Com taxa de 80 Gb/s, DisplayPort 2.0 vai abrir caminho para telas 8K

8K ou mais: DisplayPort 2.0 também suporta resoluções como 10K e 16K

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
DisplayPort

TVs 4K começaram a ganhar força no mercado há pouco tempo, mas a VESA já está preparando o terreno para transmissões 8K ou superiores: nesta semana, a entidade anunciou as especificações DisplayPort 2.0, que trazem como foco justamente conexões de vídeo em altíssima resolução.

Para você ter noção do que o DisplayPort 2.0 será capaz de proporcionar, conexões do tipo poderão lidar com largura de banda de aproximadamente 80 Gb/s (gigabits por segundo) — 77,37 Gb/s, para ser exato —, três vezes mais do que os 26 Gb/s do DisplayPort 1.4 (liberada em 2016, a especificação mais atual até então).

Com tamanha largura de banda, o DisplayPort 2.0 poderá permitir vários modos de transmissão. Eis alguns exemplos dados pela VESA:

  • três telas 4K trabalhando com 90 Hz e HDR
  • três telas 10K em 60 Hz e HDR com compressão
  • duas telas 4K em 144 Hz
  • duas telas 8K em 120 Hz e HDR
  • uma tela 10K (10240×4320 pixels) em 60 Hz
  • uma tela 16K (15360×8460 pixels) em 60 Hz e HDR com compressão

Que fique claro que a chegada de telas com 10K ou mesmo 16K ao mercado não está próxima. A VESA menciona essas resoluções apenas para dar uma ideia do que a nova tecnologia será capaz de fazer.

Mas qual é a mágica aqui? O DisplayPort 2.0 é capaz de lidar com diferentes taxas de bits e utiliza uma codificação de dados mais eficiente para as transmissões (128/132b), por exemplo.

Isso é possível porque, em vez de reinventar a roda, a VESA baseou o DisplayPort 2.0 nas especificações do Thunderbolt 3. Não, isso não irá causar problemas legais à associação: em um esforço para popularizar a tecnologia, a Intel deixou de cobrar royalties sobre o Thunderbolt 3 em 2017. Não por acaso, essa especificação também será a base do USB4.

É claro que adaptações foram feitas. O Thunderbolt 3 trabalha com até 40 Gb/s de modo bidirecional, ou seja, enviando e recebendo dados ao mesmo. Já o DisplayPort 2.0 foi desenvolvido para usar todas as vias de transmissão em uma única direção.

Está aí um dos fatores que fazem a nova especificação atingir até 80 Gb/s. Como não é necessário dedicar vias para o sentido contrário, todo o potencial da conexão pode ser aproveitado.

DisplayPort - evolução

Por ter como base o Thunderbolt 3, o DisplayPort 2.0 herda a compatibilidade com conectores USB-C. Mesmo assim, o conector DisplayPort que já conhecemos também deverá ser suportado.

Só que entre uma especificação nova ser liberada e sua chegada ao mercado há um longo caminho. A indústria precisa de tempo para testar e implementar o novo padrão, por isso, a estimativa é a de que os primeiros dispositivos compatíveis com DisplayPort 2.0 cheguem ao mercado apenas no final de 2020.

Com informações: AnandTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados