Início » Computador » AMD Radeon Pro WX 3200 é uma placa de vídeo barata para uso profissional

AMD Radeon Pro WX 3200 é uma placa de vídeo barata para uso profissional

Voltada a Workstations, AMD Radeon Pro WX 3200 tem desempenho de 1,66 teraflop

Emerson Alecrim Por

A AMD começou o segundo semestre com o anúncio de mais uma placa de vídeo: a Radeon Pro WX 3200. Só que o público-alvo aqui é diferente: embora nada te impeça de usar essa GPU para games, ela foi desenvolvida para dar mais desempenho gráfico a workstations.

Não por acaso, a AMD Radeon Pro WX 3200 é certificada para trabalhar com vários softwares profissionais, como Adobe After Effects CC, SolidWorks 2019, Inventor 2020, 3ds Max 2019, Maya 2019 e Solid Edge 2019.

Para dar conta dessas e outras tarefas, a Radeon Pro WX 3200 foi equipada com GPU Polaris de 14 nanômetros, 4 GB de memória GDDR5 com largura de banda de 96 gigabytes por segundo e interface PCI Express 3.0. O TDP é de 50 W.

AMD Radeon Pro WX 3200

Um detalhe chamativo é que, em vez de HDMI, a placa traz quatro portas mini-DisplayPort 1.4. Pode-se, portanto, conectar até quatro telas 4K a ela para uso simultâneo ou duas telas em 5K ou, ainda, uma única tela em resolução 8K.

Pelo menos até certo ponto, a linha AMD Radeon Pro faz frente às placas Nvidia Quadro. O grande atrativo da Radeon Pro WX 3200 é o custo-benefício: com preço oficial de US$ 199 nos Estados Unidos, ela vem para ser a opção mais econômica da linha.

Mais econômica, mas não com desempenho sofrível: a AMD diz que a Radeon Pro WX 3200 pode chegar a 1,66 teraflop em operações de precisão única. Esse não é um número impressionante, por outro lado, indica que a placa tem poder de fogo suficiente para as aplicações gráficas profissionais mais comuns.

A previsão é a de que a AMD Radeon Pro WX 3200 seja lançada até o fim deste trimestre. A companhia também vai lançar uma versão da GPU específica para laptops.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rmcrys

Não tem haver com melhor construção que duvido que seja substancialmente melhor, mas sim os controladores e firmware estão otimizados para aplicações, assim como a velocidade relógio do chip e RAM estão otimizados para trabalho contínuo e não as mais altas fps por curtos espaços de tempo.

rmcrys

Isso é porque a AMD tinha muito chip por vender, então coloca chip antigo com drivers profissionais e já tem motivo para vender. As Nvidia Quadro também são chip como os outros com controladores certificados e otimizados para aplicações profissionais. Tal como um Pentium Gold 4415y do Surface Go, os Core M e alguns i3 e i5 "y" são o mesmo cpu mas com um firmware individualizado bloqueando ou liberando estruturas/turbo do chip.

gomes86

Ela é fraca para mineração (poucos Tflops).

gomes86

Pelo que vi ela fica em torno do desempenho da RX560. A memória é mais rápida (deve ser 256-bit com clock baixo) mas gera menos Tflops. Consome menos também, faz sentido para placas designadas para trabalhar.

Jefferson Silva

Uma das vantagens dessas placas é parecida com a vantagem das memórias ram ecc. Elas têm menos chances de perder dados, ou seja, cálculos de precisão grande. Outro ponto é a carga de trabalho continua com menor desgaste.

johndoe1981

Ahh, eu não sabia que essas placas profissionais tinham uma construção de melhor qualidade. Por que só drivers otimizados não justificaria a diferença de preço.

Marco Antonio

A geforce titan bate na quadro em desempenho também para jogos e alguns programas, o pulo do gato aí é pqra calculos de nuvem de pontos e afins e não o render em tempo real.
porém na hora de calcular e renderizar é diferente.

Yudi

Cara eu n entendi essa placa e a achei inútil pelo simples fato de q uma gtx 950 tem 1,83 teraflops ou seja é mais potente e deve da da achar por menos de 50 dólares e além disso a AMD tem a tecnologia de 7 nanométros ou seja poderia ser bem mais fácil colocar essa potência Aki e mais barato(n sei se eles tem um gasto a mais pra usar 7 nm desculpe se eu estiver falando merda) e por mais das otimizações será q bate uma rx 580 (da própria AMD) com o dobro de potência não ganha dessa placa?
Sla se alguém me explicar agradeço

Almirante Golfinho

Sei que muito das otimizações provém dos drivers, mas também as placas trazem uma estrutura de melhor qualidade. Já li alguns whitepapers sobre isso... Como soldas melhores, processos de fabricação mais rigorosos, etc... O ganho sobre uma convencional existe sim, no entanto alguns conseguem burlar o driver e conseguir o mesmo de uma placa comum

johndoe1981

Eu sempre me pergunto se essas GPUs para profissionais valem mesmo o preço a mais em relação a placas para usuário comum. Será que os drivers supostamente otimizados para aplicações gráficas justificam a diferença de preço? Eu chuto que não.

Franco Luiz

Idêntico as que nego divulga kk

Franco Luiz

Parece as placas da intel que nego sonha em um dia chegar kkk

Anayran Pinheiro

Realidade: placa vai a 500 dol porque o mercado de Bitcoin vai pegar todas essas placas na maior quantidade possível.