Tim Cook critica reportagem “absurda” sobre saída de Jony Ive da Apple

Reportagem diz que Tim Cook demonstrava pouco interesse em design; CEO da Apple diz que isso "não corresponde à realidade"

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Tim Cook

Tim Cook reagiu a uma reportagem do Wall Street Journal sobre a saída de Jony Ive, que trabalhou na Apple por quase 30 anos: segundo o jornal, o CEO demonstrava pouco interesse no design dos produtos. Ele diz que “a história é absurda” e que “distorce relacionamentos, decisões e eventos”, sem entrar em detalhes.

Segundo o WSJ, Ive se afastou aos poucos da Apple após a morte de Steve Jobs, e acreditava que a empresa havia perdido seu foco em design: a maioria dos altos cargos eram focados em operações, e Cook raramente visitava as equipes de design, demonstrando pouco interesse no processo de desenvolvimento dos produtos.

Dylan Byers, da NBC News, recebeu um e-mail de Cook comentando o texto do WSJ. O CEO “muito da reportagem, e certamente as conclusões, simplesmente não correspondem à realidade”. O jornal também “mostra uma falta de compreensão sobre como a equipe de design e a Apple funcionam”.

Tim Cook discorda “que havia distância entre ele e Jony Ive”

Cook faz referência a erros na reportagem, mas nunca menciona quais. Byers diz no Twitter que o CEO realmente deu poucos detalhes, “mas a minha impressão é de que ele discorda da insinuação de que não se importa com design, ou que o design foi sacrificado para as operações, e de que havia uma distância entre ele e Jony Ive”.

Segundo o TechCrunch, essa é uma reação incomum para Cook: o CEO costuma deixar a área de relações públicas da Apple lidar com notícias desagradáveis, oferecendo declarações anônimas a jornalistas do ramo.

Um porta-voz do WSJ afirma que o jornal mantém tudo o que foi dito na reportagem. O texto “é baseado em conversas ao longo de mais de um ano com pessoas que trabalharam com Ive, assim como pessoas próximas à liderança da Apple”.

Esta é a nota completa de Tim Cook:

Oi Dylan

Espero que você esteja bem.

A história é absurda. Muito da reportagem, e certamente as conclusões, simplesmente não correspondem à realidade. Em um nível básico, ela mostra uma falta de compreensão sobre como a equipe de design e a Apple funcionam. Ela distorce relacionamentos, decisões e eventos ao ponto de simplesmente não reconhecermos a empresa que ela pretende descrever.

A equipe de design é incrivelmente talentosa. Como Jony disse, eles estão mais fortes do que nunca, e tenho total confiança de que eles vão prosperar sob a liderança de Jeff, Evans e Alan. Nós sabemos a verdade e sabemos as coisas incríveis que eles são capazes de fazer. Os projetos nos quais eles estão trabalhando vão impressionar você.

Atenciosamente,

Tim

Com informações: Ars Technica, TechCrunch.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados