Início » Aplicativos e Software » Como usar o Twitter [5 dicas para quem está começando]

Como usar o Twitter [5 dicas para quem está começando]

5 dicas de como usar o Twitter da melhor maneira possível; utilize as ferramentas do popular site de microblogs ao seu favor

Ronaldo Gogoni Por
21 semanas atrás

Chegando agora no microblog? É importante saber como usar o Twitter da melhor forma para ter um perfil popular na rede social e/ou ficar por dentro de tudo o que acontece. Depois de criar sua conta no site, confira estas cinco dicas que separamos para que você possa extrair o melhor da plataforma e ter um perfil de sucesso.

geralt / Twitter (detalhe) / Pixabay / como mudar o nome no twitter

Como usar o Twitter
[5 dicas para quem está começando]

Não basta só criar um perfil e sair tweetando por aí, é preciso entender suas ferramentas para conseguir maior engajamento e visibilidade. Listamos aqui algumas dicas que irão melhorar e muito a sua experiência com o popular site de microblogs.

Antes de mais nada, o Twitter no passado limitava os posts a 140 caracteres. Entretanto, isso mudou para o sobro: 280 caracteres, permitindo criar posts um pouco maiores.

Dito isto, vamos lá.

1. Use listas

Android / Twitter / como usar o twitter

Você pode criar listas de perfis (que você segue, que seguem você ou nenhum dos dois) e separa-los por assuntos de interesse, como notícias, variedades, amigos, equipe de trabalho e etc. Dessa forma, você pode centralizar postagens de grupos em um só lugar.

  1. Abra o app do Twitter, toque no seu avatar e depois em "Listas";
  2. Toque no botão de criar lista no canto inferior direito da tela;
  3. Defina um nome e descrição para a lista;
  4. [Opcional] Marque a caixa "Privado" se quiser que a lista só esteja disponível para você e não apareça no motor de busca;
  5. Toque em "Salvar";
  6. Entre nos perfis que deseja incluir na lista e toque nos três pontinhos;
  7. Toque em "Adicionar usuário à lista" e depois, na lista que você criou;
  8. Repita os passos 6 e 7 para quantos perfis quiser.

Você pode criar quantas listas quiser, além de acessar listas públicas de outros usuários.

2. Abuse das hashtags

TheDigitalArtist / hashtag / Pixabay / como usar o Twitter

Tweets com hashtags servem não só para marcar conteúdos semelhantes como também são uma excelente forma de dar visibilidade aos seus tweets. É sempre uma boa ideia ficar de olho nas Tendências (os famosos Trending Topics) na área "Explorar".

Você pode optar por exibir resultados mundiais ou só do Brasil, para isso toque na engrenagem, "Local dos assuntos" e escolha a região para acompanhar tendências.

Componha posts de acordo com o assunto das hashtags que estão bombando e evite ser um "carona": por exemplo, falar de geladeiras e usar a hashtag #CopaDoMundo.

3. Salve tweets para ler depois

Como acessar Tweets Salvos - Twitter Web

Antigamente, para salvar tweets e lê-los mais tarde era preciso curti-los, para então visualiza-los na coluna de Favoritos. Hoje, você pode salvar simplesmente uma mensagem e acessa-la depois, de forma que o outro usuário nem saiba (o que é bom para a privacidade); isso poupa tempo na hora de procurar uma mensagem específica.

  1. Abra um tweet e toque em "Compartilhar"
    (o quarto ícone da esquerda para a direita);
  2. Toque em "Salvar Tweet";
  3. Para acessar os tweets salvos, toque em seu avatar e depois em "Itens salvos".

Para remover um tweet salvo:

  1. Acesse seus tweets salvos;
  2. Abra o tweet e toque em "Compartilhar";
  3. Toque em “Remover de Favoritos" (iPhone)
    ou "Remover o Tweet dos Itens salvos” (Android).

4. Use a busca de forma inteligente

Free-Photos / homem com binóculos olhando para a frente / Pixabay

O motor de busca do Twitter pode não ser tão poderoso quanto o do Google, mas funciona de maneira semelhante. Para obter resultados mais precisos ou mais amplos sobre o que você quer encontrar, saiba usar palavras-chave. Também procure sobre os assuntos em voga (de novo, olho nas hashtags), que aparecerão em maior número.

Você pode também localizar um tweet específico fornecendo o nome de usuário e o assunto que você acredita que ele mencionou, o que reduz em muito os resultados e facilita a sua vida; da mesma forma, é possível inclusive encontrar perfis se você souber exatamente o nome de usuário ou o nome de exibição, já que um se liga ao outro.

Por fim, use a busca avançada do Twitter para resultados precisos e tweets antigos.

5. Como funcionam as contas verificadas?

Verified account symbol

Este é um passo não acessível para todos, mas importante para quem deseja usar o Twitter com as melhores ferramentas à disposição. Com uma conta verificada, conferida a usários que o Twitter reconhece como autênticos, você pode limitar notificações de menções e RTs que recebeu apenas a quem também tem o selinho azul, impedir que perfis com o avatar padrão o sigam, além de usar ferramentas de monitoramento.

A verificação é reservada a contas de personalidades públicas, empresas, sites, jornalistas, autoridades, influenciadores e etc., que podem solicitar ao Twitter a verificação. Entretanto, o processo está suspenso desde 2017 e apenas alguns poucos têm recebido o selinho azul; neste caso, entre em contato para mais informações.

Mais sobre: ,