Windows 10 testa novas formas de controlar notificações no PC

Microsoft facilita configurar notificações e silenciar alertas no Windows 10; sistema tem Assistente de Foco para modo não perturbe

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Muita gente não sabe que o Windows 10 permite controlar as notificações recebidas no PC, seja através do Google Chrome, Email, Loja e outros aplicativos. Por isso, a Microsoft decidiu facilitar o acesso a esses ajustes, trazer explicações mais visuais para o usuário, e simplificar a maneira de silenciar os alertas; isso está em testes em uma prévia do sistema no programa Insider.

Windows 10 - notificação

“Ouvimos de vocês que nossas configurações de notificação não são facilmente detectáveis”, diz a Microsoft. “Além disso, depois de encontrar as configurações, elas podem ser difíceis de entender.”

Por isso, foram implementadas algumas mudanças na prévia mais recente do Windows 10 (build 18932). Quando você recebe uma barra de notificação (notification toast), ela trará a opção de desativar alertas para esse aplicativo específico:

Windows 10 e Assistente de Foco

Se você for até Configurações > Sistema > Notificações e Ações e rolar para baixo, verá uma lista de aplicativos que podem enviar notificações no seu PC. Ao clicar em um deles, surgirá uma descrição mais visual do que é uma “barra de notificação”, e do que significa recebê-la na Central de Ações.

Windows 10 e Assistente de Foco

E, na Central de Ações, haverá um link na parte superior para gerenciar as notificações:

Windows 10 e Assistente de Foco

Para silenciar todas as notificações, evitando que elas emitam som, basta desativar a nova opção “Permitir que notificações toquem som”. Antes, isso exigia uma visita ao antigo Painel de Controle.

Windows 10 e Assistente de Foco

Há também a opção de organizar por “mais recente” a lista de apps que enviam notificações. Essas mudanças já estão disponíveis para uma parcela de usuários no modo rápido (Fast Ring) do programa Insider; a Microsoft pretende expandi-las para mais pessoas em breve.

Esta versão de testes corresponde ao Windows 10 20H1, cuja versão final será lançada na primeira metade de 2020. Haverá uma atualização do sistema antes disso, em setembro, mas que será basicamente um service pack.

Windows 10 tem modo não perturbe (Assistente de Foco)

O Assistente de Foco também permite controlar as notificações: ele foi lançado no April 2018 Update, no ano passado, como um substituto mais avançado para o modo não perturbe. Para acessá-lo, basta ir em Configurações > Sistema > Assistente de foco.

É possível ativá-lo automaticamente sempre que você duplicar a tela, ou quando estiver no modo fullscreen em um aplicativo ou jogo. Além disso, é possível escolher os horários em que as notificações não serão exibidas — entre 22h e 8h do dia seguinte, por exemplo.

Com informações: Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados