O Android Beam deverá ser descontinuado em breve pelo Google. O método de compartilhamento de arquivos via NFC será substituído pelo Fast Share, que poderá transferir arquivos de forma parecida com o AirDrop, disponível em aparelhos da Apple.
- Google Maps ganha recurso que prevê lotação de ônibus, trem e metrô
- Como enviar SMS pelo computador com o app Mensagens do Android
Segundo o 9to5Google, que teve acesso ao Fast Share, ainda não há informações sobre quando ele será oficialmente liberado. O site testou o recurso em um Pixel 3 XL com Android Q, mas espera que ele seja oferecido também em outras versões do Android com o Google Play Services.
Com a chegada do novo método de transferência de arquivos, o Google dispensará o Android Beam, que foi liberado em 2011 ainda com o Android 4.0 Ice Cream. A ideia é que o Fast Share seja capaz de enviar arquivos com mais rapidez para outros dispositivos Android e Chromebooks.
O novo método depende do GPS, para encontrar aparelhos próximos, e do Bluetooth, para começar a comunicação. Em seguida, cria-se uma conexão Wi-Fi direta entre os dois dispositivos para transferir os arquivos.
É possível enviar tanto arquivos como imagens, áudios e documentos, quanto informações como URLs e textos. Para compartilhar, basta selecionar o ícone Nearby ou seguir o caminho Configurações > Google > Fast Share.
Após definir o nome do dispositivo e habilitar o Fast Share, basta aproximar o aparelho de um Android, um Chromebook, um relógio inteligente ou até mesmo um iPhone. O outro aparelho permitirá, então, aceitar ou recusar a transferência e exibirá informações sobre a conexão.
Para aparelhos que realizam transferências frequentemente, o Fast Share permitirá, ainda, oferecer uma visibilidade preferencial. Assim, um determinado dispositivo poderá tentar enviar arquivos mesmo que o destinatário esteja com o recurso desabilitado.
Com informações: XDA Developers.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Ah sim, algo que já tinha via apps de forma diferente, que a Apple copiou e que a Google agora "copia".
Utilizo o Join desde que o PB fez aquela sacanagi com os planos pagos (travar funcionalidades antes gratuitas em planos com mensalidades altas) e apesar de todo o serviço ser menos refinado, funciona bem. E o valor dele é bem justo, paga uma vez e acabou.
Sem falar que tem muito mais funcionalidades que o Pushbullet pra quem gosta de automatizar as coisas. Uma desvantagem dele é não ter extensão pro Firefox (em breve, possivelmente).
E o Wi-Fi Direct ? Esse é o melhor método de compartilhamento que conheço .
Cara, tem o Join by joaoapps. O app é pago, mas faz tudo isso que você quer. Mas caso queira algo mais simples e direto, tem o Opera Flow embutido no Opera Touch.
Enviar um link, texto ou arquivo para o chrome e vice e versa.
Para qual recurso do Pushbullet você quer um "substituto"?
Pelo visto vc é quem se enquadra no termo "gente imbecil". E olha que foi vc mesmo quem criou tal termo. Como todos responderam, o NFC apenas faz o pareamento dos dispositivos e tudo era/é enviado por bluetooth.
Mas ninguém aqui disse que transferência de arquivos entre celulares é novidade.
A novidade aqui é que será uma função nativa no Android e compatível com iPhone.
Ainda que apenas entre samsungs, ao menos já há um obm tempo dá pra fazer isso no TouchWiz/Samsung Experience. Vc envia por bluetooth, após identificar que é outro samsung ele manda via direct.
O AirDrop converte as imagens e vídeos por motivos de compatibilidade, porque eles são gravados usando o codec HEVC (extensões HEIC/MOV).
Você pode desabilitar a conversão para o AirDrop transferir sempre os arquivos originais.
As vezes não funciona e me irrita.
Qq video no AirDrop não leva 10min
Pq substitui-lo?
Eu só queria um substituto para o Pushbullet alguém poderia me indicar?
Nem sempre a resolução, mas a qualidade sim.
Sabe que o NFc apenas faz o pareamento do bluetooth, né?
Quanto ao Whatsapp...preguiça.
Manda um vídeo 4K pelo Whatsapp então, palhaçinho.
Converter não significa exatamente reduzir resolução.
Basicamente, é o envio via wifi direct do Google Files nativo no sistema? Gostei.
Soluções desse tipo tem que ser onipresentes. Não adianta esconder dentro de um app.
Também não entendi essa do GPS.
Pra localizar dispositivos faz mais sentido o Bluetooth (é o que o AirDrop faz).
Eles não fazem ideia da vergonha que passam com esses argumentos de 2007, do primeiro iPhone. U_U
Cara, infelizmente até o Airdrop "mata"um pouco a resolução dos vídeos, já que ele converte antes de mandar.
BT aqui só pra usar Miband e Central multimídia do carro
Outra falácia essa do iTunes. É possível passar musicas de outras formas pro iOS há muito tempo. Aliás a Apple acabou de anunciar que o iTunes será descontinuado. Quero ver qual vai ser o “argumento” agora. Preguiça desse povo que nunca usou e fala com “base” no iOS 3.0.
eu quis dizer que transferencias de arquivos entre celulares não é novidade, e no caso do Mi Drop ele já usa WiFi para tal função, tanto a função quanto a tecnologia usada não são novas e isso nem é revolucionario ou algo assim, um recurso desse tipo já era para ser padrão de sistema a muito tempo. Não ficarei impressionado com uma ninharia de atualização dessas.
iTunes? Estamos em 2019! Faz 1 ano que lançaram um carro ao espaço. Acha mesmo que o iOS depende de iTunes até hoje?
A banda do NFC é inferior a do Bluetooth.
No Android Beam o NFC só é usado para o Handshake... Depois disso a transferência é por Bluetooth (que é uma porcaria também).
O AirDrop da Apple faz por Bluetooth + WiFi (Bluetooth para o Handshake e Wifi para a transferência). Funciona bem rápido.
Geralmente quem usa IOS usa stream de musicas
NFC só serve para parear dois aparelhos para iniciar a transferência via bluetooth.
Android virando iOS
iOS virando Android
Que coisa.
Só n entendi a necessidade do GPS (e ainda é um recurso de alto consumo de bateria!).
N era melhor ligar o wifi e procurar dispositivos no alcance?
pelo menos a gente não depende de uma porcaria como o iTunes pra passar umas músicas.....
“Mas só em 2019? Já tem isso no iOS desde a época do guaraná de rolha!”
Engraçado que todo usuário de Android me indaga: “Você passa arquivos por Bluetooth?”. Como se isso fosse uma grande coisa hoje em dia... preguiça...
Compare a taxa de transferência de uma conexão Bluetooth (que era o método de transferência do Android Beam) com a de uma conexão WiFi Direct (que é o método utilizado nesse Fast Share), daí a gente conversa.
Em relação ao Mi Drop ou outros serviços de terceiros, não tem nem comparação com uma função que vai ser nativa em qualquer Android que atenda os requisitos (ter Bluetooth e WiFi Direct) e que tenha o Google Play Services instalado, sem contar que também funciona com outros dispositivos, não apenas smartphones Android.
Como já foi dito ali em cima, o NFC não transfere arquivos, só cria a conexão para a transferência. A transferência do Android Beam era feita via Bluetooth, usava-se o NFC apenas para identificar para qual dispositivo seria enviado. Com esse nosso sistema, vai ser usado o BT para criar a conexão e o WiFi Direct (que é bem mais rápido que o BT) para transferir o arquivo.
Só que não, NFC não foi feito pra transmitir grandes volumes de dados. O Android Beam só utilizava o NFC para "conectar" os aparelhos, a transferência dos dados em si aconteciam por Bluetooth. O Fast Share utiliza o Bluetooth para localizar e conectar os aparelhos (permitindo que funcione em mais dispositivos, até mesmo iPhones) e realiza a transferência por WiFi Direct, que permite uma velocidade de transferência muito maior que o Bluetooth...
Já tentou mandar um arquivo de 200mb pelo bluetooth? Faça isso e me diga depois quantos minutos levou. Demora pra caramba! Mil vezes pelo NFC do que o Bluetooth antiquado
Abandonar uma tecnologia nova como o NFC pra voltar pro bluetooth?! Que coisa de gente imbecil! Envio de arquivos via bluetooth é muito demorado. E via wi-fi direct também. O NFC é muito mais rápido. Ou melhor, manda por WhatsApp. Kkkk
Ate que enfim , a anos que eu uso o aidroid e queria algo parecido nativo
no meu nokia 2760 isso já existia, chamava-se enviar por Bluetooth kkkkkkkk
O pessoal mata funções e depois "reinventa" como se fosse tecnologia de ponta.
Fora que fabricante já vinham colocando essa função por si mesmas, a atual querinha Xiaomi possui o Mi Drop, que faz exatamente isso e se a pessoa não tiver o app por ter um celular de outra marca o app ainda cria um host wifi para o seu amigo se conectar e já envia o apka do Mi Drop.
Finalmente 🙌🏻
O problema é arquivo grande. E ainda depende da internet. Fora que o WhatsApp diminui a qualidade de fotos e vídeos.
Já era hora... A Apple tem isso desde 2011 (chama-se AirDrop).
Eu só não entendi a necessidade do GPS... Se o sujeito não está no alcance do Bluetooth para fazer o Handshake, de que adianta o GPS pra saber onde cada peer está?
E pra quem diz "Manda pelo Whatsapp", considere que o Whatsapp limita a resolução das fotos e o tamanho dos vídeos. Se você gravou um video em 4k no seu celular e quer passar esse vídeo sem perdas para o celular do seu amigo, é muito melhor fazer uma transferência direta do que mandar pra nuvem e depois baixar no outro aparelho.
Ou vc pode simplesmente mandar pelo whatsapp.