Início » Aplicativos e Software » Windows 10 melhora espelhamento de tela do Android no PC

Windows 10 melhora espelhamento de tela do Android no PC

Microsoft testa espelhar tela do Android no computador; Windows 10 exibe conteúdo de celulares Samsung Galaxy e OnePlus

Felipe Ventura Por
20 semanas atrás

Este ano, a Microsoft começou a testar o espelhamento de tela do Android no computador: o Windows 10 consegue exibir o conteúdo de celulares Samsung Galaxy e OnePlus através do aplicativo Seu Telefone. Este recurso foi expandido nesta quarta-feira (3): ele está sendo integrado às notificações e ganhando suporte a interações por toque.

Windows 10 e espelhamento

O aplicativo Seu Telefone do Windows 10 é responsável pelo espelhamento de tela; ele também sincroniza notificações do celular com o PC. A Microsoft decidiu reunir essas duas funcionalidades: se você clicar em uma notificação vinda do smartphone, isso vai ativar o espelhamento de tela e abrir o app correspondente.

A Microsoft dá um exemplo: suponha que você recebeu uma notificação do Snapchat no celular. Essa notificação será sincronizada com o PC e vai aparecer no Windows 10:

Windows 10 e notificação do Snapchat

Se você clicar nela, isso abrirá o aplicativo Seu Telefone para espelhar a tela do smartphone. O Snapchat já estará aberto para que você possa interagir com teclado e mouse:

Windows 10 e espelhamento do Snapchat

Windows 10 permite usar toque para interagir com Android

Além disso, o espelhamento de tela agora possui suporte a toque caso seu PC tenha touchscreen. Isso permite abrir apps do celular, selecionar itens, tocar em links, entre outros.

No entanto, o aplicativo Seu Telefone ainda não suporta gestos de toque: ou seja, nada de deslizar nem dar zoom com dois dedos por enquanto. Além disso, o toque imita um mouse: se você tentar rolar uma lista, provavelmente vai selecionar texto. Esse recurso está em testes e deve ser melhorado com o tempo.

Para utilizar o espelhamento de tela, é preciso ter um celular compatível e uma versão recente do Windows 10. Estes são os requisitos:

  • um celular compatível com Android 7.0 Nougat ou superior: Samsung Galaxy S10e, S10, S10+, S9, S9+, S8, S8+, Note 9, Note 8, A8, A8+, OnePlus 6, OnePlus 6T;
  • Windows 10 May 2019 Update (build 18338 ou superior);
  • PC compatível com Bluetooth Low Energy em papel periférico (peripheral role) — é possível conferir isso no Gerenciador de Dispositivos.

Seu smartphone precisa estar ligado, conectado à mesma rede Wi-Fi que o PC, e dentro de alcance Bluetooth. As novidades do espelhamento serão liberadas gradualmente, ao longo dos próximos dias, para usuários do programa Insider.

Com informações: Microsoft.