterados.

Sua @ permanece segura

Ainda segundo a rede social, há uma nova maneira de garantir que o nome do usuário fique seguro por um período (o Instagram não relevou quanto tempo) após a alteração da conta. O seu @username não pode ser reivindicado por outra pessoa (que criou uma conta nova ou mudou a sua @) se você perder o acesso total à sua conta. Isso está disponível para o Android e está sendo implantado gradativamente no iOS (iPhone).

Não é preciso enviar e-mail para o suporte

Como se trata de um teste, a ferramenta deve ser aprimorada nos próximos meses. O objetivo é permitir que o usuário recupere sua conta diretamente no aplicativo, sem a necessidade de acionar o suporte adicional da equipe de operações do Instagram.

Com informações: Vice e Instagram

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados