Início » Negócios » Crise da Huawei deve fazer lucro da Samsung cair mais de 50%

Crise da Huawei deve fazer lucro da Samsung cair mais de 50%

Como a Huawei reduziu a produção de smartphones, teria encomendado menos chips à Samsung

Emerson Alecrim Por

As restrições comerciais impostas pelos Estados Unidos à Huawei podem ter prejudicado uma companhia que não tem nenhuma relação com esse imbróglio: a Samsung. Tudo porque, com a queda das vendas de smartphones Huawei, o fornecimento de chips de memória DRAM e NAND por parte da empresa sul-coreana também teria caído.

Samsung Research America, em Mountain View (Foto: Divulgação/Samsung)

É o que estimam analistas de mercado ouvidos pela Reuters. Eles acreditam que, nesta sexta-feira (5), a Samsung divulgará um balanço financeiro referente ao segundo trimestre que apontará redução de mais 50% no lucro com a causa principal sendo justamente a queda na demanda por chips de memória.

A divisão de semicondutores da Samsung já não vinha apresentando números animadores. No primeiro trimestre de 2019, a empresa registrou queda de 60% nos lucros devido, em parte, ao desempenho reduzido das vendas de chips.

Com as sanções que os Estados Unidos aplicaram à Huawei, a situação aparentemente piorou. É uma conta fácil de entender: impedida de negociar componentes e softwares com empresas americanas, a Huawei reduziu a fabricação de eletrônicos, especialmente smartphones, o que teria resultado em menos encomendas de chips à Samsung.

Como a Huawei está entre as maiores fabricantes de celulares do mundo, a Samsung simplesmente não teria conseguido encontrar outros compradores para preencher essa enorme lacuna. Com chips sobrando, a saída é reduzir preços para não haver acúmulo nos estoques. O problema é que essa manobra também reduz a margem de lucro.

A TrendForce, empresa especializada em análises de mercado, estima que os preços de memórias DRAM caíram 25% apenas no segundo trimestre. Além do problema da Huawei, o mercado passa por uma queda sazonal na demanda por chips, o que também contribuiu para o agravamento da situação.

Huawei P30 Pro

Após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre, a Samsung sinalizou que o mercado de chips só deverá se reaquecer no segundo semestre. Mas, com as recentes reduções de preço, essa recuperação exigirá um prazo maior, provavelmente.

Talvez a Samsung tenha tido alguma compensação no segmento de smartphones: além de ser a maior fabricante de celulares do mundo, a companhia pode ter absorvido parte da demanda não atendida pela Huawei.

Não que esse seja um grande alívio: a Samsung também é líder em vendas de chips DRAM e NAND, portanto, não vai ter sossego enquanto esse mercado não se recuperar.

Nas estimativas de analistas, a companhia sul-coreana irá registrar queda de aproximadamente 60% no lucro operacional do segundo semestre na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Tecnocast 118 – Qual é a treta dos EUA com a China?


Estados Unidos e China estão travando uma guerra comercial e essa treta começa a respingar no mundo da tecnologia. A consequência dessa briga não é apenas o encarecimento de produtos tecnológicos, e as motivações vão muito além da “proteção dos postos de trabalho americanos”, como diz Donald Trump. A disputa também é pelo controle das redes 5G, que serão a via de tráfego dos dispositivos de Internet das Coisas.

Então, quem ficará no controle dos dados de todo o planeta: China ou Estados Unidos? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Neto

Olha, na vdd eu fiquei bem confuso com os números e a chamada da matéria kkk.. e tem dessas tbm de que alguns negócios super grandes que dependem de produtos estratégicos que nem parecem tão importantes assim, tipo Amazon (loja) e AWS

Buldego

Olha, eu fiquei na dúvida também. Não sei se tô com sono ou o texto que não está muito claro.

Caleb Enyawbruce

Foi o que pensei... Mas não é o que diz a matéria. Interpretei certo?

Caleb Enyawbruce

Pois é, exatamente. A Sammy precisa urgentemente diversificar nao apenas sua receita, mas seu lucro tambem, senao complica

Emerson Alecrim

Pois é. Esse mercado é importantíssimo para a Samsung porque ela tem pouca concorrência. Ela possui uma capacidade de produção muito grande, então consegue atender a vários segmentos do mercado. Com esse domínio, ela tem mais controle sobre os preços e, portanto, pode lucrar mais.

Por outro lado, o mercado de chips tem períodos de baixas e altas. A Samsung já estava esperando por uma fase ruim nesse semestre. Então, até aí, estava tudo sob controle, digamos assim. O que não estava nos planos é o impacto da crise da Huawei.

Agora é esperar o balanço oficial para saber se o estrago vai ser grande mesmo e o que a Samsung vai fazer para reagir.

raphael_silva

https://9to5google.com/wp-c...

Verdade, Samsung tá quase capenga pro lado dos Semicondutores, as ações da empresa devem cair muito.

deivit

Bizarro mesmo, a samsung é um conglomerado enorme, isso deve ser só na divisão de semicondutores

ωαท∂єrℓєy ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

O negócio é que independente dela ter varios serviços e produtos ela lucra basicamente com tela e chips... Logo, se ela se prejudicar nessas duas áreas o negócio fica feio ( não estou dizendo que ela irá falir) mas será seriamente atingida.

Já imaginou se a Apple tivesse 75% de queda no número de iPhones vendidos?

A Samsung já tomou uma "surra" de 60% de queda no trimestre passado... Já pensou outra queda de mais 50%?

ωαท∂єrℓєy ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

A vida da Samsung depende bastante da Huawei e da Apple.

Buldego

Caraca, bizarro isso.

Leandro Gonçalves

A Samsung que fique esperta...Mais ou cedo ou mais tarde,essa super dependência da Huawei poderá acarretar problemas bem maiores. A Huawei já vem demonstrando que quer se tornar uma companhia independente,com sistema operacional e processadores próprios. Chips de memória poderiam ser o próximo passo. Lógico que isso levaria tempo. Mas o sinal de alerta já deveria ser ligado na empresa Coreana.

Emerson Alecrim

É no lucro geral, gente. A divisão de semicondutores responde por mais de dois terços do lucro da Samsung. Se dá problema aqui, complica geral para ela.

raphael_silva

É, mas isso tá escrito bem mais pra frente e nem tá tão explicito, do jeito que está a matéria parece que a empresa Samsung terá 50% de queda em lucros por conta da Huawei.

Paulo Neto

"A divisão de semicondutores da Samsung..."

Buldego

Eu acho que é na divisão de semicondutores apenas.

Exibir mais comentários