Início » Celular » Samsung é acusada de enganar sobre smartphones resistentes à água

Samsung é acusada de enganar sobre smartphones resistentes à água

Na Austrália, Samsung teria exagerado em anúncios sobre smartphones Galaxy resistentes à água

Emerson Alecrim Por

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC, na sigla em inglês) abriu um processo contra a Samsung sob alegação de propaganda enganosa: a companhia teria promovido smartphones da linha Galaxy como sendo resistentes à água, mas de modo exagerado, levando o consumidor ao erro.

Samsung Galaxy S7 Edge - resistência à água

Para iniciar o processo, a ACCC afirma ter constatado que a Samsung destacou a resistência à água em mais de 300 anúncios diferentes da linha Galaxy veiculados desde 2016. Entre eles estão aparelhos da linha Galaxy S (do Galaxy S7 ao S10), Galaxy Note (do 7 ao 9) e Galaxy A (como os modelos Galaxy A5 e A8).

Alguns desses anúncios mostram os aparelhos sendo efetivamente molhados. Outros não são diretos, mas, no entendimento da ACCC, induzem o consumidor ao erro ao mostrar os celulares perto de piscinas ou praias, por exemplo.

De modo geral, os aparelhos em questão têm certificado IP68, portanto, podem resistir a imersões em água de até 1,5 m de profundidade por, no máximo, 30 minutos.

A ACCC alega, porém, que os anúncios davam a entender que essa resistência vale para todo tipo de água, o que não é o caso. A entidade destaca que a própria Samsung alerta em nota de rodapé nas páginas do Galaxy S10, por exemplo, que não é recomendado o uso do aparelho em praia ou piscina.

Ainda de acordo com a ACCC, a Samsung não realizou testes suficientes para comprovar a resistência à água de seus celulares nas circunstâncias mostradas em seus anúncios, razão pela qual não poderia ter recusado pedidos de consumidores para reparo ou troca sem custo de unidades danificadas pela água.

Em nota à Reuters, a Samsung disse que segue as leis australianas e que irá se defender do processo. Apesar disso, a companhia parece ter removido todos os anúncios relacionados sobre resistência à água de seus canais. É o caso do tweet abaixo, por exemplo (era para ter um vídeo ali):

Vale lembrar que a Samsung não é a primeira companhia a enfrentar um processo do tipo. Nos Estados Unidos, a Sony teve que reembolsar clientes por sugerir que determinados aparelhos da linha Xperia tinham ampla resistência à água. Depois disso, a companhia deixou de enfatizar essa característica em seus anúncios.

Com informações: Mashable, Reuters.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Henrique Borba
O meu A7 tive problema depois de usar na piscina, parou de funcionar, tive que usar um secador de cabelo para secar o aparelho, no dia seguinte liguei e começou a funcionar.
Lucas Munhoz
É melhor comprar o Samsung Gear Sport que eu estou usando depois de vender o Moto 360 Sport, isso me surpreende demais, nadei nele umas vezes na piscina e não deu nenhuma problema, tem modo bloqueado do toque à água, é muito mais maravilhoso
Acroporium sp.
Com o meu moto g5 que não tem proteção de nada já tomei muita chuva pesada com ele no bolso e não aconteceu nada demais.Eu acho que querer entrar na água com celular, por mais que a empresa prometa, é brincar com o azar.
Francisco Canide Gomes
Enviei o meu para assistência ontem, S10e com menos de dois meses se uso. Entrei na água por uns dois minutos e quase que de imediato a câmera bugou. Logo depois parou de funcionar total. Agua doce, nem piscina era. Não ligou mais, e as lentes das câmeras ficaram bem suadas...
Guilherme da Silva Manso
Eu só limpo meu A8 embaixo da torneira.
Murilo Aquino
Não
rmcrys
Acho que é senso comum, ter um telemóvel de 400-1000€ com proteção de água, só se deve aproveitar essa proteção por azar.
Danilo Lima
S7 reinando nos comentários, o meu está aqui firme e forte depois de vários banhos
Wendel F De Freitas
Na água da praia eu dúvido muito que tenha colocado, seria muita inocência (outro adjetivo seria mais conveniente).Mas se colocou, aposto que hoje ele já não funciona mais.
André G
Eu nadei uma vez com meu Moto 360 Sport, depois de uns 10 minutos ele começou a vibrar sem parar e ao sair da piscina vi que começou a esquentar, aí apertei o único botão dele e segurei até ele desligar.Depois que cheguei em casa coloquei pra secar e no dia seguinte coloquei pra carregar, mas ele não ligava, só esquentava e a tela ligava mas ficava preta (dava pra ver que estava ligada pois era LCD).Aí levei na Motorola e me deram um novo, nem me questionaram.
Ricardo
Eu tive um S7 e também sei que ele aguenta bem as condições de Piscina, assim como seus irmãos da linha S, mas as outras linhas inferiores, já não sei...Acredito que ponto principal da queixa é a nota em letras miúdas, que vai contra tudo que ela apresenta na propaganda e desse modo, ela não é obrigada a prestar assistência gratuita no período de garantia.O que me faz desconfiar é que ela removeu os conteúdos, isso no mínimo faz pensar: Se ela acredita no produto, por que tirou as imagens e vídeos??Também por que não seria a primeira vez que a Samsung tentar enganar consumidores em suas divulgações. não esqueçamos das fotos tiradas com DSLR publicadas como tiradas com Smartphone da empresa.
Jeovando SANTANA
Coragem sua leva pra praia( se entrou na água né) o sal pode danificar o telefone de forma contínua e caso aconteça dele ter entrado nessa água salgada o certo é passar uma limpeza completa desmontado
Celso
Aqui com o S7 e com o S8 também. Ás vezes até dou uma lavada com sabão pra dar aquela desengordurada, haha. Nunca deu problema.
Marcelo Maffezoli
Hoje to com o S10 e ainda não tive como testar. Mas antes dele tive o S7 e já foi pra água de piscina, praia e chuva numa boa, sem crise!
DeadPull
Mesma coisa aqui. Meu S7 já mergulhou no rio, na piscina, tomou banho na torneira e está intacto até hoje.
Ticano
S7 aqui já foi várias vezes nadar na piscina comigo, de boa, inclusive com fotos e filmagem debaixo d'água. No mar eu não confio, na realidade, nem levar para praia eu gosto, a areia arranha a tela toda com muita facilidade.