Início » Aplicativos e Software » Como gerar um QR Code para compartilhar a rede Wi-Fi

Como gerar um QR Code para compartilhar a rede Wi-Fi

Qual a senha do seu Wi-Fi? Dê fim a essa pergunta com um QR Code para a rede e nunca mais precise repetir a chave aos convidados

Lucas Lima Por

QR Code facilita uma série de ações, não só para visitar uma página da web como também para direcionar o usuário a um aplicativo ou carregar informações de pagamento. Dentre os usos está a possibilidade de gerar um QR Code para compartilhar a rede Wi-Fi. Dessa forma, ao escanear a imagem, o login é feito na rede, sem precisar digitar a senha ou escolher entre os nomes disponíveis na lista.

QR Code (Imagem: Markus Winkler/Unsplash)

QR Code (Imagem: Markus Winkler/Unsplash)

Criar um QR Code específico para o Wi-Fi é interessante para redes que são compartilhadas com frequência, como em empresas ou até mesmo em casas com visitas constantes. O ponto positivo de usar essa tecnologia é a possibilidade de imprimir a imagem para deixá-la em um local acessível — assim, quem quiser, basta apontar o celular e se conectar, não importando a complexidade da senha.

Como compartilhar a rede Wi-Fi por QR Code

  1. Acesse qr-code-generator.com;
  2. Clique em “Wi-Fi”;
  3. Em “Network name”, digite o nome da rede Wi-Fi, como aparece na lista;
  4. Digite a senha no campo de “Password”;
  5. Clique em “Generate QR Code”;
  6. Na coluna direita, quando o QR Code do Wi-Fi aparecer, clique em “Download” e aguarde o arquivo ser baixado no computador.
Gerar QR Code para rede Wi-Fi (Imagem: Reprodução/QR Code Generator)

Gerar QR Code para rede Wi-Fi (Imagem: Reprodução/QR Code Generator)

Pronto. Agora é só imprimir esse arquivo para deixá-lo visível ou salvá-lo no telefone — lembrando que é só mostrar a quem deseja se conectar.

O QR Code Generator é uma das opções dentre várias que fazem o mesmo trabalho. No iPhone, o aplicativo Atalhos tem um gerador nativo para compartilhar a rede atual.

Como escanear um QR Code?

É comum que o próprio aplicativo de câmera do smartphone tenha o recurso de escaneamento de QR Code habilitado. Dessa forma, basta abrir o app, apontar para a imagem e tocar na notificação ou alerta que aparecer, para confirmar a ação. Se nada ocorrer, na App Store ou Play Store, existem alguns aplicativos para leitura de QR Code, que vão resolver o problema, ou melhor, a conexão.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

O problema base é as pessoas terem um leitor de qrcode no celular, alguns aplicativos de câmera nativo tem essa capacidade, mas não todos, então muitas pessoas vão precisar de internet pra baixar o app que vai ler os dados pra acessar a internet.
Essas pequenas coisas que ferram a experiência de uso do Android, a google tinha de exigir mais recursos básicos dos celulares durante a customização das fabricantes.

Eu (@Keaton)

O QR Droid le isso sem problema e nem demora…
Wifi WPA senhafake123

Kaue Lima (@kauelima)

QR code teve uma fase inicial que a galera usava muito e tudo errado. Depois passou um tempo em esquecimento mas recentemente aumentou muito o uso de maneiras realmente funcionais.

Hoje acho que muito mais gente vê um qrcode e sabe o que é do que pouco tempo atrás.

De fato pode melhorar um pouco a integração com ecossistemas ainda mas já está melhorando bastante!