Início » Aplicativos e Software » Google prepara ferramenta para Android parecida com o AirDrop

Google prepara ferramenta para Android parecida com o AirDrop

Novo método de transferência de arquivos, o Fast Share fará o antigo Android Beam ser descontinuado

Victor Hugo Silva Por

O Android Beam deverá ser descontinuado em breve pelo Google. O método de compartilhamento de arquivos via NFC será substituído pelo Fast Share, que poderá transferir arquivos de forma parecida com o AirDrop, disponível em aparelhos da Apple.

Segundo o 9to5Google, que teve acesso ao Fast Share, ainda não há informações sobre quando ele será oficialmente liberado. O site testou o recurso em um Pixel 3 XL com Android Q, mas espera que ele seja oferecido também em outras versões do Android com o Google Play Services.

Google prepara ferramenta para Android parecida com o AirDrop

Com a chegada do novo método de transferência de arquivos, o Google dispensará o Android Beam, que foi liberado em 2011 ainda com o Android 4.0 Ice Cream. A ideia é que o Fast Share seja capaz de enviar arquivos com mais rapidez para outros dispositivos Android e Chromebooks.

O novo método depende do GPS, para encontrar aparelhos próximos, e do Bluetooth, para começar a comunicação. Em seguida, cria-se uma conexão Wi-Fi direta entre os dois dispositivos para transferir os arquivos.

É possível enviar tanto arquivos como imagens, áudios e documentos, quanto informações como URLs e textos. Para compartilhar, basta selecionar o ícone Nearby ou seguir o caminho Configurações > Google > Fast Share.

Após definir o nome do dispositivo e habilitar o Fast Share, basta aproximar o aparelho de um Android, um Chromebook, um relógio inteligente ou até mesmo um iPhone. O outro aparelho permitirá, então, aceitar ou recusar a transferência e exibirá informações sobre a conexão.

Para aparelhos que realizam transferências frequentemente, o Fast Share permitirá, ainda, oferecer uma visibilidade preferencial. Assim, um determinado dispositivo poderá tentar enviar arquivos mesmo que o destinatário esteja com o recurso desabilitado.

Google prepara ferramenta para Android parecida com o AirDrop

Com informações: XDA Developers.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

richardsonvix

Ah sim, algo que já tinha via apps de forma diferente, que a Apple copiou e que a Google agora "copia".

nice guy

Utilizo o Join desde que o PB fez aquela sacanagi com os planos pagos (travar funcionalidades antes gratuitas em planos com mensalidades altas) e apesar de todo o serviço ser menos refinado, funciona bem. E o valor dele é bem justo, paga uma vez e acabou.

Sem falar que tem muito mais funcionalidades que o Pushbullet pra quem gosta de automatizar as coisas. Uma desvantagem dele é não ter extensão pro Firefox (em breve, possivelmente).

Ronaldo Guedes

E o Wi-Fi Direct ? Esse é o melhor método de compartilhamento que conheço .

[Spetto]

Cara, tem o Join by joaoapps. O app é pago, mas faz tudo isso que você quer. Mas caso queira algo mais simples e direto, tem o Opera Flow embutido no Opera Touch.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Enviar um link, texto ou arquivo para o chrome e vice e versa.

[Spetto]

Para qual recurso do Pushbullet você quer um "substituto"?

Pegasus

Pelo visto vc é quem se enquadra no termo "gente imbecil". E olha que foi vc mesmo quem criou tal termo. Como todos responderam, o NFC apenas faz o pareamento dos dispositivos e tudo era/é enviado por bluetooth.

Bruno Sousa

Mas ninguém aqui disse que transferência de arquivos entre celulares é novidade.

A novidade aqui é que será uma função nativa no Android e compatível com iPhone.

Crock, o Dillo

Ainda que apenas entre samsungs, ao menos já há um obm tempo dá pra fazer isso no TouchWiz/Samsung Experience. Vc envia por bluetooth, após identificar que é outro samsung ele manda via direct.

Bruno Sousa

O AirDrop converte as imagens e vídeos por motivos de compatibilidade, porque eles são gravados usando o codec HEVC (extensões HEIC/MOV).

Você pode desabilitar a conversão para o AirDrop transferir sempre os arquivos originais.

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

As vezes não funciona e me irrita.

João Almeida

Qq video no AirDrop não leva 10min

Maico Andrade

Pq substitui-lo?

🧙‍♂️ Mago Erudito® ᴾᴿᴱᴹᴵᵁᴹ

Eu só queria um substituto para o Pushbullet alguém poderia me indicar?

Jedielson Almeida

Nem sempre a resolução, mas a qualidade sim.

Exibir mais comentários