Início » Jogos » Como melhorar no LoL [saiba jogar bem]

Como melhorar no LoL [saiba jogar bem]

Separamos algumas dicas sobre como melhorar e jogar bem no LoL (League of Legends)

Lucas Lima Por
23 semanas atrás

Como todo jogo, o LoL (League of Legends) pode ser frustrante para todo jogador novo por uma série de motivos: não entender o jogo, ser alvo de estresse alheio, não conseguir progredir e por aí vai. Separamos algumas dicas para você melhorar a sua performance e jogar bem no LoL (League of Legends) mesmo que esteja começando.

Pessoa jogando LoL

1. Defina sua rota no jogo

A principal forma de começar a se localizar dentro do universo de League of Legends é saber qual a sua posição e o que fazer. Além das três fases de rotas: topo, meio e inferior, há a selva para o caçador. Se ainda não entendeu nada, continue neste link.

Não há uma regra que define quantos jogadores ficam em cada rota.

Mas, normalmente:

  • No topo:
    Dois jogadores se enfrentam, forçando a queda da primeira torre;
  • Na selva:
    Os caçadores limpam a selva e tentam ajudar outras rotas a ganhar vantagem no jogo, com ganks, dano em torres e objetivos épicos (dragões e arauto);
  • No meio:
    Dois jogadores se enfrentam. Nessa rota eles também devem ficar atentos às rotações da rota do topo e da inferior, aparecendo em uma delas para ajudar os outros quando possível.
  • Na inferior:
    Quatro jogadores se enfrentam; normalmente dois atiradores e dois suportes.
rotas do lol

As rotas superior, do meio e inferior no mapa de Summoners Rift

Lembre-se que LoL é um jogo de equipe, exige que você trabalhe e se comunique com o restante do time para ter sucesso. Não adianta ficar passeando pelo mapa sem saber o que fazer, se você quer melhorar no LoL, deve ter seus objetivos claros em mente.

2. Saiba qual sua função

Os campeões são divididos em classes, entender a função de cada classe pode melhorar seu desempenho durante a fase de rotas e até as lutas de equipe.

As cinco classes gerais são:

  • Tanques:
    Fazem a linha de frente em uma luta, aplicando controles de grupo, protegendo ou causando dano aos inimigos;
  • Lutadores:
    Entram no meio da luta, corpo a corpo, sem medo. Eles causam mais dano que os Tanques, mas não têm tanta resistência quanto eles. Ainda assim, ficam "no olho do furacão";
  • Assassinos:
    Eles também têm ataque corpo a corpo, porém são frágeis. Seu kit de habilidades proporciona a eles mobilidade o suficiente para entrar na luta no momento certo e sair dela quando "o dever estiver cumprido";
  • Magos:
    Não precisa muita descrição, são os campeões que usam o conjunto de habilidades para causar dano mágico;
  • Suportes:
    Normalmente são os campeões com muito controle de grupo, capazes de criar jogadas, parar um avanço inimigo, conceder bônus e proteger os aliados ou aplicar efeitos negativos aos inimigos;
  • Atiradores:
    Campeões cuja principal fonte de dano é o ataque básico a distância.

Conhecer cada classe esclarece o papel de cada campeão em um jogo, isso define seu posicionamento e atuação em uma luta. No site de League of Legends você pode conferir a classe de cada campeão ao clicar nele. São dezenas deles, clique em "Explorar".

3. Sempre tenha visão de mapa

sentinelas já é um começo para melhorar no lol

Como diz o Braum, "visão é a chave da vitória".

Posicione sentinelas (wards) em pontos-chave do mapa pode garantir vantagem, seja para pegar um alvo isolado ou para sair de possíveis emboscadas e ganks do caçador.

Com visão, você consegue saber onde o time inimigo está e usar isso para garantir outros objetivos como torres e dragões, por exemplo.

Não adianta ter sentinelas posicionadas se você não tem costume de olhar o minimapa. O recurso permite ver quais jogadores inimigos estão visíveis e onde exatamente eles estão. Preste atenção no minimapa e saiba quando é hora de avançar ou recuar.

4. Use alertas para ajudar seu time (pings)

Além de visão, a comunicação entre os jogadores também é fundamental.

O League of Legends tem um sistema de alertas (pings) que permite dizer para o time, a partir de um ícone e sinal sonoro, o que está acontecendo.

Existem sinais para:

  • Pedir ajuda;
  • Informar que está a caminho;
  • Pedir para recuar;
  • Informar que há inimigos desaparecidos em uma área;
  • Informar que existe sentinela em uma área.

use alertas para melhorar a comunicação no lol

Nas configurações padrão, o atalho pode ser acionado segurando a tecla ALT e o botão direito do mouse. Mas também dá para definir outros atalhos de teclado personalizados.

5. Não perca em farm, mate os minions

Os minions são a principal fonte de recursos em uma partida. Garantir o máximo de tropas possível pode criar uma vantagem para você e acelerar seu processo de itemização mesmo que a luta contra seu adversário seja ruim para você (se ele tiver mais dano).

Evite deixar que as tropas morram para a torre, senão você não garantirá o ouro delas. Foque em farmar antes de ir para cima do inimigo. Aí está outra dica: sempre procure trocar quando o seu número de tropas for maior, assim elas te ajudarão no confronto de um versus um.

Empurrar as tropas para a torre inimiga enfraquece ela, tornando a derrubada do objetivo mais fácil. Assim, como favorece a oportunidade de você aparecer em outras rotas, já que seu adversário estará ocupado limpando os minions.

6. Para campeões: leia, assista, pratique!

League of Legends tem mais de 140 campeões com habilidades e mecânicas únicas. É preciso muito tempo para ser bom com todos. Mas não é difícil se especializar em uma classe. Acompanhe no Tecnoblog os guias de como jogar com campeões do LOL.

Saiba qual seu estilo de jogo, escolha alguns campeões "favoritos", mas lembre-se de variar, caso contrário o inimigo poderá escolher algum que terá vantagens sobre o seu.

Leia sobre o campeão e sobre as habilidades que ele tem, sobre cada efeito que elas concedem ao seu campeão ou aplicam ao inimigo.

O YouTube é repleto de dicas de como jogar com campeões, assista alguns vídeos. Veja também as partidas profissionais — nelas os narradores apontam alguns erros do que poderia ser melhor, por exemplo.

Por fim, pratique: no LoL há um modo de treino que possibilita a você testar as habilidades do campeão sem tempo de recarga. Teste os alcances, os escalamento de dano, os saltos sobre paredes, táticas de emboscada e, por aí vai, até melhorar.

7. Paciência

Assim como qualquer outra coisa, LoL demanda dedicação para se aperfeiçoar.

Mas, principalmente, paciência.

Não adianta ficar estressado e frustrado com um acontecimento que deu errado na partida, por parte sua ou de um jogador do seu time. Relaxe e não desconte a irritação no chat ou em pings excessivos. Para jogar bem é preciso muita calma e tempo, mas saiba quando é hora de fazer uma pausa no jogo para não perder os neurônios.

 

Mais sobre: