A Apple deixará de ter Jony Ive como diretor de design: ele vai sair até o final do ano para abrir uma empresa independente de design chamada LoveFrom, cujo primeiro cliente será a própria Apple. O designer esteve envolvido em diversos produtos de sucesso, como o iMac, o iPhone e o Apple Watch; além de cuidar do novo campus Apple Park.
- Apple pede que Trump não aumente tarifas para seus produtos da China
- Apple GiveBack: como funciona o programa de reciclagem do iPhone
Tim Cook e Sir Jony Ive
“Depois de quase 30 anos e inúmeros projetos, estou muito orgulhoso do trabalho duradouro que fizemos para criar uma equipe de design, processo e cultura na Apple que é sem igual”, diz Ive em comunicado.
Por enquanto, a Apple ficará sem um diretor de design. Evans Hankey continuará sendo vice-presidente de Design Industrial, enquanto Alan Dye seguirá como vice-presidente de Design de Interface Humana. Ambos responderão ao diretor de operações Jeff Williams, que se envolverá mais de perto com as duas equipes.
“Jony é uma figura singular no mundo do design e seu papel no renascimento da Apple não pode ser exagerado, do inovador iMac de 1998 ao iPhone e à ambição sem precedentes da Apple Park”, diz o CEO Tim Cook no comunicado.
Ive afirma ao Financial Times que formará uma nova empresa chamada LoveFrom ainda este ano, e que a Apple será sua primeira cliente: “embora eu não seja um funcionário, ainda estarei muito envolvido — espero que por muitos e muitos anos”. Ele vai trabalhar com o designer Marc Newson, que foi contratado pela Apple em 2014 e que também está de saída.
Segundo Ive, a decisão de sair veio após a conclusão de seus maiores projetos, incluindo o Apple Park: o novo campus para funcionários começou a ser projetado em 2004 e foi inaugurado oficialmente há algumas semanas.
Apple também perdeu diretora de varejo este ano
A Apple passa por um momento complicado devido à queda na venda dos iPhones, e tenta depender menos da venda de hardware. A empresa está conseguindo faturar mais com serviços, e terá o lançamento do Apple Arcade e Apple TV+ nos próximos meses.
Este ano, a Apple teve outra baixa em seu alto escalão: a diretora de varejo Angela Ahrendts deixou a empresa “para novas atividades pessoais e profissionais”. Ela entrou para o conselho do Airbnb.
Ahrendts cuidou da reinvenção das Apple Stores, que passaram a servir mais como uma forma de experimentar produtos e ensinar como usá-los; o foco passou a ser em vendas online. A estratégia deu certo, mas teve problemas na China, levando a um desempenho menor que o esperado no final de 2018. A executiva deixou o cargo em abril.
Com informações: TechCrunch.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
exato. sem alguém fora da curva pra dizer sim e não aos projetos como o jobs era o cara ganhou toda responsabilidade além de que muitos dos últimos projetos dele mostrava que o cara virou basicamente um entusiasta de arte moderna.
Remarkable
"Ive afirma ao Financial Times que formará uma nova empresa chamada LoveForm ainda este ano, e que a Apple será sua primeira cliente" Virou pejotinha
É a pejotização chegando em Cupertino.. Sucesso, Ive. Foram bons (30) anos.
Seu último grande trabalho, um ralador de queijo caríssimo que não funciona tal como.
Biscoito é bom.
Coitado, se abrir uma empresa de Design vai falir. As pessoas só compram essas coisas feias por causa da maça.
Aquela aberração ainda não foi confirmada pela Apple, mas o Google já mostrou que o Pixel vai ser assim.. Tenebroso.
Ixi, o que vai ter de viúva chorando agora.. Alías, a partir de agora vão dizer que o Ive nunca foi bom.
Na foto que ilustra a matéria: "iVE e Cook apresentam a mais nova inovação da Apple na cozinha: o iRalador gigante"
Mas é um iRalador chique!
Verdade.
Parece que é o "mais do mesmo" .
Mas deve ser bastante duro inovar em um mercado onde o design está praticamente estagnado.
Até designs mais "atuais" como o Samsung Fold são meio que uma volta ao passado (o clássico flip).
Agora deu MEDO!!!
sobre o ive: os últimos trabalhos mostram que o cara ta cansado e no limite faz tempo, demorou muito pra essa saída acontecer.
Novos tempos estão por vir dentro da Apple com essa "saída"!
kkkkkkkkk
Sobre Angela Ahrendts, a Apple ganhou com a saída dela. Sobre Ive, já deu.
Ralou o queijo e foi embora.
https://i.pinimg.com/origin...
Fanboy de 30 anos.
Ultimate trollada
Acho que nem ele consegui formar um bom discurso para explicar as câmeras dos futuros iPhone. Quem será que vai ficar com essa batata quente?
Saiu deixando o iPhone mais feio de todos os tempos, caso aqueles rumores realmente sejam verdade...
Vou lá na Apple perguntar se tem vaga pra passar por essa crise.
Crise na apple-q
Deveriam dar o cargo de CEO pro Federighi ou pro Schiller logo.
Bem....teve sua fase de glória, diria que já foi tarde.
Começou a perder a mão principalmente nos iPhones, mas sem dúvidas é um profissional de alto nível e parte importante da indústria como um todo. Sorte ao Jony.
Agora só falta o Tim Biscoito.
Amém!