WhatsApp, Instagram e Facebook não carregam imagens nem áudios [atualizado]

WhatsApp, Instagram, Messenger e Facebook não carregam fotos e vídeos; usuários não conseguem ver Stories nem baixar áudios

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Foto por Álvaro Ibáñez/Flickr

WhatsApp, Instagram, Messenger e Facebook enfrentaram instabilidades nesta quarta-feira (3), desta vez ao carregar imagens e vídeos: usuários não conseguiam visualizar nem publicar Stories; não podiam ver mensagens recebidas de seus contatos; e tinham dificuldade ao baixar áudios e mensagens de voz. O problema só foi resolvido à noite.

Os relatos de problemas começaram por volta das 10h (horário de Brasília). De acordo com o Down Detector, a falha afetou principalmente usuários no Brasil e restante da América Latina, nos EUA e na Europa.

Em sua conta oficial no Twitter, o Facebook disse às 13h18 que “algumas pessoas estão tendo problemas para carregar ou enviar imagens, vídeos e outros arquivos nos nossos aplicativos”, e que estava “trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível”. A mesma nota foi publicada no perfil oficial do Instagram.

Às 20h45, Facebook e Instagram disseram que “o problema foi resolvido e devemos estar de volta a 100% para todo mundo; lamentamos qualquer inconveniência”.

WhatsApp e Instagram não carregavam fotos nem vídeos

No WhatsApp, relatos apontavam que não havia como baixar nem enviar arquivos de mídia: isso inclui mensagens de voz, stickers, fotos e vídeos. Alguns se deparavam com o aviso “o formato de arquivo não é suportado”, ou “não foi possível concluir o download”. Apenas as mensagens de texto continuaram funcionando normalmente.

WhatsApp com falha no download de imagem

No Instagram, fotos e vídeos não carregavam nem no feed, nem nos Stories. Usuários também não conseguiam enviar mídia para seus perfis na rede social. Alguns encontraram o aviso “Erro: o Instagram parece estar com problemas no momento. Por favor, tente novamente em alguns instantes”.

No Facebook, o problema era semelhante: as imagens não carregavam, nem os vídeos, nem os Stories — você via apenas uma área cinza onde deveria estar o conteúdo. Também não era possível fazer transmissões ao vivo. O Messenger não conseguia exibir imagens nem vídeos; enquanto as mensagens de áudio davam erro.

WhatsApp enfrentou problemas no Brasil, restante das Américas e Europa, segundo o Down Detector:

WhatsApp - mapa de instabilidade

Instagram acumulou relatos de mau funcionamento no Down Detector:

Instagram no Down Detector

Atualizado às 22h10

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados