Nesta sexta-feira (28), o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou, pela sexta vez, a obrigatoriedade de implantação da placa veicular padrão Mercosul em todo o Brasil. O novo prazo agora é 31 de janeiro de 2020. A decisão é acompanhada de mudanças nas regras para emissão da placa.
- São Paulo agora permite renovação da CNH pela internet
- Simulador veicular deixa de ser obrigatório nas autoescolas
Se o prazo anterior continuasse valendo, as placas passariam a ser obrigatórias a partir do próximo dia 30 em todo o país para veículos novos, em caso de mudança de município ou em transferências.
Uma resolução publicada hoje no Diário Oficial da União determina que a produção da nova placa passe a ser controlada por um sistema criado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Com o novo prazo, os estados terão mais tempo para credenciar os fabricantes das novas placas, explica o Contran.
No que diz respeito às regras, a placa Mercosul será obrigatória a partir de 31 de janeiro de 2020 (se não houver mais adiamentos) para veículos emplacados pela primeira vez, nas trocas de município e nos casos de furtos ou danos.
As trocas de proprietário não exigirão mais a nova placa, a não ser em caso de mudança de cidade. Essa é, provavelmente, a medida mais significativa: “hoje, são realizadas cerca de 17 milhões de transferências de propriedade por ano sem mudança de município”, de acordo com Jerry Dias, diretor do Denatran.
Ainda segundo Dias, “com a alteração aprovada pelo Contran, estima-se uma economia de aproximadamente R$ 3,4 bilhões ao consumidor final”.
Nas características físicas da placa, a exigência do lacre foi mesmo derrubada, seguindo uma determinação de 2018. O mesmo vale para o efeito de ondas sinusoidais a e película refletiva nos caracteres. Vale lembrar que o brasão do município e a bandeira do estado foram retirados em revisão anterior.
Já o QR Code é obrigatório e constitui uma das partes mais importantes da placa. Por meio de um aplicativo do Denatran, as autoridades poderão ler o QR Code para verificar possíveis irregularidades relacionadas ao veículo e acessar informações relacionadas.
A expectativa é a de que o QR Code também ajude a coibir clonagens e falsificações de placas veiculares.
Hoje, apenas sete estados já emitem a nova placa: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Estima-se que mais de 2 milhões de veículos já foram emplacados seguindo o padrão Mercosul — essas placas não precisarão ser trocadas pelas versões revisadas.
Com informações: Agência Brasil.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Tem razão, só pensei na aplicação de multas e tal.
placa querendo ou n, ajuda de muitas maneiras, finge q vc ta andando, e ve um carro atropelando alguem e fugindo, se vc ve a placa vc ainda consegue correr atras de algo
E destruiu, eu e todos o país poderia ter ganhado muito mais dinheiro sem as burocracias e os altos impostos.
Ai nossa, o PT também destruiu a minha vida.........
Pra pior!
Não entendo o porque de existir placa hoje em dia. Um chip interno similar ao Sem Parar ou algo do tipo teria a mesma função, além de conter dados localmente.
nesse caso foi melhor adiar do que aprovar com um monte de coisas desnecessárias que encareciam o preço da placa
Aqui em Manaus lê normal, é já tenho conhecido que pegou multa com a placa nova kkkkkkkkkkkkkk
https://media0.giphy.com/me...
Estás merda globalistas
Ah sim, esse governo obrigou a por extintor e depois cancelou, assim como o kit de primeiros socorros...
bom exemplo disso e o tempo levou para populaçao migrar para sinal aberto da televisao aberta. Pior la em casa gente conhece e ja acessa tv aberta desde 2010.
Não só pra mim, mas pra maioria dos brasileiros, seria melhor que essa placa aberração fosse definitivamente destituída. E quem teve que fazer a troca obrigatória fosse restituído(a) com a antiga placa cinza. A placa Mercosul além de ser desnecessária nos próximos 15 anos, já tem causado grandes transtornos em todos os estados onde ela já foi adotada. Sim desnecessária, pois ainda há mais de 60 milhões de combinações alfanuméricas disponíveis para as placas cinza.
ESSE governo? Especificamente? Isso é desde Cabral em 1500...
considerando a linha de pensamento dos ministros e do presidente do governo?
é bem óbvio que vão.
mas vai subir no bonde, adia os planos de governo quado quer, quanto mais a obrigatoriedade uma placa feia pra caramba?
Não foi o novo governo que adiou 6 vezes.
Pra mim a mudança da placa nem é o problema.
O preço que é o problema.
Se todo mundo vai fazer, por qual motivo não é mais barata.
Fiquei curioso...
Qual a base técnica para afirmar que a anterior estava boa?
Não foi o governo que criou. Isso é do Mercosul.
Com este acordo entre UE e Mercosul. O mercosul ganha mais status.
Não acredito que o governo vá adiar!
quem adiou foi o contran e nao o "governo atual"....
como bom brasileiro, vc ja devia ter se acostumado com as indas e vindas do contran....foi assim c a adocao dos extintores abcd e sua "dispensa", com a placa reflexiva....com a inspecao veicular obrigatoria (nao e a da controlar, e a nacional que ate hj e lenda), com o localizador obrigatorio....com a multa para pedestres e ciclistas....
E vai cancelar em breve, as placas antigas já estava de bom tamanho. O problema foi o governo passado ter inventado essa aberração só para roubar o dinheiro do povo.
Mudar regra que governo irresponsável do passado criou.
Já faz parte da cultura algo ser adiado dezenas de vezes e, por sorte, não ser cancelado.
Aqui no Rio sim, não sei no restante do Brasil!
Um pensamento: O sistema dos radares lêem essa placa nova? Se não conseguirem, logo logo, irão fazer fila para trocar...
Adiar algo por seis vezes é bom senso?
Parece irresponsabilidade ou então incapacidade de prever prazos corretamente.
Achei ótimo.
Se existe uma coisa que esse governo sabe fazer é mudar regra.
Bom. Ainda bem que o novo governo teve o bom senso de adiar.
Brasil adia o Brasil.